17 Jan, 14

Texto: Raquel Pinho

A cada hora, no Brasil, acontecem mais de 80 acidentes de trabalho típicos, ou seja, aqueles registrados no próprio local do serviço, e que acarretam na interrupção da atuação do profissional por alguns dias ou em fatalidade. A cada três horas, um deles é fatal, o que coloca o País no 4º lugar do ranking dos países com maior número de acidentes laborais fatais do mundo segundo a Organização Mundial do Trabalho (OIT). Os dados são do Ministério da Previdência Social em seu último levantamento, em 2011, que registrou 711.164 acidentes, sendo 2.884 fatais.

O mercado da construção civil é um dos mais propensos à ocorrência desses acidentes e, diante desse cenário alarmante e bastante desafiador às empresas, a Consciente Construtora tem a satisfação de celebrar mais de um ano sem acidentes de trabalho em duas de suas obras. Segundo explica o engenheiro de qualidade, Eduardo Carvalho Paiva, ao todo foram 520 dias ininterruptos de trabalho sem o registro de acidentes de qualquer natureza na obra Easy Life, situada na T-55 do Setor Bueno, onde trabalham 180 pessoas. Em outra obra, a Incanto Viver Bueno, são 580 dias sem intercorrências entre outros 150 colaboradores.

“Esse é o resultado do trabalho de conscientização em massa realizado em cada um dos nossos cinco canteiros de obra que mantemos atualmente”, analisa Paiva. Ele explica que tão importante quanto disponibilizar os Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva, é convencer cada colaborador sobre a importância de usá-los e não cometer deslizes. “Por isso, esta conquista é de todo o grupo e merece ser comemorada”, diz.

Na última sexta-feira, 17 de janeiro, a empresa realizou um churrasco para o horário do almoço e, a partir das 16h, promoveu um bingo junto a sorteio de prêmios na obra Easy Life - como forma de reconhecimento. Duas televisões de led e tela plana compõem a lista de premiações. A outra obra já foi gratificada por sua conquista em dezembro.

Dia a dia seguro

Em todos seus 31 anos de história e 250 mil metros quadrados construídos, a Consciente Construtora nunca registrou acidentes fatais em suas obras e vem imprimindo esforços para zerar os acidentes de menor gravidade. Além dos equipamentos de segurança de proteção individual e coletiva, cada um dos empreendimentos da construtora possui uma equipe de segurança e uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes própria, composta pelos funcionários locais.

“Diariamente os colaboradores recebem orientações sobre a importância do uso dos equipamentos, além de recomendações sobre os cuidados que devem tomar com os atos inseguros, que são os cometidos por mera falta de atenção. Além disso, suas atividades são monitoradas. Acentuamos o treinamento com aqueles que tem condutas inadequadas identificadas. Creio que esse trabalho próximo tenha contribuído para obtermos margens tão grandes de dias sem registrar nenhum acidente”, explica Paiva.

Alguns dos elementos adotados pela Consciente Construtora para evitar acidentes são cabos de aço que protegem de quedas aqueles que trabalham na periferia de obras, telas de proteção colocadas para evitar que o trabalhador seja projetado para fora da edificação, redes para amparar materiais que possam vir a cair sobre outros andares, dentre demais ações. Ao ingressar na empresa o colaborador recebe um treinamento admissional onde são abordadas questões de segurança. Os treinamentos continuam acontecendo durante a rotina do trabalhador.

Com o total de cinco obras em andamento, em 2013 a Consciente Construtora registrou apenas sete acidentes de trabalho, todos de baixa gravidade e sem consequências irreversíveis aos seus trabalhadores. “Temos contabilizado nesse número até um incidente causado por um cisco no olho do colaborador, que ao tentar limpá-lo com as mãos sujas acabou inflamando o local e comprometeu a sua visão”, explica. O registro diminuiu em mais de 50% em relação ao ano anterior. “Vale lembrar que neste mesmo período a empresa teve um incremento no número de funcionários passando de 700 para cerca de 900 colaboradores. Isso reforça a nossa tese de que a presença constante no canteiro de obras com ações preventivas têm contribuído para preservar vidas”, declara Paiva.

Categorias: Institucional

Assuntos relacionados

Ver todos
Canal

Institucional

Consciente e Bambuí, uma parceria que constrói muito mais por você

Duas grandes estruturas distintas, construindo o melhor pra você.

Canal

Institucional

Goiânia: Obra-prima moderna de Attílio Corrêa Lima - A Exposição

Exposição contendo as principais obras (plantas e desenhos), do arquiteto-urbanista e paisagista, Attílio Corrêa Lima.