17 Mar, 20

Com a pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) que se instalou em grande parte do mundo, muitas pessoas ficam preocupadas e querem evitar ao máximo atrair ou transmitir esse vírus. Porém, surgem diversas dúvidas sobre a prevenção e, uma delas, é como proteger a casa do coronavírus. Por isso, preparamos um conteúdo especial para ajudar você nesses cuidados com seu apartamento e sua família.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a orientação no caso dessa pandemia é a quarentena. As pessoas devem permanecer ao máximo em casa, evitando lugares de grande concentração e circulação de pessoas devido à alta possibilidade de propagação do vírus. Até mesmo as empresas já estão adotando a modalidade home office, na qual os colaboradores trabalham normalmente, mas em casa.

Por isso, seu espaço precisa de todos os cuidados. Quando você está na rua, ao voltar, traz consigo bactérias nas solas dos calçados, nas mãos, roupas e, ao ter contato com objetos e demais superfícies dos móveis da sua casa, essa sujeita é repassada e multiplicada para outras pessoas que vivem com você. E isso acontece também com o vírus.

Então, é fundamental que você mantenha seu apartamento longe do risco de contaminação e garanta que todos estejam em segurança. Quer saber como proteger sua casa do Coronavírus? Acompanhe essas dicas!

 

Como higienizar seu apartamento?

- Procure tirar os calçados antes de entrar em casa;

- Ao entrar, higienize as suas mãos com álcool gel antes de tocar em algum objeto;

- Limpe todas as superfícies de grande contato como controles remotos, celulares, telefones, mesas, computadores e objetos compartilhados com álcool em gel ou desinfetante;

- Limpe os azulejos, o chão e os móveis com álcool ou desinfetante;

- Higienize bem as mãos após ter contato com corrimões, botões do elevador, barras e maçanetas;

- Evite compartilhar utensílios domésticos como garfos, colheres e copos com alguém que esteja apresentando sintomas de gripe;

- Evite aperto de mãos, abraços ou beijos no rosto e mãos dos familiares, caso alguém da família apresente algum sintoma;

- Higienize as mãos antes do preparo e do manuseio de qualquer alimento;

- Nas áreas comuns dos apartamentos e também na rua, mantenha distância de pessoas que apresentem sintomas;

- Limpe o seu banheiro com álcool 70%, principalmente, assento do vaso sanitário e pias/lavatórios. Estudos comprovam que uma das formas mais fáceis de se contrair o novo COVID-19 é através da utilização de sanitários por pessoas que estavam infectadas.

Importante destacar: o vinagre, seja de álcool ou de qualquer outro material, não mata o vírus. A higiene deve ser feita com sabão e álcool em gel. Esses cuidados são básicos para sua casa e devem ser reforçados diariamente para uma melhor prevenção.

 

Como se proteger do novo coronavírus em ambientes coletivos?

Caso você ainda esteja indo ao trabalho e precisa ter contato com diversas pessoas durante o dia, algumas medidas são recomendadas para evitar atrair e transmitir o vírus. Confira:

- Desinfete a mão com álcool gel 70% com frequência durante o dia;

- Evite aperto de mãos, abraços ou beijos no rosto;

- Evite tocar seu rosto, boca, nariz e olhos sem ter feito uma desinfecção nas mãos e também após.

- Evite frequentar espaços de grande circulação e aglomeração de pessoas;

- Em transportes públicos e também nos transportes alternativos como o Uber, por exemplo, se atente a não tocar o rosto após ter contato com nenhuma superfície. Abra as janelas para aumentar a circulação de ar;

- Cuidado ao espirrar e tossir. Cubra sua boca com um lenço descartável ou com o antebraço;

 

Saiba um pouco mais sobre o novo Coronavírus

O COVID-19 já se espalhou por todos os continentes. Originado na China, o vírus que tem fácil transmissão através de gotículas de saliva liberadas por tosse, espirro e também por lágrimas, tem deixado diversas pessoas preocupadas.

Porém, é importante alertar que, mesmo em casa, o cuidado com a limpeza e a prevenção contra o Covid-19 é extremamente importante. Ficar em casa para evitar o coronavírus também requer uma rotina de cuidado e novos hábitos para que a quarentena seja realmente efetiva.

Além dos adultos, as crianças também têm sido dispensadas de suas escolas e creches para ficar em casa. Em Goiânia, o estado de alerta para o Coronavírus foi dado no último dia 15 de março, pela própria prefeitura e, por esse motivo, faculdades e escolas estão suspendendo as aulas e empresas estão liberando seus funcionários para a modalidade de trabalho home office.

Por ser algo totalmente novo, o COVID-19 ainda gera muitas dúvidas, inclusive nos especialistas. Por isso, para não ser contaminado e correr riscos, procure estar sempre atento às informações que são compartilhadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pelos órgãos competentes da sua cidade ou Estado.

Sabe aquela notícia que você recebeu sobre o vírus do Codiv-19 mas não tem certeza se é verdade? Você pode pesquisar no site do ministério da saúde. Lá eles verificam todas as informações e desmentem Fake News. Confira clicando aqui  Tenha cuidado com Fake News e, caso precise de mais informações, acesse o portal do Ministério da Saúde. 


Gostou deste conteúdo? Compartilhe para que outras pessoas possam ficar informadas e protegidas!


 

Categorias: Sustentabilidade

Assuntos relacionados

Ver todos
Canal

Sustentabilidade

Consciente e Bambuí capacitam funcionários e sorteiam motos

Colaboradores receberam certificados profissionalizantes durante a Sipat.

Canal

Sustentabilidade

Consciente apoia Leilão beneficente em prol da Associação Campo da Paz

Com intuito de arrecadar fundos para as obras sociais da Associação Campo da Paz, foram leiloados 6 violões de grandes artistas.