14 Set, 20

A pandemia do novo coronavírus provocou mudanças e exigiu adaptações nos cenários empresariais de todo o mundo. Desde o conceito das moradias, a forma de enxergar o trabalho até a lidar com os novos meios de se relacionar, se tornaram pauta para as organizações e para discussões importantes.

Em todas essas mudanças, não temos dúvidas que a saúde mental é o que vai diferenciar as pessoas após este período. E, enquanto empresa, nosso principal interesse é possibilitar maneiras para que o nosso colaborador seja assistido e apoiado, principalmente, em momentos de fragilidade.

Pensando nisso, o Departamento de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Consciente criou o Movimento Prosa Consciente, em que a psicóloga e supervisora do setor – Kênnya Soares, se colocou à disposição dos colaboradores para quem desejar apoio para organizar as emoções nesse momento de isolamento.

Ao todo, são 95 colaboradores administrativos, grande parte deles trabalhando de casa e convivendo com um turbilhão de emoções. A ação de apoio, Prosa Consciente, dá ao colaborador a possibilidade de acionar a responsável pelo projeto por chat ou vídeo para um momento de conversa.  Como a supervisora faz parte do quadro administrativo de profissionais, o atendimento não é clínico, ou seja, não se trata de terapia. Kênnya Soares faz um primeiro acolhimento, uma espécie de triagem e, dependendo da situação apresentada, direciona o colaborador para atendimento psicológico com outros profissionais. Inclusive, a Consciente Construtora é parceira da Rede Goiana de Psicologia, que por meio do Programa Look Inside “Olhar para Dentro” oferece acompanhamento psicológico presencial e online com valor social aos colaboradores interessados.

 "A situação é nova para todos e, além do suporte quanto ao trabalho remoto, provocamos nosso time a pensar sobre o que esta pandemia veio nos ensinar. Afinal, durante a maior parte do nosso tempo estamos no piloto automático, inseridos em um contexto acelerado, submetidos a alta exigência e pressão de várias nuances, sem possibilidade para sequer nos enxergarmos e definirmos o que realmente é essencial. Por isso, este é um excelente momento para refletirmos e tirarmos lição de tudo o que está acontecendo", explica a psicóloga. 

Importante lembrar que, o mês de setembro traz consigo a campanha Setembro Amarelo – que traz a tona discussões e pautas sobre o suicídio e a saúde mental – e aqui na Consciente nós levamos isso muito a sério e nos preocupamos com essas questões não somente nesse período, mas durante o ano todo. Seja em projetos que auxiliam o colaborador no acesso ao tratamento e acompanhamento psicológico, como também nas vertentes da valorização do profissional, acompanhamento de líderes e oportunidades igualitárias.

O projeto Prosa Consciente já atendeu, aproximadamente, 15 colaboradores desde sua criação e permanecerá em aberto até o retorno total das atividades presenciais. Este movimento faz parte dos nossos pilares de responsabilidade socioambiental e também da valorização dos nossos colaboradores.


Categorias: Institucional

Assuntos relacionados

Ver todos
Canal

Institucional

Consciente e Bambuí estão no Natal Goiânia Shopping

O Natal do Goiânia Shopping ganhou o apoio da Consciente Construtora e da Bambuí Empreendimentos.

Canal

Institucional

Ilézio Inácio participa de posse da Arquiteta Jacira Pires no IHGG

O Diretor Presidente da Consciente foi um dos convidados da mesa diretiva.

Canal

Institucional

Consciente esclarece dúvidas de clientes sobre financiamento

A Construtora e a Caixa Econômica receberam os clientes do Planet Consciente Garden para esclarecimentos.