28 Abr, 14

Outra ação promovida pela Consciente Construtora no Dia Mundial do Meio Ambiente foi a aula prática de sustentabilidade, dessa vez em parceria com o Colégio Protágoras, onde os alunos do colégio receberam uma aula prática de sustentabilidade. O objetivo foi comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente com diversos esclarecimentos sobre o que são fontes de energia renováveis e a importância de se ter consciência ambiental.

A aula foi ministrada na Praça Consciente pelo professor de Biologia Luis Perillo, a alguns jovens do ensino médio. A praça fica na Rua 27, com a T-50 do Setor Marista e foi implementada com diferenciais sustentáveis pela Consciente Construtora em parceria com a prefeitura de Goiânia. Iluminação por energia solar, telhado verde, reuso de água, utilização de pets, uso de espécies do bioma cerrado são alguns dos recursos ambientalmente corretos utilizados.

No local foram plantadas cerca de 100 árvores, desde pitanga ao ipê, em substituição a árvores antes existentes, como a manguba, que estavam destruindo até o asfalto da região próxima. Outro destaque de primeiro mundo da praça refere-se ao calçamento. Todo o piso é drenante, possuindo ainda valas para escoar a água da chuva. “A praça fica como se fosse um colchão d’ água quando chove. Essa água passa pelo piso e infiltra o solo”, explicou o engenheiro civil Murilo Simon.

Cada canto da praça foi pensado de forma consciente para garantir às futuras gerações não somente lazer, mas verdadeiras lições a céu aberto. A primeira delas é: reduza, reuse e recicle! Várias garrafas pet foram reaproveitas e transformadas em horta vertical. Pneus velhos e botas de borrachas viraram vasos repletos de cores e flores para alegrar o espaço. Detalhes simples que cada um de nós poderia levar para nossas casas e colocar em prática.

Outro aspecto muito interessante do local é o Espaço Cultural Attilio Correia Lima feito de contêineres reutilizados em substituição à alvenaria convencional. “Os contêineres tidos como sucatas tinham sido descartados. Nós os reformamos e fizemos as instalações necessárias. Só que lá dentro ficava muito quente, pois o contêiner é de lata. Então, como resolvemos isso? Fizemos um teto verde para deixar a temperatura mais agradável. Ele é feito com grama e tem um sistema de irrigação automática”, enfatiza Murilo Simon.

Além disso, a praça possui lâmpadas de led, que consomem menos energia elétrica. Painéis fotovoltaicos captam a energia solar, convertendo-a em energia elétrica para alimentar as lâmpadas led e o sistema elétrico do espelho d’ água. Existem ainda turbinas que são acionadas pela água da chuva para também gerarem energia elétrica. Uma economia para os cofres públicos e automaticamente para os nossos bolsos.

Veja as fotos aqui.

Categorias: Sustentabilidade

Assuntos relacionados

Ver todos
Canal

Sustentabilidade

Consciente recebe pela segunda vez prêmio de Responsabilidade Social

A empresa ficou entre as mais lembradas no segmento social.

Canal

Sustentabilidade

Consciente implementa certificados de qualidade em seus empreendimentos

A presença dos selos de qualidade traz mais segurança e confiança para o cliente na hora da compra.

Canal

Sustentabilidade

Coordenador de RSE faz entrega de prêmios da ação Páscoa Consciente

A entrega aconteceu no Centro Educacional Nossa Senhora de Nazaré.