20 Mar, 20

Nós brasileiros estamos sempre acostumados a nos divertir na rua, fazer passeios e reunir família e amigos, não é mesmo!? Mas estamos passando por momentos complicados e é preciso nos adaptarmos a uma nova rotina em casa. Para fugir da monotonia e entreter toda a família, preparamos um conteúdo especial sobre coisas pra fazer no seu apartamento durante a quarentena.


Para quem ainda está trabalhando, quem está trabalhando de casa ou até mesmo de férias, é importante encontrar alternativas do que fazer em casa durante esse período de reclusão, para que os impactos, principalmente no corpo e na mente não sejam grandes. Confira o que fazer para se distrair!

 

1 – Tente manter sua rotina

Algumas profissões não poderão paralisar 100% suas atividades e, por isso, trabalharão em casa normalmente na modalidade home office. Porém, é importante que você saiba que trabalhar em casa não significa trabalhar 24h.


Respeite sua carga horária normal de trabalho. Siga os horários de início, intervalos para as refeições e também para finalizar as atividades. A partir daí, gaste seu tempo com coisas que irão tirar o peso da quarentena e ajudar a aliviar o estresse e a ansiedade causada por toda essa situação.


DICA: Se for possível, transforme um espaço de seu apartamento em seu ambiente de trabalho, transformando num local calmo e sem muitas distrações. Mas lembre-se, especialistas alertam para que os profissionais não se cobrem a mesma produtividade que conseguem desempenhar no escritório, devido a mudança brusca de rotina e ambiente.

 

2 – Faça exercícios físicos!

Se você tinha uma rotina de exercícios físicos, continue! Mesmo com as academias fechadas, inclusive as do condomínio, diversas empresas como a SmatFit liberaram aulas gratuitas e com diversas modalidades diferentes para auxiliar a quem está em casa por todo esse período.


Se você não tinha essa rotina por falta de tempo, está ai uma oportunidade! Você não está mais perdendo horas em engarrafamento. Que tal utilizar esse tempo agora em atividades físicas? Comece com exercícios mais leves e vá aumentando o ritmo aos poucos. Você pode aproveitar a sala do seu apartamento, sua varanda ou até mesmo a junção das duas e fazer seus exercícios sem medo de se esticar bastante.


Agindo assim você contribui não só para sua saúde física, mas também para a mental.

 

3- Se aventure na cozinha

Que tal aprender a cozinhar ou a preparar uma nova receita nesse período? As redes sociais disponibilizam diversos materiais sobre isso. Além disso, as aulas também foram interrompidas, isso significa que a criançada está toda em casa, cheia de energia e quase entrando no pico do tédio.


Você poderá utilizar receitas fáceis para entreter as crianças e contar com ajuda delas na cozinha, mas é claro, com todo o cuidado que elas precisam. Doces como cupcakes e biscoitos são uma ótima pedida para que os pequenos ajudem no preparo.


Outra ótima ideia é chamar todo mundo pra cozinha e fazer uma refeição em família. Divida as tarefas e no fim, todo mundo terá ajudado um pouco na receita.

 

4 – Promova competições em família

Sabe aqueles jogos esquecidos no armário? Dama, imagem em ação, xadrez, Uno, Banco Imobiliário, War, entre outros. Os jogos que já divertiram a turma, hoje podem ser uma opção incrível para o entretenimento. Convide todos que estão em sua casa para jogar, ensine as regras para todos e façam uma competição.

 

Além disso, existem os videogames e outros jogos que necessitam de itens simples para acontecer, como Stop. Vocês podem fazer a competição na sua varanda enquanto comem alguma coisa gostosa. Uma boa pedida, né?

 

5 – Faça cursos Online

 

Devido a quarentena, algumas instituições de educação decidiram prestar solidariedade à população que está em casa, inclusive aquelas não podem ir para seus cursos habituais. Instituições como a Harvard, Senai e a UFRGS  disponibilizaram diversos de seus cursos que antes eram pagos na modalidade gratuitas. Dessa forma, você pode se atualizar com cursos bastante interessantes de forma rápida e em casa.


Além disso, há outros diversos sites espalhados na internet que já oferecem cursos de curta duração, gratuitos, em diversos segmentos. Adquirindo mais conhecimento e otimizando seu tempo livre, a quarentena passa rapidinho, pode ter certeza!

 

6 – Assista séries e filmes interessantes

 

Várias empresas de TV a cabo optaram, para entreter a população, a liberar todos os canais para os telespectadores. Além disso, temos os serviços de streaming que já são bastante utilizados por todos como Netflix, Globoplay e Amazon.


Por isso, o que não falta é conteúdo interessante, desde filmes a seriados, você pode absorver muito conhecimento ou somente se divertir assistindo às opções disponível. Há diversos conteúdos na internet com indicações de séries e outros conteúdos pra você aproveitar nos próximos dias.

 

 7 – Cuidado com a limpeza


A orientação é que todos permaneçam em casa, mas, caso algum membro da família tenha que sair para ir a algum tipo de comércio, trabalhar ou somente colocar o lixo para fora de casa, é extremamente importante ter cuidado e seguir as etiquetas de prevenção.


Procure sempre passar álcool ou algum tipo de desinfetante nas superfícies das áreas comuns do apartamento, tenha o hábito de tirar os sapatos antes de entrar em casa, higienizar as mãos assim que chegar no seu apartamento, além de ter muito cuidado com as roupas que você usou ao transitar na rua. Todo o cuidado é pouco nesse momento.

 

8 – Ajude seus vizinhos

Temos certeza que em seu condomínio existem pessoas idosas ou no grupo de risco. Por que não ajudar essas pessoas?

Informe aos mais velhos do seu prédio quando você estiver indo ao mercado, farmácias ou qualquer local de busca de suprimentos. Dessa forma, você pode fazer as compras que esse idoso precisa e pode entregar para ele com maior segurança e sem que essas pessoas corram risco de se contaminar na rua.Caso seja você alguém que se enquadre no grupo de risco, peça ajuda e se mantenha em quarentena.

Bom, atividades para se fazer durante esse período é o que não falta, não é mesmo!? Além dessas dicas, existem outras opções de coisas pra se fazer no apartamento durante a quarentena. O importante é nos manter seguros no decorrer dos próximos dias e nos cuidados pelo bem de todos.

Cuide-se e divirta-se! Neste momento, resguardar a saúde de todos é uma atitude Consciente!

 

Gostou do conteúdo? Curta e compartilhe com seus amigos e familiares.



Categorias: Sustentabilidade

Assuntos relacionados

Ver todos
Canal

Sustentabilidade

Como proteger seu apartamento do novo Coronavírus?

Saiba mais como proteger você e sua família do novo coronavírus e prevenir a contaminação do seu apartamento

Canal

Sustentabilidade

Troféu Goiás de Gestão Ambiental 2011

A Consciente Construtora e Incorporadora foi premiada por suas ações ambientais.