06 Fev, 23

A decoração do seu apartamento precisa ir além das tendências. Para garantir conforto, bem-estar e experiências únicas, é essencial considerar a personalização e integração de ambientes. Esse é um processo que faz com que as características de cada um estejam impressas nas principais escolhas do local.

Além do mais, é bem dinâmico e pode ser executado em diversos tipos de projetos. No final, a intenção é criar algo que transmita os gostos e os interesses do morador. Mas, afinal, você sabe o que é personalização e integração dos ambientes? Veja, neste conteúdo, tudo o que você deve saber para conquistar bons efeitos!

O que são e como funcionam os ambientes integrados?      

Os ambientes integrados já vêm provando que são fortes aliados para ambientes diversos – tanto aqueles que possuem metragens reduzidas quanto para os que possuem ampla metragem e precisam de conectividade entre os cômodos. Trata-se da ideia de unir dois ou mais ambientes, sem que haja a necessidade de paredes ou grandes divisórias, priorizando uma visão mais horizontal do apartamento e caracterizando-se pela possibilidade de conectividade com diversos espaços ao mesmo tempo: o melhor dos dois mundos.

Esse tipo de construção ganhou o coração de construtoras e incorporadoras com foco em clientes de alto padrão, seja pela beleza dos projetos, pela economia de materiais ou pela a ascensão de pedidos dos futuros moradores por esse tipo de personalização de ambientes, sendo hoje uma das formas mais adotadas para a criação de tipologias de apartamentos com 1, 2, 3 ou mais suítes e quartos.

Além disso, os apartamentos com ambientes integrados contam ainda com os benefícios da planta diferenciada, entre eles:

- Aproveitamento do espaço — menos paredes significam centímetros e até metros extras para você usar como quiser, com maior liberdade para mudar a posição dos móveis e outros elementos e também com mais possibilidades de personalização da estética do seu apartamento;

- Sensação de amplitude — a ausência de superfícies verticais faz com que o espaço pareça ainda maior, já que a visão mais vertical do ambiente amplia, ilumina e ventila a unidade muito mais facilmente;

- Aumento da interação no apartamento — as pessoas passam a compartilhar as mesmas áreas mesmo quando exercem atividades como assistir TV, cuidar das plantas na varanda ou cozinhar, o que melhora o convívio e favorece a comunicação;

- Ambientes mais saudáveis — a atmosfera interna fica agradável porque, sem tantas barreiras entre os recintos, o ar circula com facilidade e a luz do sol alcança diversos pontos;

- Economia — esse benefício pode surgir em apartamentos integrados porque a luz natural consegue chegar a todos os cômodos, reduzindo custos com energia elétrica durante o dia.

O que é e como funciona os ambientes personalizados?

A personalização é uma forma de diferenciar os ambientes de acordo com os interesses, gostos e preferências do morador, ou seja, é algo que permite pensar em composições que vão além dos itens básicos e que atendem aquilo que cada indivíduo necessita e deseja.

Optar pela personalização pode ser muito positivo pois é um meio de explorar novas possibilidades em relação ao apartamento, seja para quem projeta quanto para quem vive no espaço.

- Garantia do senso de exclusividade e o resultado único.

Quem não deseja estar em um espaço que mais parece um refúgio? Elaborar um canto dessa maneira é possível, justamente, por meio da customização das escolhas. Do revestimento aos itens decorativos, tudo deve exprimir a personalidade e o jeito de quem utiliza o lugar e através de elementos únicos como:  personalidade, objetivos, preferências e assim por diante.

Como nenhuma pessoa é igual à outra, o resultado é um projeto exclusivo que chama a atenção por reunir qualidades de um modo único. Basicamente, é um jeito de selecionar o que faz sentido para cada pessoa, em vez de apenas repetir as tendências e inspirações.

- Aproveitamento máximo do espaço e atendimento a necessidades específicas.

No momento de planejar as escolhas para um apartamento, a personalização tem o papel de avaliar o jeito e as exigências. Ela avalia quem são as pessoas que utilizam o ambiente, qual é a função de cada espaço e quais são as necessidades arquitetônicas e de decoração de cada um.

Esses detalhes permitem chegar a um resultado que garante muito bem-estar, exclusividade e conforto. Afinal, os lugares são pensados de forma específica para que nenhum aspecto importante seja deixado de fora. Como consequência, aumentar o nível de satisfação e faz- se que o local seja utilizado com mais intensidade.

Quais ambientes podem ser personalizados e/ou integrados?

Bom, acreditamos que deu para perceber que a integração e a personalização transformam os apartamentos de maneira positiva, colaborando para uma convivência mais próxima e melhorando a rotina dos moradores, não é mesmo? Felizmente, é possível obter todos os benefícios dessa solução com diferentes e simples tipos de modificações, inclusive quando o apartamento ainda está na planta.

Se você ainda não pensou em quais ambientes podemos integrar e personalizar num apartamento ou em quais ambientes precisa solicitar para que a construtora modifique, fique tranquilo, separamos algumas das principais áreas que são realizadas a personalização e integração, assim você consegue pegar algumas ideias e agilizar todo o processo.

- Cozinha personalizada integrada com a lavanderia — apesar de não ser uma novidade, esta é uma ótima proposta para economizar espaço e ganhar comodidade, ainda mais se considerarmos que ambas as áreas costumam ter eletrodomésticos volumosos. Por isso, capriche nos móveis planejados, invista em eletrodomésticos que se encaixem perfeitamente no seu projeto de marcenaria e deixe sua cozinha / lavanderia ainda mais ampla. Você tinha pensado nessa ideia simples?

- Sala de estar integrada com a sala de jantar personalizada — Este é aquele tipo de junção ideal para famílias que valorizam o momento das refeições e que gostam de uma harmoniosa confraternização, utilizando esse período para conversar, dar risadas e compartilhar assuntos do cotidiano. Esses dois ambientes, quando juntos, promovem um living incrível para o apartamento, forjando um espaço de comunhão, conversas, reuniões e até de eventos em família. Que tal fazer a próxima ceia de natal no seu apartamento?;

- Cozinha personalizada integrada com a sala de estar — Bastante conhecida aqui no Brasil como “cozinha americana”, essa solução é perfeita para quem gosta de preparar receitas sem perder o que acontece de interessante na sala de estar. As tendências de 2021/2023 buscaram elevar, ainda mais, essa experiência, criando “cozinhas ilhas”, também conhecidas como “balcões ilhas”, conectando toda a família e criando um verdadeiro espaço de diálogo e diversão.

- Sala integrada na varanda gourmet — Queridinha dos arquitetos, a integração entre a sala e a varanda gourmet propõe a amplitude do living, criando um único espaço proposto para diversão, relaxamento e conectividade entre toda a família. Realmente, essa personalização entrega diversos benefícios e entrega um incrível e sofisticado espaço para a família descansar, relaxar, aproveitar os dias e até trabalhar.

Como você pode ver optar por fazer a integração e/ou personalização dos ambientes possuem vantagens que fazem toda diferença sobre quaisquer outras formas de disposição, e isso é representado pela alta procura de compradores e valorização dos imóveis.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com alguém que deseja comprar um apartamento em Goiânia.


 

Categorias: Investimento

Assuntos relacionados

Ver todos
Canal

Investimento

Já se perguntou: porquê “Vaca Brava”?

Muitos conhecem o parque como o cartão postal de Goiânia, mas nem imaginam que o nome carrega uma história inusitada.

Canal

Investimento

Por que investir em apartamentos em 2020?

As baixas taxas na compra de apartamentos é um dos principais motivos para adquirir esse bem no ano de 2020.

Canal

Investimento

O que é ITBI e qual a sua diferença para o ISTI?

O que parece ser duas taxas, na verdade é um único pagamento que permite a transferência do imóvel para seu nome.