26 Nov, 20

Você provavelmente já ouviu falar que investir em imóveis é um bom negócio, sendo uma opção segura e que reserva algumas vantagens e benefícios aos players de investimentos como acréscimo patrimonial, rentabilidade, alta liquidez, preservação e alta do valor aplicado, correto?

Mas sabia que o setor imobiliário não se resume apenas em apartamentos ou casas?  Isso porque você consegue encontrar salas comerciais e até quartos de hotel para investir com segurança e rentabilidade.

Quer saber mais? Continue acompanhando.


O que é investir em imóveis?

O investimento em imóveis é uma forma de rendimento financeiro bastante conhecida. Ao comprar um imóvel utilizando seu FGTS, poupança, entre outras aplicações, você está investindo seu dinheiro em um bem que, muitas vezes, pode ter um percentual de valorização e rendimentos maior que outros tipos de aplicação do seu dinheiro.

Se você comprou um apartamento em uma região que está em valorização poderá ter rendimentos no futuro quando for efetuar a venda. Isso ocorre pelo crescimento do bairro, alocação de centros empresariais, comércio e facilidades variadas, entre outros fatores que agregam valor ao imóvel adquirido.

Esse cenário se repete em imóveis comprados na planta. Eles apresentam facilidades de negociação, flexibilização no fluxo de pagamento (em algumas construtoras) e, quando finalizados, pode gerar uma valorização grande devido à sua localização, tipologia, demanda e interesse, situação do mercado financeiro, diferenciais do produto, entre outros.  

Mas não é somente comprar e pós valorização vender, que se caracteriza o investir em imóveis. Também há os interessados em geração de receita recorrente, que disponibilizam o imóvel para locação e conseguem, muitas vezes, efetuar o pagamento das parcelas de financiamento somente com o valor do aluguel.

Investimento em imóveis residenciais

Alguns investimentos podem gerar certa instabilidade em seu valor de ativo tangível. Essa preocupação é mínima no mercado de imóveis residenciais pois a propriedade sempre terá valor. Isso acontece por que o mercado de venda, compra ou troca de unidades para moradia está em constante renovação, atendendo aos desejos dos novos compradores e também de quem deseja mudar seu estilo de vida, aumentando ou diminuindo o tamanho da unidade onde mora.

Um outro fator interessante é que, ao aplicar no investimento de um imóvel, você pode contar com a valorização deste. A valorização de um imóvel se dá por alguns fatores como a localização – que tende a ser destacada com o passar dos anos, principalmente em bairros que são novos ou estão recebendo investimentos por empresas locais -, tamanho do imóvel, tipo do empreendimento, diferenciais exclusivos e também pela tipologia da unidade.

Além disso, se o empreendimento fica próximo a áreas comerciais, parques, escolas, bares e restaurantes ou qualquer tipo de centro comercial, a valorização do imóvel já após a entrega é certeira, afinal, quanto melhor localizado, melhores as chances de encontrar pessoas interessadas em uma boa negociação.

Investimento em empreendimentos mixed use

Está claro que investir em imóveis pode ser um negócio vantajoso quando pensado de forma estratégica e inteligente. Seguindo esta demanda, outra tendência que tem invadido o setor imobiliário e vem se mostrando mais uma opção para aqueles que desejam fazer aplicações para morar, trabalhar, se divertir e até mesmo gerar capital são os empreendimentos mixed use.

Tais lugares se caracterizam por serem mistos, ou seja, em um mesmo complexo há residência, comércio, hotel e conveniencias. Esses complexos já fazem parte da realidade de vários países e começaram a se tornar desejo de muitos brasileiros. Apesar disso, no Brasil, o número de complexos mixed use ainda é pequeno e, quando lançados, possuem uma rápida procura, esgotando quase que instantaneamente as suas unidades.

Normalmente, os imóveis mixed use são localizados em grandes centros urbanos, com a finalidade de facilitar o deslocamento diário, que tem se mostrado um desafio em muitas metrópoles, e de unir conveniências em um único lugar. O crescimento desses empreendimentos revela um pouco o futuro do setor imobiliário no país. Neste tipo de empreendimento, você consegue investir, simultaneamente se quiser, em apartamentos, salas comerciais ou quartos de hotel.

As pessoas buscam economizar tempo de todas as formas para aproveitarem, de forma integral, mais momentos com a família, amigos ou em seus relacionamentos e isto também é uma tendência que vai dominar as próximas gerações. Os empreendimentos mixed use se apropriam desta ideia e trazem, além da localização estratégica, uma infraestrutura preparada para proporcionar diversas experiências ao seu morador.

Por isso, residência, trabalho, conveniências, praças de alimentação e até mesmo facilidades são pensadas e adaptadas em um único complexo, possibilitando com que seu investidor tenha a mesma experiência de um morador ou de quem está apenas de passagem. Incrível, não é?

No Brasil, São Paulo e Rio de Janeiro são algumas das cidades que começaram a aderir a esses novos modelos de complexos que prometem proporcionar uma experiência completa para moradores, visitantes e também para quem irá trabalhar nesses locais. Agora, Goiânia se torna outra capital que também aderiu e vai proporcionar a oportunidade exclusiva para quem deseja estar no centro das tendências mundiais. A cidade recebeu um complexo do World Trade Center, localizado no Setor Marista e que promete trazer um novo lifestyle para os goianos.

Investimento em salas comerciais

O investimento em imóveis comerciais já é uma modalidade de sucesso. Este tipo de investimento é ideal para players de médio e grande porte, considerando sua alta liquidez, além de possuir benefícios interessantes tanto para quem irá usar para trabalho, aluguel ou revenda.

Imóveis comerciais possuem a vantagem de contratos mais longos, uma vez que a média de tempo deste documento gira em torno 7 anos, oferecendo uma margem de segurança para que o imóvel não fique vazio por um longo período. Por seu caráter comercial, o metro quadrado deste tipo de sala está sempre em alta proporcionando rentabilidade em um investimento a curto, médio ou longo prazo.

E caso você não planeje utilizá-lo como forma de aluguel ou revenda, com uma boa pesquisa nos lançamentos, a possibilidade de possuir uma sede empresarial com infraestrutura moderna, instalações de qualidade e localização privilegiada pode ser um enorme diferencial para o seu negócio. Atualmente, em Goiânia por exemplo, já existem lançamentos de torres comerciais com heliponto, sala vip e até com estrutura de eventos, hotel e mall.

É o conceito Mixed use se integrando ao melhor que a cidade pode proporcionar.

Investimentos em quartos de hotel

A conveniência de possuir um quarto de hotel é, também, um atrativo que vem chamando a atenção dos players investidores. Uma vez que a sua limpeza e manutenção estará sob responsabilidade da rede responsável pelo complexo, o quarto estará sempre em perfeitas condições para aluguel, seja diário ou em temporadas, ou até mesmo para alocação de pessoas próximas, sem que precise se preocupar com as condições da unidade.

Os hotéis mais novos, alguns sendo lançados nos próximos meses, já prometem experiências exclusivas que irão elevar o valor da diária ao mesmo tempo que irão atrair pessoas mais exigentes para se hospedar ali. É possível encontrar hotéis com piscina, spa, sauna, academia, restaurantes, espaços gourmets exclusivos e até conveniências. Tudo isso sem precisar sair do prédio.

Com tantos atrativos, a ideia é que qualquer pessoa que esteja de passagem por aquela cidade, independente do motivo, aposte em quartos destes complexos já que o hotel consegue receber todos os tipos de públicos e para todas as finalidades.

Com tantos formatos de investimentos, como imóveis, salas comerciais e até quartos de hotel, descobrir grandes vantagens para investir em imóveis não é uma tarefa difícil.  Desta forma, quem tem interesse em um novo formato de aplicação em ativos, pode ter resultados lucrativos e vantagens no investimento, principalmente no formato mixed use dos novos complexos. O certo é conhecer o mercado onde deseja investir e escolher a melhor tipologia para sua aplicação. Assim, investindo em imóveis residenciais, comerciais ou em quartos de hotel você poderá ter um bom retorno, com segurança e tranquilidade.

Gostou do conteúdo? Compartilhe e continue acompanhando o nosso blog!

Categorias: Investimento

Assuntos relacionados

Ver todos
Canal

Investimento

Como declarar imóveis no imposto de renda em 2022?

É comum aparecerem dúvidas referente ao pagamento do imposto de renda e as necessidades da declaração em 2022.

Canal

Investimento

Praças dentro dos edifícios ajudam a enfrentar o distanciamento social

Durante a pandemia, moradores de edifícios que contam com amplas áreas verdes estão encarando o distanciamento com mais tranquilidade

Canal

Investimento

Como decorar o apartamento para o natal em 2021?

Deixar o apartamento bonito e por dentro das tendências natalinas de 2021 pode garantir muitos elogios na hora de receber visitas.