28 Mai, 19

Então como escolher melhor modelo de churrasqueira e evitar fumaça pelo apartamento ou pelos vizinhos?

Existem diversos modelos de churrasqueira no mercado, mas que se resumem em variações de três opções: a carvão, elétrica e a gás. Nesse sentido, os modelos são diversos: ecológica, de alvenaria, pré-moldada, inox, diversos tipos de grelhas etc. O importante a ser avaliado é a qualidade e praticidade de cada modelo e a extração de fumaça (que é o principal problema).

Churrasqueiras a gás ou elétrico, são práticos pois teoricamente podem ser instalados posteriormente a construção do apartamento. Verifique apenas se já existe o ponto de gás ou se deverá ser adicionado, pois deve ser deslocado somente por profissional habilitado pelo piso do apartamento o que pode causar um transtorno para apartamentos prontos. A Churrasqueira elétrica precisa apenas de um ponto elétrico. Outro cuidado importante nesses sistemas é lembrar de sempre desligar quando terminar o churrasco sob risco de iniciar um incêndio. Tem quem aprecia a facilidade dessas churrasqueiras uma vez que dispensam carvão, mas tem quem reclame que o gosto da carne não é o mesmo uma vez que a defumação necessita da fumaça feita pelo carvão. Quanto à exaustão, nesses casos é comum o uso de coifas e exaustores. Portanto, verifique se existe o duto para coifa jogar para fora do apartamento ou se funcionaria apenas como depurador. Em ambos os casos pode funcionar bem se o grill for pequeno. Para churrasqueiras ou grill maiores, imagine jogar a fumaça para fora do apartamento. O próprio vento pode mandar de volta para o apartamento ou pode levar para seu vizinho. O ideal é ter dutos que levem até a cobertura do prédio.

FICA A DICA

Tem quem aprecia a facilidade dessas churrasqueiras elétricas uma vez que dispensam carvão, mas tem quem reclame que o gosto da carne não é o mesmo uma vez que a defumação necessita da fumaça feita pelo carvão. Quanto à exaustão, nesses casos é comum o uso de coifas e exaustores. Portanto, verifique se existe o duto para coifa jogar para fora do apartamento ou se funcionaria apenas como depurador. Em ambos os casos pode funcionar bem se o grill for pequeno. Para churrasqueiras ou grill maiores, imagine jogar a fumaça para fora do apartamento. O próprio vento pode mandar de volta para o apartamento ou pode levar para seu vizinho. O ideal é ter dutos que levem até a cobertura do prédio como nas churrasqueiras a carvão.

As churrasqueiras pré-moldadas a carvão, que normalmente são oferecidas nos apartamentos, já possuem ligação por duto até a cobertura. No entanto, verifique com a construtora qual sistema adotado para evitar que a fumaça ao subir no duto não saia e nenhum outro apartamento. A consciente Construtora tem essa preocupação. Nos seus empreendimentos existe um sistema de duto até a cobertura do prédio com motor para forçar a sucção, evitando que a fumaça retorne. Além desse cuidado, em cada apartamento, existe uma tampa que fecha o retorno do duto. Dessa forma, a fumaça não se espalha pelo apartamento e nem incomoda o vizinho. O modelo utilizado também, atende as normas de segurança e não permite nenhum tipo de dano as paredes ou a estrutura do apartamento.

Portanto, cada modelo possui suas características próprias e pontos positivos e negativos. Veja a que melhor se adequa a suas necessidades e Bom Churrasco!!!