25 Nov, 19

Muitas dúvidas surgem durante o processo de aquisição de um apartamento, principalmente em relação a valor de contrato, pagamento de parcelas, emissão de boletos, índices de correção, entrega do empreendimento, entre outros. Neste sentido, é importante que se entenda quem são, o papel e as responsabilidades de cada parte envolvida no processo para que haja mais segurança, conforto, tranquilidade e que no fim exista um bom negócio para ambas as partes. Entenda o processo e a distribuição de afazeres dentro e uma compra segura:

O corretor de imóveis

É o profissional especializado no mercado imobiliário, considerado como o elo que contribui, de forma positiva, para a concretização da negociação. É também o responsável por passar ao cliente todas as informações sobre o imóvel a ser comercializado.De acordo com a Lei 6.530/1978, que regulamenta a profissão do corretor de imóveis, “compete ao Corretor de Imóveis exercer a intermediação na compra, venda, permuta e locação de imóveis, podendo, ainda, opinar quanto à comercialização imobiliária”.O corretor pode trabalhar em parceria com imobiliárias ou mesmo de forma autônoma. Em ambos os casos ele deve ser credenciado pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI).

 Faz parte das suas responsabilidades:

  •        Conferir a validade e a veracidade dos documentos relacionados ao imóvel a ser comercializado, bem como apresentar as certidões do mesmo;
  •        Apresentar o imóvel ao cliente interessado;
  •        Acompanhar todo o processo de comercialização do imóvel, acordando o preço e condições da negociação entre as partes, incluindo o percentual cobrado pela prestação de seus serviços.

A Imobiliária

É a empresa que atua na oferta e intermediação de venda ou locação de imóveis. As imobiliárias contribuem com maior rapidez no processo de comercialização de um imóvel, exercendo o papel de intermediária. Além disso, fazem com que o processo seja executado com mais segurança, sem que nenhuma das partes saia lesada.De acordo com a Lei 6.530/1978, a imobiliária deve ter como sócio-gerente ou diretor um corretor de imóveis individualmente inscrito, tem que estar credenciada pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI) e também pelo Conselho Federal de Corretores de Imóveis (COFECI) para atuar legalmente no mercado imobiliário.

Compete à imobiliária:

  •        Gerir a carteira de imóveis disponíveis para compra, venda e locação;
  •        Disponibilizar um profissional (corretor) para atendimento ao cliente;
  •        Auxiliar o cliente na busca de um imóvel, prestando-lhe consultoria referente às suas necessidades.

A Incorporadora


A incorporadora é a empresa responsável pelo desenvolvimento de um empreendimento. É a incorporadora que ficará responsável pela articulação do negócio imobiliário, por entender as necessidades o mercado da região em que está e por planejar e organizar novos empreendimentos.

 São responsabilidade de uma incorporadora:

  •        Realizar estudos de viabilidade do projeto do empreendimento, a fim de identificar as oportunidades e tendências de mercado e adquirir terrenos;
  •        Formalizar o registro imobiliário do condomínio na matrícula mãe (matrícula do terreno);
  •        Administrar a carteira de clientes (emissão de boletos e extratos, informações sobre valores e vencimento de parcelas, pagamentos e antecipações);
  •        Esclarecer sobre assuntos relacionados à aquisição de imóveis (índices de correção, entrega do empreendimento, andamento das obras).

A Construtora

A construtora é a empresa responsável pela execução física de um empreendimento. É de sua responsabilidade todas as etapas da construção civil e a garantia da qualidade física da obra, assim como a execução no prazo acordado e a integridade física do empreendimento.A construtora é responsável ainda por:

  •        Projetos de engenharia;
  •        Contratação de mão-de-obra, equipamentos e tecnologia construtiva;
  •        Realização de testes de qualidade;
  •        Garantia da qualidade física da obra;
  •        Execução da obra no prazo acordado;
  •        Garantia da integridade física do empreendimento, garantindo que o mesmo não sofra de instabilidade, rachaduras, infiltrações, irregularidades, trincas, entre outros problemas estruturais.

Consciente é uma empresa incorporadora e construtora, ou seja, é responsável tanto pelo projeto e documentação jurídica, como pela execução e construção civil, o que garante muito mais segurança aos clientes, pois possui total controle quanto ao planejamento, execução e prazos de entrega de seus empreendimentos. Atualmente com 2 edifícios em fase de vendas, a Consciente garante a entrega em prazo exato, empreendimentos com ótima qualidade e planejamento, além de se assegurar que a nossa raiz de sustentabilidade esteja presente em todos os nossos projetos.

Confira o empreendimento Planet Consciente Garden e descubra que é possível ter segurança em todas as etapas da compra de um imóvel, morar bem e ter qualidade de vida em um dos melhores bairros de Goiânia!

Categorias: Dicas

Assuntos relacionados

Ver todos
Canal

Dicas

O que fazer antes e depois da mudança de apartamento?

Já sabe o que precisa fazer antes de mudar para seu novo apartamento?

Canal

Dicas

O que saber antes de comprar os eletrodomésticos?

Você está comprando um apartamento e não sabe como escolher seus eletrodomésticos?

Canal

Dicas

Já se perguntou: porquê “Vaca Brava”?

Muitos conhecem o parque como o cartão postal de Goiânia, mas nem imaginam que o nome carrega uma história inusitada.