16 Out, 19

A Receita Federal liberou, no último dia 16, o pagamento do quarto lote de restituição do Imposto de Renda 2019. De acordo com a Agência Brasil, da Empresa Brasileira de Comunicação, o crédito bancário será feito para 2.819.522 contribuintes, totalizando um valor de R$ 3,5 bilhões, os quais também contemplam restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2018.

A restituição do Imposto de Renda é a devolução do imposto que você pagou a mais que o devido à Receita Federal, levando em consideração seus gastos e suas movimentações financeiras do ano anterior.

A regra é muito simples: se a diferença do Imposto de Renda que você tem para pagar, em relação ao imposto que já pagou ou foi retido na fonte, for negativa, você será restituído. Por outro lado, caso essa diferença seja positiva, você terá um saldo a pagar.

As restituições são corrigidas mensalmente pela taxa Selic até o momento da liberação para pagamento. A partir do momento em que for colocada à disposição para retirada, porém, não sofre mais qualquer acréscimo.

A Receita Federal sempre programa os pagamentos das restituições em sete lotes, que vão de junho a dezembro. Se você tem direito à restituição de Imposto de Renda, fique atento aos pagamentos e consulte regularmente a liberação dos lotes.

Até hoje foram disponibilizados quatro lotes, sendo o primeiro em junho. Consulte o cronograma das liberações para fazer seu planejamento:

 

5º lote – 15 de outubro

6º lote – 18 de novembro

7º lote – 16 de dezembro

 

Mas, como usar bem a restituição do Imposto de Renda?

Aproveite este “dinheirinho extra” para rever suas prioridades. Pode ser um excelente momento para quitar dívidas, sem comprometer o orçamento anual da família. Por isso, planeje-se.

Faça o levantamento das suas dívidas e de quanto será sua restituição. Isto vai facilitar saber quais contas você poderá quitar e quais ainda terão de esperar. Além disso, priorize as contas que são mais urgentes, ou de maior valor e risco e que apresentam juros mais altos.

Outra boa dica é utilizar esta receita para começar um investimento.

 

Estar preparado para um imprevisto ou para o surgimento de situações emergenciais, como problemas de saúde ou o conserto de um veículo por exemplo, é importante em todo orçamento, o que reduz e muito seu stress.

As opções oferecidas no mercado para que você faça uma reserva financeira são inúmeras. Você pode querer apenas abrir uma conta poupança, ou investir em outras opções tão seguras quanto e que podem proporcionar um resultado e um retorno melhor.

Vale lembrar que você também tem a opção de receber sua restituição antecipadamente. Os bancos podem realizar a antecipação dos valores através de empréstimos com a cobrança de uma taxa de juros, que varia em cada instituição financeira conforme o perfil de risco do cliente e o relacionamento dele com o banco.

Contudo, há que ter cautela nesta decisão, pois a antecipação da restituição do Imposto de Renda somente vale a pena se o custo do empréstimo for menor que o custo das dívidas existentes, ou seja, se suas dívidas possuírem juros mais altos do que os oferecidos nas linhas de crédito, como por exemplo o cheque especial e o rotativo do cartão de crédito, que são as linhas mais caras do mercado.

Você também pode contar com os valores de sua restituição para antecipar pagamentos de prestações de imóveis adquiridos, recebendo desconto pelo prazo antecipado e ainda economizando o valor de correção das parcelas, além disso, pode aproveitar para fazer o financiamento de imóveis e garantir uma estabilidade do seu dinheiro. 

Clique aqui e conheça nossos empreendimentos que podem ser uma ótima forma de aplicar seu dinheiro e morar bem.

Categorias: Dicas

Assuntos relacionados

Ver todos
Canal

Dicas

5 motivos para investir em imóveis agora

O mercado imobiliário superou a crise econômica. Aproveite esse momento de baixas taxas e financiamento facilitado e invista agora

Canal

Dicas

Já se perguntou: porquê “Vaca Brava”?

Muitos conhecem o parque como o cartão postal de Goiânia, mas nem imaginam que o nome carrega uma história inusitada.

Canal

Dicas

O que saber antes de comprar os eletrodomésticos?

Você está comprando um apartamento e não sabe como escolher seus eletrodomésticos?