20 Dez, 13

Uma das mais tradicionais formas de se celebrar o Natal, a cantata é a soma de várias vozes e timbres em torno de um único propósito: encantar. Na penúltima segunda-feira de dezembro, 22, o palco de uma delas foi a Praça Conceito Consciente, no Setor Marista.

Na oportunidade, as pessoas puderam conferir gratuitamente, apresentações do Coral da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) e do Coral Toscanelli, formado por italianos e descendentes. Mais de 60 pessoas prestigiaram o evento, que teve ainda bancas de artesanato e gastronomia.

Os primeiros a assumirem o tablado foram os integrantes do Coral da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), que vem emocionando o público desde 2004. Regente desde os oito anos de idade, o experiente Leci José Maria é um dos pioneiros da Capital goiana em termos de cantata, liderando grupos como o do Colégio Lyceu, Universidade Federal de Goiás (UFG) e, atualmente, do Corpo de Bombeiros.

Anfitrião do evento, o presidente da Consciente, Ilézio Inácio Ferreira, elogiou a apresentação dos músicos e ficou contente com o evento. “Foi uma maneira que encontramos de despertar na população o espírito natalino e de, por meio dele, incentivar a comunhão e a confraternização. Fomos muito felizes e que momentos como esse despertem no poder público a necessidadede construir mais espaços de socialização como a Praça Consciente”, ressaltou.

Na sequência, o coral italiano Toscanelli, formado por italianos e descendentes, mostrou a potência de seus 15 anos de história, abrindo seu repertório com canções sacras e folclóricas típicas de seu país de origem. Cantadas em italiano, as músicas tocaram o público com um conceito diferente, levando um poucodacultura italiana para o público goianiense com peculiar sincronismo e belas melodias.

Praça Conceito Consciente

Localizada na Rua 27, esquina com a T-50, no Setor Marista, a praça é um exemplo de sustentabilidade e inclusão. Duas vezes contemplado com o Prêmio Top Imobiliário na categoria Responsabilidade Social (2012 e 2014), o espaço recebeu mais de 100 árvores de espécies frutíferas e floríferas, como Pitanga e Ipê. No espaço público, o piso é drenante, possuindo valas para o escoamento da água da chuva. “A praça também foi pensada para promover a inclusão e integração da comunidade local. Por isso temos rampas acessíveis, piso direcional e placas em braile para deficientes visuais”, lembra o Coordenador de Responsabilidade Social da Consciente Construtora e Incorporadora Felipe Inácio Alvarenga.