10 Set, 19

No último dia, 20 de agosto, a Caixa anunciou o lançamento de linhas de crédito imobiliário com juros mais baixos e um novo indexador para correção - Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O índice foi criado com o objetivo de oferecer a variação dos preços no comércio para o público final, avaliado mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O IPCA é considerado índice oficial de inflação do país.

As novas linhas de crédito anunciadas poderão ser utilizadas em financiamentos habitacionais por até 30 anos. As taxas de juros variam de 2,95% a 4,95% ao ano, mais o IPCA. Em outras linhas, já oferecidas pelo sistema financeiro, os juros variam de 8,50% a 9,75%, mais a Taxa Referencial (TR).

Definida por critérios do governo nos últimos meses a TR tem sido zero, o que faz com que os bancos ofertem taxas de juros mais próximas de 10%. Com a adoção do IPCA nos contratos, a Caixa reduziu os juros na ponta.

SAIBA QUE ÍNDICE ESCOLHER: TR OU IPCA

A Caixa disponibilizou, também, modalidades de financiamento habitacional com dois fatores de correção diferentes - TR e IPCA. Estes fatores atualizam mensalmente o saldo devedor do contrato na data de vencimento das prestações.

As modalidades de crédito possuem características distintas. A seguir, conheça as características das modalidades para decidir qual delas se enquadra melhor em seu planejamento financeiro.

Principais Características por Fator de Correção ​ ​

Atributos

IPCA

TR

Taxas de Juros

De 2,95% a 4,95% ao ano                      

De 8,5% a 9,75% ao ano  

Modalidades de Financiamento

Residencial: Aquisição de Imóvel Novo ou Usado

Imóvel Residencial: Aquisição de Imóvel Novo ou Usado, Compra de Terreno e Construção, Reforma e Ampliação.

Imóvel Comercial

Uso do FGTS      

Sim, pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH)

Sim, pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH)

Linhas de Financiamento

Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e Sistema Financeiro Imobiliário (SFI)

Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e Sistema Financeiro Imobiliário (SFI)

Pontos de Atenção 

Aumento da Inflação                 

Aumento da TR

Atualização do Saldo Devedor     

Mensal

Mensal

Sistemas de Amortização 

PRICE e SAC    

PRICE e SAC    

Prazo de pagamento 

Até 360 meses

Até 420 meses

Fonte: https://www.caixa.gov.br/voce/habitacao/financiamento-de-imoveis/Paginas/default.aspx#comparativo-TR-IPCA


GRÁFICOS DE COMPARAÇÃO: TR - IPCA

Os contratos de financiamento possuem variação no valor das prestações e no saldo devedor, tanto em contratos optantes pela TR, quanto em contratos optantes pelo IPCA.


Saldo Devedor

Levando-se em consideração os índices atuais (da TR e do IPCA), em contratos com sistema de amortização SAC, o valor do saldo devedor tem uma redução mais acelerada, no caso da TR.




Valor de Prestação

Em outra análise, os índices atuais da TR e do IPCA em contratos com sistema de amortização SAC, o valor da prestação diminui com o passar do tempo, quando utilizado a TR. Já o IPCA, as prestações aumentam, uma vez que sofre a mesma correção do índice aplicada ao saldo. No segundo caso, o saldo devedor é corrigido mensalmente na data de vencimento das prestações, alterando o seu valor mensal de acordo com o fator de correção.

 

*Os valores e demais dados utilizados são hipotéticos.

 

VANTAGENS NA CONTRATAÇÃO DO FINANCIAMENTO: TR - IPCA

Analise as vantagens das modalidades de correção dos contratos de financiamento. Para os contratos corrigidos pela TR a vantagem é a previsibilidade da prestação que ela oferece. A vantagem da correção pelo IPCA é que por ele oferecer uma taxa de juros mais baixa, é mais inclusivo. Contudo, ao avaliar entre TR e IPCA deve-se levar em consideração os riscos assumidos num eventual aumento da taxa inflacionária. A melhor opção sempre é aquela que se adéqua ao seu perfil.

No momento de financiar o saldo devedor de seu apartamento, fique atento às taxas oferecidas pelos bancos e escolha a opção de correção que melhor se enquadra no seu orçamento, levando em consideração o prazo de comprometimento de sua renda.



Categorias: Dicas

Assuntos relacionados

Ver todos
Canal

Dicas

A taxa Selic e o Mercado Imobiliário

Entenda os efeitos da taxa Selic no financiamento de imóveis.

Canal

Dicas

O que fazer antes e depois da mudança de apartamento?

Já sabe o que precisa fazer antes de mudar para seu novo apartamento?

Canal

Dicas

Já se perguntou: porquê “Vaca Brava”?

Muitos conhecem o parque como o cartão postal de Goiânia, mas nem imaginam que o nome carrega uma história inusitada.