08 Abr, 20

Ficar em casa tem se tornado uma tendência necessária nos últimos dias. Seja a trabalho ou apenas descansando e cuidado da família, podemos visualizar a modificação na nossa rotina. Mas aí vêm algumas dúvidas que ficam rodeando a nossa cabeça. Qual será o impacto nas contas com todo mundo em casa? Quanto teremos de aumento nas contas de água, luz e do supermercado, por exemplo!? 

Para não se perder em meio a tantas adaptações nas contas fixas e também para auxiliar na redução desses impactos, algumas atitudes podem ser levadas em conta para diminuir o gasto de energia, de alimentação e também de água. Confira essas dicas valem ouro quando o assunto é economia.

Como economizar energia?

Um dos principais aumentos nesse período que todos estão em casa é o consumo de energia. Seja por ficar mais tempo conectado na internet, na frente da TV ou tomando aquele banho mais demorado e relaxante. Todos esses fatores podem levar ao consumo exagerado.

Você não precisa abrir mão desses momentos, mas alguns passos podem ser seguidos para garantir que o impacto nas contas ao final do mês, não seja tão grande!

Retire os aparelhos não essenciais da tomada: o modo stand-by dos aparelhos pode ser uma armadilha. Mesmo diminuindo o gasto energético, quando televisores, computadores ou notebooks continuam na tomada, ainda estão consumindo energia e podem ser o motivo de aumento nas faturas. O combinado é simples: terminou de utilizar um aparelho eletrônico, retire da tomada.

Aproveite a luz do dia: em vez de manter as cortinas fechadas e as luzes ligadas, inverta! Desligue as luzes e aproveite toda a luminosidade que o sol pode oferecer para o seu dia.

Sinta a brisa do dia: Aproveite os dias mais fresquinhos para abrir as janelas, sentir a brisa suave, natural e refrescante que o dia pode nos oferecer. Dessa forma, você diminui o uso do ar condicionado ou climatizadores de ambientes. Uma ótima ideia, não acha?

Mas caso ainda seja necessário utilizar o ar condicionado, não se esqueça de fechar todas as janelas e portas da casa. Dessa forma, você evita que os aparelhos necessitem fazer um esforço extra na modificação do clima, gastando dessa forma, menos energia.

Cuidados na cozinha: evite ficar abrindo e fechando a geladeira a todo momento, já que isso força o motor para readaptar o clima dentro da geladeira e consome muita energia. Fique atento e desligue aparelhos como torradeiras, micro-ondas, fornos elétricos, lava-louça e frigobares da tomada quando não for, de fato, necessário.

Lave roupas em grande quantidade: você não necessita lavar roupas todos os dias. É possível repensar a rotina de lavagem permitindo que haja um certo acumulo de roupas. Fazendo a higienização das roupas por período, você vai perceber que nem todos os moradores da casa utilizam tantas peças, podendo prolongar a lavagem para os finais de semana e utilizando mais peças no período entre lavagens.


Como economizar água?

Cuidado com os banhos longos: Sabemos que tomar um banho relaxante no início da manhã ou no fim da tarde é rotina de diversas pessoas. Mas em um momento onde todos estão em casa, é importante repensar antigos conceitos. Tomar um banho menos demorado ou desligar o chuveiro enquanto passa sabonete ou hidrata o cabelo, ajuda tanto na economia de energia, já que o chuveiro é um dos maiores consumidores de energia em uma residência, como num consumo mais consciente de água, já que não haverá água potável sendo desperdiçada em quantidades extravagantes.

Fique de olho nos chuveiros e torneiras: é algo simples e que todos da casa podem ficar atentos. Não deixe que torneiras e chuveiros fiquem pingando durante o dia. Além disso, se atente para as descargas que possuem variações de potência e as utilize de forma consciente e rotineira.

Estabeleça horários para a limpeza da casa: não é necessário fazer a lavagem de pisos e corrimãos com água todos os dias. Você pode utiliza produtos próprios para a limpeza e que sejam antibacterianos. Além de evitar o maior gasto de água na limpeza, você continua protegendo sua família de vírus e bactérias oportunistas. Inclusive, evite ao máximo utilizar mangueiras para lavagem de áreas externas e carros.

Para a lavagem de louças e utensílios de cozinha, estabeleça horários e junte o máximo de peças sujas para que seja feita uma única lavagem por período ao invés de ficar lavando peças todos os horários do dia e o principal, desligue a torneira enquanto ensaboa a louça.

Vale a pena relembrar: sabe aquelas lições aprendidas na escola? Desligue a torneira enquanto escova os dentes e não abra torneiras no máximo sem que haja necessidade, essas lições podem e devem ser seguidas. Com certeza serão certeiras na economia!


Como se alimentar melhor e evitar desperdícios?

Mercado inteligente: um ponto também muito importante a ser pensado é a questão da alimentação. Quando for ao mercado, evite exagerar na quantidade de alimentos que tem um ciclo de vida menor. Verduras e legumes perdem com grande facilidade, mesmo quando armazenados dentro de geladeiras. Faça uma planilha para organizar o dia ideal para fazer as compras da semana, inclua nesta planilha o que já tem em casa e o que realmente precisa ser comprado.

Faça comidas criativas: por estar em casa, ouse mesmo na cozinha e foque na alimentação saudável. Mantenha o preparo da comida de forma mais natural possível. Utilize frutas e verduras em suas receitas, além de ser saudável e nutritivo, você também evita que os legumes percam o tempo útil de vida por falta de preparo.

Uma outra ideia interessante é congelar. Se fez uma quantidade um pouco acima do que planejou, você pode congelar em pequenas porções e depois aproveitar o prato evitando o desperdício. Pensar em sustentabilidade pode parecer uma tarefa difícil, mas é mais simples do que imaginamos. Ser consciente é também economizar e pensar no meio ambiente e no equilíbrio da sua casa e sua família.

Economizar água, luz e no desperdício de alimentos pode ajudar bastante reduzir os impactos e economizar com toda a família em casa, não é mesmo!?

Gostou dessas dicas? Continue acompanhando o nosso blog!



Categorias: Sustentabilidade

Assuntos relacionados

Ver todos
Canal

Sustentabilidade

Consciente e Bambuí promovem Mostra de Responsabilidade Social

A Mostra contará com palestra do diretor-presidente da Consciente Ilézio Inácio Ferreira, exposição de fotografias e show com Vida Seca.

Canal

Sustentabilidade

Consciente é reconhecida pelo Sicoob UniCentro Br por desempenho

Cooperativa de crédito premiou a empresa goiana pela participação e pelo ótimo desempenho nos resultados do ano de 2020

Canal

Sustentabilidade

Tapume do WTC Goiânia muda paisagem urbana do Setor Marista.

Em uma das regiões mais urbanizadas de Goiânia, a fachada com jardins verticais leva mais cores para o tradicional bairro da capital.