15 Mar, 21

39 anos de existência! Quase quatro décadas de muitos desafios, superação, sucesso, alegrias e grandes profissionais que passaram e estão por aqui nos ajudando a escrever uma história incrível. Mas você conhece a trajetória da Consciente? Sabe quais foram os fatos que marcaram todos esses anos de atuação?

Confira os principais acontecimentos da história da Consciente, pelos olhos do nosso diretor presidente Ilézio Inácio Ferreira.

1982 a 1992

82 - Dr. Ilézio se tornou empreendedor, mesmo com vários desafios que são provenientes do empreendedorismo. "A coisa mais difícil que tem é se tornar empreendedor. E foi em 82 que a gente teve essa coragem e determinação e resolveu empreender. Mas o que na verdade era pra ser a realização de um sonho, se tornaram vários pesadelos." Entre 82 e 92, o país passou por vários planos econômicos como Cruzado, Plano Verão, Plano Collor, muitas mudanças e inconstâncias muito desafiadoras e um tanto quanto complicadas para uma empresa que estava começando.

Em 87, teve a extinção do antigo Banco Nacional da Habitação, que era quem ditava as políticas públicas de habitação e, com isso, a economia despencou e virou um verdadeiro desastre. As empresas começaram a ter muita dificuldade em vender e comprar apartamentos. Houve muitas devoluções de imóveis, devido ao contexto econômico da época, o que tornou o período extremamente crítico, segundo Ilézio Inácio.

Ele nos conta também que em 89, a Consciente fez uma ação forte junto ao Governo Federal, através da Caixa Econômica Federal, para desbloquear para Goiás um projeto muito grande de saneamento e aí várias obras foram executadas no Estado. Isso fez com que alavancasse a economia e melhorasse o cenário em Goiás. E pra Consciente, isso foi muito importante, principalmente o projeto de saneamento realizado em Itaguari. 

O governador em exercício na época, Iris Rezende, queria trazer o presidente Fernando Collor para inaugurar a obra e para isso, todo o projeto precisava ser executado em 60 dias, prazo bem inferior ao estipulado inicialmente. "E o governador quis retirar a obra da Consciente e passar para outra empresa que estava se comprometendo entregar em um prazo muito curto. Eu não aceitei e disse 'Se tem outra empresa que consegue fazer, nós também conseguimos. Vamos entregar sim em 60 dias se tivermos todos os recursos necessários à disposição'", relatou nosso diretor presidente. A obra foi entregue no prazo estipulado e a Consciente foi reconhecida por todo seu empenho e comprometimento de entregar o projeto com qualidade e pontualidade.

Ao final dessa década, a Consciente iniciou suas atividades em incorporação e lançou o Edifício Renascença, com o financiamento pela Caixa Econômica Federal, com a qualidade construtiva que já se tornava ali a sua marca registrada.

De 1993 a 2003

Devido ao projeto de saneamento bem-sucedido em Itaguari, a Consciente ganhou a confiança do governo de Goiás para desenvolver diversas outras obras de saneamento pelo Estado.

"Já em 99, essa foi a nossa maior e mais importante decisão: não iríamos mais executar obras de saneamento e iríamos focar apenas em incorporação. Teve gente que achava que eu estava ficando doido, por termos uma excelente conceituação perante aos órgãos públicos."

Em 2001, nós decidimos junto à outras quatro empresas, nos qualificarmos para tirarmos a certificação da ISO 9001. Foi uma decisão muito corajosa, pois não era exigência, mas queríamos uma empresa que tivesse uma continuidade de serviços e que eles se mantivessem com altíssimo padrão de qualidade em todos os processos e níveis.

2004 a 2014

Essa década foi a década mais importante para os rumos da empresa. Foi quando nós aparecemos pela primeira no ranking entre as 100 maiores construtoras do país. Foi também nesse período que optamos pelo modelo de gestão compartilhada, fizemos nosso primeiro planejamento estratégico e criamos a estrutura de responsabilidade social.

Em 2010, fomos eleitos a Construtora do ano. Também nesse período, lançamos a Calçada Consciente, projeto que foi reconhecido mundialmente e, em seguida lançamos a Praça Consciente. "Foi uma época em que crescemos muito enquanto empresa, muitos projetos, inclusive sociais, que nos fizeram ser bastante reconhecidos por isso."

Em 2011, nós melhoramos muito nossa posição no ranking e subimos muito a nossa colocação. Tivemos um crescimento rápido e exponencial, devido às nossas escolhas e ao empenho constante da nossa equipe. Foi também nesse período que tivemos o reconhecimento por nossas ações sociais e recebemos o prêmio de mais admirados de responsabilidade social.

2015 a 2021

Foi um período extremamente importante pra empresa. Nesse período ficamos entre as 10 melhores empresas para se trabalhar no Centro-Oeste, segundo o ranking da GPTW. Foram muitos prêmios e reconhecimentos que nos fizeram ter a certeza que estávamos no caminho certo.

Trazer o World Trade Center para Goiânia foi um marco na nossa trajetória e um importante feito para a economia e crescimento do estado, principalmente de Goiânia. O WTC levou a Consciente e Goiânia para um outro patamar. Criamos políticas de bom relacionamento com a comunidade em geral, como por exemplo a implantação em nossas obras da Calçada Consciente, além disso, as boas práticas nas obras que mantém o entorno limpo e evita, ao máximo, gerar qualquer tipo de transtorno. 

Também podemos falar de toda a nossa preocupação e cuidado com a gentileza urbana. O WTC Goiânia traz como um dos pontos chave do seu projeto, uma praça de aproximadamente 2.000m² de área verde que vai acolher as pessoas. Além de toda a geração de negócios que vai surgir a partir da implantação do empreendimento.

Realmente é uma história que estamos escrevendo, há 39 anos, com muita luta, dedicação e orgulho. Mas ainda temos muito a fazer, realizar e a conquistar, e temos certeza que somente com toda a dedicação, confiança e zelo de nossos colaboradores, clientes e parceiros isso será possível.

Orgulho em Ser Consciente.

Da concepção à emoção, em todos os detalhes Consciente!

Categorias: Institucional

Assuntos relacionados

Ver todos
Canal

Institucional

Arraiá da Consciente agita colaboradores

A Consciente Construtora promoveu na última sexta, dia 13, o Arraiá Consciente, com a participação dos colaboradores da empresa.

Canal

Institucional

"Goiânia: Obra-Prima Moderna de Attílio Corrêa Lima" na Praça Conceito Consciente

A exposição com a obra de Attílio Corrêa Lima está sediada na Praça Conceito Consciente.