18 Jun, 19

Mudança de apartamento é sempre um momento feliz mas, que envolve um certo nível de stress. Afinal, a gente sempre acaba esquecendo de alguns detalhes durante esse processo.

A partir de hoje isso vai mudar. Preparamos umas regras básicas para você seguir e tornar esse processo um momento bem tranquilo.


ANTES DE MUDAR

SIGA AS REGRAS ABAIXO. É bem simples!!

  1. Junte a correspondência – nos meses que antecedem a mudança. Junte a correspondência que você recebe no endereço atual, assim poderá entrar em contato com os seus prestadores de serviços regulares. Contate-os para transferir os serviços residenciais para o novo endereço (Ex.: telefone, TV a cabo, internet). Avise também outros órgãos ou fornecedores de serviços como DETRAN, seguradora, plano de saúde, bancos, cartão de crédito, órgão eleitoral, escola das crianças, seu trabalho e demais.
  2. Lembre-se que a mudança de móveis e objetos para seu novo imóvel deverá contemplar planejamento e atender ao regulamento interno do condomínio, respeitar os limites de espaços e capacidade de cargas por onde serão transportados os móveis e outros objetos (dimensões dos vãos e espaços, escadarias, rampas, portas, passagens, capacidade dos elevadores, etc.).
  3. antes de fazer reforma: encaminhe ao responsável legal da edificação (síndico), o projeto de reforma e as documentações necessárias que comprovem o atendimento à legislação vigente, normatização e regulamentos para a realização de reformas.
  4. Durante as obras de reforma: Atentar para que a reforma seja realizada dentro dos preceitos da segurança e para que atenda a todos os regulamentos previstos em lei.
  5. Após as obras de reforma: lembre-se de que as alterações referentes ao apartamento entregue deverão ser repassadas em caso de venda ou locação ao outro proprietário. Nenhuma peça estrutural deve ser alterada sem prévio conhecimento e autorização da construtora.

ATENÇÃO COM AS MEDIDAS

Escada e halls/ Porta acesso apartamento e quartos, assim evita do móvel ou eletrodoméstico não passar nas portas ou não subir pela escada.

 MUITO CUIDADO ao fazer qualquer reforma no seu apartamento para não perder sua garantia. Tenha sempre em mãos e repasse ao seu projetista o Manual do Proprietário.


APÓS MUDAR

Guarde documentos importantes 

Guarde o manual, garantias, certificados, apólices de seguros e outros documentos importantes referentes ao imóvel em um lugar seguro e fácil de encontrar. Localize os registros principais – assim que chegar ao imóvel localize os registros gerais de água e energia.

 Faça os pedidos de ligação

O edifício já é entregue com as ligações definitivas de água, gás e luz. Cada morador deve providenciar nas concessionárias ou empresas os pedidos de ligações locais individuais, pois elas demoram para ser executadas. Verifique se a sua cidade possui programas específicos que permitem ao condomínio solicitar taxas reduzidas de consumo e inscreva-o.

Esperamos ter ajudado. Acompanhe nosso canal e fique atento as nossas dicas.

Categorias: Investimento

Assuntos relacionados

Ver todos
Canal

Investimento

IPCA ou TR: Como escolher o índice de financiamento do imóvel?

Essas taxas influenciam o valor final e precisam ser compreendidas por quem pensa em financiar um apartamento em 2020.

Canal

Investimento

O que é ITBI e qual a sua diferença para o ISTI?

O que parece ser duas taxas, na verdade é um único pagamento que permite a transferência do imóvel para seu nome.

Canal

Investimento

O 13º salário: recurso extra para investir em imóveis

O que fazer com o tão esperado 13º salário? É possível utilizá-lo para investir no mercado imobiliário?