08 Set, 20

O Brasil é o país que mais tem dentistas no mundo. São mais 250 mil dentistas, o que representa cerca de 11% dos profissionais do mundo. Porém, somente cerca de 15% dos brasileiros costumam visitar o especialista regularmente e outros 24 milhões afirmam nunca ter entrado em um consultório odontológico. Os dados da Comissão Nacional de Convênios e Credenciamentos ligam um alerta sobre a necessidade de se conscientizar a população sobre a importância de frequentar o dentista, já que a saúde bucal também tem relação com doenças cardíacas e pulmonares, além de influenciar na auto-estima e no relacionamento entre as pessoas.


Um dos principais vilões que atrapalham a frequência regular dos brasileiros irem aos consultórios odontológicos é a dificuldade em conciliar o horário de trabalho e agendar uma consulta. Por isso, empresas da construção civil em parceria com o Serviço Social da Indústria da Construção no Estado de Goiás (Seconci Goiás) e o Serviço Social da Indústria (Sesi) desenvolveram a unidade móvel odontológica itinerante para os canteiros de obras. No mês setembro, por exemplo, será a vez dos trabalhadores da obra do residencial Gaia Consciente Home, empreendimento da Consciente Construtora e Incorporadora, receber atendimento odontológico gratuito.


O analista de departamento pessoal da construtora, Bruno Augusto Ferreira, já participou da iniciativa por três anos e aprova a iniciativa pela praticidade e o baixo custo. "É algo que facilita a vida dos colaboradores porque acontece dentro do nosso local de trabalho e não precisamos sair e perder um tempo de trabalho para resolver essa questão. Além disso, não tem custos", detalha o analista.


A unidade é equipada para realizar procedimentos básicos, como restaurações, profilaxia e tartarectomia e extrações simples. Se o paciente precisar de tratamento de endodontia, será encaminhado para a sede do Seconci Goiás, no Jardim América, para realizar o trabalho mais complexo. Segundo o coordenador de responsabilidade social da Consciente, Felipe Inácio Alvarenga, a iniciativa foi pensada justamente para atender os colaboradores que, muitas vezes, não tem tempo para ir ao dentista devido a correria do cotidiano.


"É um atendimento gratuito para os colaboradores nesse primeiro momento. Além disso, nosso convênio com o Seconci permite que se alguém tenha um problema mais grave, poderá fazer uma cirurgia por um preço muito mais em conta", detalha Felipe Inácio. Em 2019, a unidade móvel instalada no canteiro de obras do Planet Consciente Home, que já foi entregue neste ano, teve 120 trabalhadores atendidos, 292 consultas realizadas e 114 tratamentos concluídos. A construtora é filiada ao Seconci desde 1991, ano de fundação desta entidade, e mantém parceria com as unidades móveis do Sesi desde 1993.


Pandemia

Diante do cenário atual marcado pela pandemia da Covid-19, a coordenadora odontológica do Serviço Social da Indústria da Construção do Estado de Goiás (Seconci Goiás), Daniela Figueiró dos Santos, destaca que o projeto deve atender até quatro trabalhadores da construção por dia. "Antes da pandemia, atendíamos oito pacientes por dia. Hoje, com novos protocolos de biossegurança e recomendação de intervalo maior entre uma consulta e outra, vamos atender a metade", destaca a coordenadora.


Daniela ainda afirma que o objetivo da iniciativa é levar a saúde bucal ao canteiro de obras, oferecendo um atendimento mais prático e econômico para o trabalhador. "Além disso, o projeto diminui o absenteísmo dos colaboradores com dores que impossibilitam o desempenho de suas funções", explica a coordenadora do Seconci.




Categorias: Institucional

Assuntos relacionados

Ver todos
Canal

Institucional

Consciente leva clientes para conhecer seus apartamentos

Antes mesmo de pronto o empreendimento, os proprietários puderam conhecer seus imóveis e participar do dia da medida.

Canal

Institucional

Restaurante novo nas obras do La Musique

Consciente promove mudanças no restaurante da obra do La Musique.

Canal

Institucional

Convenção de Condomínio La Musique

Convenção reúne moradores e futuros moradores do Residencial La Musique.