31 Mar, 21

Reduzir a geração de resíduos sólidos e aplicar soluções práticas de reúso e reciclagem é um grande desafio no Brasil. Segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), as cidades brasileiras geraram em 2018 cerca de 79 milhões de toneladas de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU). Foram coletados 92% deste total, dos quais apenas 43,3 milhões de toneladas, 59,5% do coletado, foi disposto em aterros sanitários. O montante de 29,5 milhões de toneladas de resíduos, 40,5% do total coletado, foi despejado inadequadamente em lixões ou aterros controlados e ainda cerca de 6,3 milhões de toneladas geradas anualmente continuam sem ao menos serem coletadas e seguem sendo depositadas sem controle. 

Para mitigar o problema foi aprovado em 2010, após décadas de discussão,  a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que determina o privilégio da destinação para tratamento e, em último caso, o destino para aterros sanitários. A iniciativa é um grande passo na solução do problema, mas para colocar a PNRS em prática são necessários mais investimentos públicos e também o apoio e colaboração da sociedade e empresas na diminuição da geração e destinação correta dos resíduos. As boas práticas encontram espaço para estímulo neste mês de abril em que se comemora o Dia Nacional da Conservação do Solo (15) e o Dia do Planeta Terra (22). 

Um case de sustentabilidade desenvolvido em Goiás é o da Consciente Construtora e Incorporadora. Em seu Relatório de Sustentabilidade 2018-2019 apresentado à sociedade no final de 2020, a empresa aponta que aumentou substancialmente as ações de reciclagem e reutilização de resíduos. Em 2017 a construtora reutilizou 40 m³ de resíduos; em 2018, aumentou para 265 m³ e em 2019, foram 505 m³ de resíduos reutilizados; mais de 10 vezes o volume de 2017. Na obra do Gaia Consciente Home, por exemplo, somente no ano de 2019, foram separados 166 m³ de madeira e direcionados para o reaproveitamento na Cerâmica Tapuia, em Trindade, que reutiliza no processo de queima na fabricação de tijolos. 

Quanto à reciclagem, a empresa também tem investido bastante. em 2017 foram direcionados para a reciclagem 33.800 kg de resíduos ou mais de 38 m³. Em 2018, 123 m³; e em 2019, alcançou a marca de 249 m³ de resíduos da construção civil reciclados. 

Segundo a supervisora do Sistema de Gestão da Qualidade da Consciente, Amanda Gomes, o procedimento é rigoroso. “A empresa segue atentamente as orientações do Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA nº 275 e 307, que orienta sobre a disposição dos mesmos.  O sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) dá o mapeamento metódico e detalhado sobre os processos administrativos e da obra, além do controle de desperdício e retrabalho. O resultado é a diminuição de desperdícios de materiais e a consequente diminuição do impacto ambiental e melhora da performance produtiva”, afirma Amanda Gomes.

Nos canteiros de obras, é realizada a segregação de resíduos, que são separados em classe A, B, C e D. O resíduo classe A, do qual se tem maior volume nas obras, provenientes de concreto, revestimento cerâmico e tijolo, são direcionado à Ecoentulhos, uma empresa que faz o reaproveitamento dos resíduos, por meio de parceria com a construtora. Já os resíduos classe B, como papelão, sacos plásticos e mangueira de polietileno PVC, a Consciente reaproveita e envia para Cooperativa Tradição, em Anápolis. Já a madeira é enviada para a Cerâmica Tapuia, que também faz o reaproveitamento. Dessa forma, a empresa, além de beneficiar o meio-ambiente, estimula o desenvolvimento da cadeia de reciclagem de resíduos e fortalece a geração de renda para inúmeras famílias. 

Gostou dessas informações? Continue acompanhando o nosso blog e saiba mais!




Categorias: Sustentabilidade

Assuntos relacionados

Ver todos
Canal

Sustentabilidade

Homenagem aos alunos da Escolinha nas Obras

Na tarde da última quarta-feira o departamento de Responsabilidade Social da Consciente Construtora preparou um lanche especial no canteiro de obras do Vistta Parque Flamboyant.

Canal

Sustentabilidade

Atletas da Consciente vitoriosos em corrida

Os atletas da Consciente Construtora, Adison Moura e Gabriela Inácio, participaram no último domingo da corrida Circuito Caixa Track & Field Series.

Canal

Sustentabilidade

Praça Conceito Consciente

Conheça mais uma iniciativa sustentável da Consciente Construtora.