27 Mai, 22

Quando se fala em mudança de apartamento ou de casa, muita gente já sente aquele friozinho na barriga e a sensação de recomeço, não é mesmo?


Isso é bem normal, afinal, essa nova fase envolve alguns processos desde a troca de endereço, as etapas da mudança e até com o que você precisa ficar preocupado na hora de mudar de casa, e tudo isso precisa ser realizado bem direitinho para evitar qualquer tipo de dor de cabeça no futuro, não é mesmo?

 

Porém, por mais que nesse período você esteja muito animado e empolgado para começar a decorar o seu novo apartamento e arrumar suas coisas do jeito que sempre quis, as burocracias típicas de uma mudança de imóvel podem parecer meio desagradáveis. Você sabe o que precisa conferir antes de mudar pra um novo apartamento? Sabe o que precisa deixar organizado pra que sua mudança seja tranquila e fácil?

 

Por isso, vale a pena deixar planejadas as etapas da sua mudança, afinal, praticidade e conveniência é sempre bom.

 Continue lendo e saiba mais.

 

Antes de mudar: como saber se o apartamento está em perfeitas condições?

 

O primeiro passo é verificar se está tudo funcionando bem no novo apartamento. Sim, essa função também precisa da sua atenção, por mais que esse tipo de serviço seja feito por uma equipe de profissionais sempre que acontece a troca de morador você também é responsável por essa etapa, conferindo se o laudo foi realizado corretamente e se tudo está como planejado.

Então, que tal preparar uma listinha de conferência quando for fechar o seu apartamento? Anote aí o que você não pode deixar de conferir:  

  • - Conferir se não têm nenhuma presença de infiltração ou mofo;
  • - Verificar se a fechaduras e maçanetas funcionam direitinho;
  • - Verificar se existe alguma rachadura, furos ou umidade em forros em telhados;
  • - Observar se no vidro têm algum trinco ou outros problemas;
  • - Analisar o estado dos revestimentos no piso e nas paredes;
  • - Verificar se todas as torneiras estão funcionando e estão sem vazamento
  • - Faça o teste em todas as tomadas;
  • - Verificar o estado dos itens de acabamento, como peças de metal, pedras e elementos decorativos;
  • - Conferir se todos os cômodos condizem com a metragem do contrato; 
  • - Verificar se todas as luzes estão funcionando;

 

Se alguns desses itens não estiver funcionando corretamente, não perca tempo e entre em contato com a construtora ou imobiliária que você esteja negociando o apartamento. Parece ser coisa simples de se resolver, né? Mas acredite, é conferindo esses pequenos detalhes que você evita muita dor de cabeça no futuro.

Caso todos esses itens estejam funcionando perfeitamente, você já pode passar para a próxima etapa. 

Como organizar a minha mudança?

Agora que você já realizou a vistoria no seu novo apartamento, chegou o momento de organizar as coisas para mudança. Acredite, é muito importante que você tenha em mente um bom planejamento, se possível até um caderninho para ter controle, afinal, são tantas tarefas para fazer que você pode esquecer de algo.

 

Você já deve saber que o processo de mudança custa tempo. Por isso, não esqueça de separar um tempo exclusivo para esse dia e se for preciso, avise no trabalho com antecedência, desmarque compromissos ou tarefas e fique somente por conta da sua mudança.

 

Comece organizando e empacotado seus pertences. Uma dica é separar tudo por categoria ou cômodo e fazer a identificação nas caixas, para não fazer bagunça na hora da mudança. Durante essa fase, é fundamental que você escolha uma empresa especializada e de confiança para realizar sua mudança. Uma vez que, atividades como montar e desmontar os moveis quando feito de forma errada podem ser danificados ou quebrados de forma irreversível. Imagine só a dor de cabeça que isso vai gerar.

 

Outro ponto que você não pode deixar de escrever no caderninho, para não esquecer, é agendar sua mudança com antecedência na administração do novo empreendimento. E anota aí essa dica de ouro: Tome cuidado com a chegada, não coloque caixas de papelão em cima do porcelanato, pois o papelão mancha e tira o brilho do porcelanato. Outra dica de ouro é colocar o celular para despertar em alguns períodos do dia para lembrar de beber água e comer alguma coisinha para não cometer o erro de ficar horas sem comer ou beber água e depois passar mal.  

 

Outra etapa da mudança para evitar transtorno é solicitar o desligamento e o ligamento de serviços como água, luz e internet. Isso vale tanto para o imóvel antigo tanto para o novo, já pensou que horrível chegar o dia da mudança e a sua casa nova não ter luz nem água ou ainda você ter que pagar mais um mês pela luz e água do imóvel antigo. Não dá nem para acreditar, né!

 

Além disso, não esqueça de colocar na agenda que você precisa atualizar o endereço de entrega das faturas de cartões de crédito, celulares, planos de saúde, seguros, entre outros para seu endereço novo, para evitar problemas como atrasos, multas ou suspensão de serviços por falta de pagamento. 

Quais primeiros passos no apartamento novo?

 

Nesse momento, você já chegou nas etapas finais da mudança que também é a fase mais gostosa do processo, onde você começa a deixar tudo do seu jeitinho no novo apartamento. Para isso, é preciso organizar tudo no seu devido lugar.  E é justamente nesse momento que você vai perceber que identificar as caixas foi uma ótima ideia para facilitar e permitir que seu novo apartamento fique prontinho o mais rápido possível.

 

Você já deve ter uma noção que, durante a organização, é importante dar prioridade aos itens essenciais que você mais usa no seu dia a dia, como geladeira, fogão, cama, máquinas de lavar, entre outros. É tome bastante cuidado! não tente se aventurar e fazer essas tarefas sozinho, peça ajuda e contrate profissionais como montadores e instaladores para te auxiliar nesse processo. Dessa forma, você garante um serviço de qualidade e sem prejuízos para o seu novo lar. 

 

Ah... e se acaso tudo não esteja 100% pronto na primeira semana não se assuste, é normal que a montagem e instalação demore um pouco, lembre-se que a pressa é inimiga da perfeição e nada é da noite para o dia.

 

Nesse meio tempo, aproveite para aproveitar a nova vista, descansar e tentar criar novas rotinas e atitudes nessa nova fase, como fazer um limpa nos utensílios do armário, organizar algumas coisas para doação, sair e conhecer um pouco da região. Enfim, são muitas as oportunidades que esse novo ciclo traz para você. Então, não deixe de curti cada momento dentro dele e deixa-lo a sua cara através dessas super dicas acima.

 

Gostou do Conteúdo? Continue acompanhando o nosso blog semanalmente e compartilhe com os amigos e familiares! 

Categorias: Investimento

Assuntos relacionados

Ver todos
Canal

Investimento

O que é acabamento de alto padrão em apartamentos?

A característica define a qualidade, desde a fundação até a finalização e acabamento das unidades, e também os benefícios a longo prazo que um prédio oferece.

Canal

Investimento

Quais são os bairros mais seguros de Goiânia?

Morar bem e ter a certeza que você e sua família terão a segurança de entrar e sair de casa sem preocupações não tem preço!

Canal

Investimento

Como funciona a compra de um imóvel na planta?

Desde a escolha da unidade até a assistência técnica pós compra, entenda o que você precisa ficar por dentro e como estas etapas são importantes.