Ligue agora
(62) 3086-5000Reunidos para um almoço no restaurante L´etoile D´Argent no dia 03 de dezembro, representantes da Consciente Construtora e Incorporadora e grandes nomes do jornalismo goiano se informaram sobre as ações sustentáveis que foram desenvolvidas ao longo dos últimos anos e conheceram os expressivos resultados gerados para a sociedade, colaboradores e meio ambiente.
Levantamento em âmbito nacional realizado pelo instituto FSB Pesquisa registra um panorama da responsabilidade social na construção civil. No ano de 2011, o estudo mostra que 58% das construtoras desempenhavam alguma ação social ou de Responsabilidade Social Empresarial (RSE). O estudo ouviu 202 construtoras, em 12 Regiões Metropolitanas do Brasil, oito delas em Goiânia. As principais iniciativas estavam ligadas ao meio ambiente (38%), a saúde dos colaboradores (35%) e capacitação da equipe (35%).
Com 32 anos de história, a Consciente estruturou seu setor de Responsabilidade Social na empresa em 2008 e, a partir de então, passou a desenvolver projetos voltados aos colaboradores, parceiros e a comunidade. O presidente da empresa, Ilézio Inácio Ferreira, explica que, neste momento, aconteceu uma ruptura, dentro da empresa, no entendimento entre os conceitos de filantropia e de responsabilidade social. “A filantropia é uma caridade. Já a responsabilidade social é um investimento que traz retorno e que não deve ser confundido com filantropia”, diz.
Para Ilézio, investir em ações de responsabilidade social tornou-se imprescindível porque é preciso cuidar da sociedade que irá retroalimentar o negócio. “Nós entendemos que essas ações promovem um ganha-ganha. Se cuidamos, por exemplo, de nosso colaborador, sua resposta provavelmente será a motivação no trabalho e a fidelização; se cuidamos de nossas praças e parques, o bairro fica mais agradável, a população ganha um espaço de lazer e os imóveis do entorno ganham em valorização”, ressalta.
Para apresentar suas ações de responsabilidade social, a empresa lançou seu 2º Relatório de Sustentabilidade, um livro com cerca de 100 páginas que mostra os resultados das atividades de 2012 e 2013. O levantamento, realizado com base nos critérios de mensuração do Instituto Ethos, mostra que a performance de responsabilidade social da Consciente teve um crescimento de 132% em relação ao Balanço anterior.