23 Mai, 22

Você já parou pra pensar em como funciona o processo de construção de um prédio? Desde o início das obras até a entrega das chaves, é bastante importante que você entenda o que está previsto para acontecer, afinal, assim você pode acompanhar e ficar atento a todas as fases da construção do seu apartamento novo.  É claro que a forma que os empreendimentos são construídos pode variar de construtora para construtora, e isso afeta diretamente o prazo, as etapas e até os processos antes da entrega da obra. Mas, de uma forma geral, as etapas de construção de um apartamento seguem uma linha bem definida e estudada, sabia?

Além disso, uma outra dúvida que sempre passa na cabeça de quem acabou de comprar um apartamento na planta é sobre o tempo de duração da construção de um empreendimento, desde o início das obras até a entrega das chaves, mas fique tranquilo, reunimos essas informações neste texto pra que você entenda quando poderá começar a fazer as modificações no seu apartamento, planejar a marcenaria e até a mudança.

Quer entender mais sobre isso? Então continue acompanhando...

Como funciona o processo de construção de um empreendimento?

Você acabou de adquirir um apartamento em um empreendimento que foi lançado recentemente por uma construtora e quer entender em quanto tempo e quais as etapas de construção do seu novo imóvel? Então você está no lugar certo!

O processo de construção de um empreendimento é recheado de procedimentos, técnicas, diretrizes e fases que irão garantir maior segurança, qualidade de vida e benefício para os futuros moradores do condomínio.  O processo de construção de um empreendimento residencial de alto padrão dura, em média, 3 anos. Ou seja, se você comprou um apartamento na planta, terá que esperar, aproximadamente, 3 anos pra receber este imóvel.

Por isso, na hora de comprar um empreendimento é importante que você faça uma boa pesquisa sobre a construtora ou incorporadora que está à frente da obra, como é o planejamento de obras, o fluxo de comunicação com o cliente, sua gestão e ainda qual seu compromisso com o prazo, afinal, ninguém quer esperar mais do que o planejado pra receber o seu imóvel, não é mesmo?

Ah.. e ainda falando do processo de desenvolvimento de uma obra. durante a construção de um prédio, seja ele comercial ou residencial, é comum você encontrar fases de obras que vão desde a fundação, projeto, inicio da obras, desenvolvimento e construção, análise do cliente quanto ao tamanho da sua unidade – isso deve acontecer mais no finalzinho da obra -  e entrega das chaves. Tudo tem que ser feito de forma perfeitinha, afim de que quando você receba as suas chaves, esteja tudo do jeito que sempre quis.

Comprei um apartamento na planta: quando posso personalizar a minha unidade?

Quem nunca quis morar em um apartamento que tivesse espaços pensados no seu estilo de vida? Seja com varanda ampliada e gourmet, mais suítes plenas, ambientes integrados.. Pois é, essa é um dos motivos que fazem com que, cada vez mais, os compradores de imóveis optem pelas opções na planta, já que elas permitem que ele personalize os ambientes, acabamentos e deixe tudo do jeito que você sempre quis. A grande sacada é que, ao comprar um imóvel na planta, o futuro morador pode decidir o que quer receber em seu apartamento e já receber ele da construtora do jeito que solicitou.

Pra exemplificar: vamos dizer que você quer ampliar a sua sala de estar e criar um living integrado. Se você tentar fazer isso em um apartamento que já está pronto pra morar, irá gastar muito mais com a reforça, plano de projeto, acabamento entre outras despesas. Já em um apartamento na planta, a construtora entende o seu projeto e te entrega a sua unidade com essas modificações prontas, permitindo que você então apenas aloque os seus móveis, projetos e acabamentos. Demais, não é?

O melhor de tudo é que você pode solicitar a modificação do seu apartamento logo ao comprar a sua unidade junto à construtora e incorporadora e, no fim da construção, recebe suas chaves ao mesmo tempo que os apartamentos que seguiram a planta original. Você não perde tempo e ainda recebe o seu imóvel do jeitinho que sempre quis, tem coisa melhor?

Mas, afinal, quais são as fases de construção de um empreendimento?

Pra você entender melhor quais são as principais fases do desenvolvimento de um empreendimento, desde o início das obras até a entrega das chaves, fizemos uma separação simples dessas etapas, facilitando o entendimento. Confere aí...

  • - Estudo de mercado

Você sabia que a primeira fase da construção de um prédio, residencial ou comercial, não é a construção em si? Pois é...

A fase inicial de um projeto imobiliário é a pesquisa e o planejamento. É nesta etapa que serão definidos o público alvo, os diferenciais do empreendimento, as tipologias, tendências imobiliárias, hábitos de vida, metragens, localização, áreas de lazer e até os valores que serão cobrados nesse imóvel.

Tudo é muito bem pensado pra oferecer a melhor experiência de morar alí

  • - Lançamento e abertura de vendas

É claro que ainda existem processos anteriores, mas após uma série de aprovações técnicas com bombeiros, prefeitura, responsáveis técnicos e com a empresa responsável pela construção e incorporação do empreendimento, finalmente chegamos no lançamento e abertura de vendas.

É nessa fase que você conhece o produto, entende se ele atende o seu estilo de vida, realiza a sua compra e entra para o hall de clientes da empresa. Ah, inclusive, é a partir desta etapa que você fica por dentro de informações exclusivas, acompanhamentos, valores mais atrativos de financiamento e negociação.

Você provavelmente acabou de sair dessa fase... 

  • - As obras de um empreendimento

O início das obras marca o start na execução do projeto. Aqui, tudo começa a ser executado, ou seja, é a hora da gestão colocar em prática tudo que foi debatido no planejamento para que a obra seja entregue 100% dentro do prazo.

Aqui as fases caminharão em: escavação, fundação do empreendimento, construção, acabamento externo, acabamento interno e entrega das obras. Num momento mais adiantado dessa etapa, podem ser permitidas as visitações no empreendimento, afim de que o cliente e os fornecedores do mesmo possam fazer as medições, avaliações para projetos de marcenaria, luminotécnicos e de novos revestimentos que poderão ser aplicados ali.

Ah... dependendo da fase da obra, você pode ver como estão ficando as áreas comuns do empreendimento, mas é preciso solicitar essa autorização junto a central de relacionamento com o cliente da construtora, hein. Fica a dica...

  • - Entrega do empreendimento

Nessa última etapa a obra já está terminada, o condomínio já está instalado – seguindo os procedimentos legais-  e os moradores são convidados, seguindo o fluxo determinado pela construtora, a receberem suas unidades. Isso significa que quando chegar nessa etapa, você já estará liberado pra mudar para o seu novo imóvel!

É claro que nessa etapa você realiza novas inspeções, a fim de encontrar alguma coisa que precise ser corrigida antes da entrega, mas em geral, as unidades estão dentro dos padrões solicitados pra sua segurança, conforto e lazer.

Com isso, espero ter dado um melhor direcionamento a você adquirir um apartamento em um empreendimento que foi lançado recentemente apartamento. Vale lembrar que o processo de construção é repleto de etapas e é justamente ai que você deve ficar atento para não perder nenhum minuto e já começar a personalizar seu cantinho. Ao mesmo tempo, não esqueça de manter um bom relacionamento com sua construtora e também seu banco pois como vimos eles serão peças fundamentais nessa nova fase da sua vida.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe e continue acompanhando o nosso blog semanalmente. 

Categorias: Investimento

Assuntos relacionados

Ver todos
Canal

Investimento

Por que comprar um apartamento no Casa Brasileira Consciente?

Com uma localização icônica que reúne exclusividade e áreas de lazer nada comuns, o Casa Brasileira vem atraindo diversos olhares para o Setor Bueno.

Canal

Investimento

O que é o habite-se e por que ele é necessário?

O certificado confere a regularidade do empreendimento conforme as exigências de segurança e permite a habitação.

Canal

Investimento

Conheça os diferenciais de morar em um Consciente

Na hora de comprar um apartamento em Goiânia, atente-se à qualidade e escolha o melhor.