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(62) 3086-5000Em caráter global, marcas de grande reconhecimento como Lamborghini, Rolex e Hermès sempre foram autoridades no mercado de luxo e sinônimos de qualidade, exclusividade e status.
A Birkin, bolsa exclusiva da marca de luxo Hermès, por exemplo,
completa 40 anos em 2024. E a cada ano, sua procura e também o seu preço
aumenta. A justificativa se escora na escassez, na qualidade e na autenticidade
do produto.
A Hermès intencionalmente limita a produção do acessório para
dar prioridade à produção com qualidade imperativa, que vai do tratamento ao
animal do qual será retirado o couro que produzirá a bolsa até o serviço de
reparo vitalício que a marca de luxo oferece. Toda essa demanda e esse apreço
pela exclusividade e pela qualidade fez com que a empresa, em 2023, crescesse
21%.
Também no ano passado, a Lamborghini viu sua receita aumentar
em 12,1%. Pode se dizer que a força e a inovação ajudaram a alavancar esse
valor, visto que a Urus, primeiro SUV da marca, se destacou enormemente com os
ávidos compradores da marca. A conhecida excelência se modernizou, aperfeiçoou
seus designs, trouxe inovação ao mercado de luxo e a resposta veio por ainda
mais busca por seus produtos.
O mercado de luxo tem angariado cada vez mais espaço no mercado,
obrigando que as marcas se renovem ou encontrem alternativas para dar vazão à
grande procura. Com isso, outras categorias de mercado de luxo também surgiram
e ganharam grande espaço, caso dos relógios assinados como os da marca Rolex.
Dadas as proporções e o grande avanço nessa área, o consumo se expandiu
ainda mais, atingindo mercados ainda mais nichados. Em voga e muito em
alta hoje em todo o mundo, o design brasileiro no setor imobiliário de alto
padrão.
Nessa fatia, os players também apostam em inovação, na escassez e na
exclusividade. Arquitetos renomados, materiais de qualidade superior,
assinaturas específicas e de casas de design, e grande aposta em lazer. Todos
são fatores que elevam o nível de autenticidade e do valor de um produto imobiliário,
bem como a sua demanda, cada vez em níveis maiores.
Esse mercado pode ser visto nos bairros mais abastados de São Paulo, que
conta com prédios com assinatura de
Márcio Kogan e Isay Weinfield para IdeaZarvos!,
grandes nomes da arquitetura moderna nacional, mas também com Leonardo Zanatta,
revelação da arquitetura brasileira com diversos projetos internacionais.
Mas não é só em São Paulo ou Rio de Janeiro que esse potencializado
mercado vem atuando com força. Goiânia, no Centro-Oeste do Brasil, vem despontando
como um dos maiores mercados de luxo em todo o país, fato corroborado pela
presença de grandes marcas de luxo, como a Dolce & Gabbana,
Gucci, entre outras, que chegaram nos últimos anos na cidade.
E no mercado imobiliário, a busca pela exclusividade extrema também se
agitou. A Consciente Construtora e Incorporadora, por exemplo, trouxe a
assinatura internacional do World Trade Center para um de seus projetos que une
residencial, office, mall gastronômico e hotel numa única unidade. Um
projeto de proporções inéditas para a região, que conta com a assinatura do
renomado Carlos Rossi, arquiteto brasileiro super premiado.
Em sequência, lançou o Auro, um projeto de um apartamento por andar
inspirado pelas curvas brasileiras. A Consciente convidou Claudia Albertini,
arquiteta especializada em empreendimentos de luxo, residente de São Paulo,
para assinar uma curadoria que também fez sua estreia na cidade. A artista
apostou na unicidade de mobiliários e peças de design feitos por artistas
brasileiros, transformando o Auro em uma galeria de arte habitável. Ele ainda
conta com vista verde permanente, paisagismo por Cardim e uma série de
exclusividades jamais vista em Goiânia.
Para o seu próximo projeto, convidou Leonardo Zanatta, uma das maiores
revelações da arquitetura nacional. O arquiteto gaúcho será responsável pela
arquitetura e pelo design de interiores do projeto. Localizado em uma das áreas
mais nobres da cidade, o Setor Oeste, a Consciente mais uma vez se inspirou no
design brasileiro para a construção do seu novo empreendimento, o Fascino
Consciente, um projeto inovador de residências boutique de 76 a 130 m², com
apartamentos de 1 a 3 suítes.
Zanatta já assinou projetos em Abu Dhabi, Taiwan e na China, e
recentemente esteve na Feira de Design em Milão. Seu currículo comprova a busca
incessante por esse novo item de luxo, o design brasileiro, marcado pela
inovação e pela originalidade. Ganhador de 3 prêmios Saint-Gobain, o maior
prêmio da arquitetura brasileira, Zanatta marca esse novo momento para o
mercado imobiliário e, principalmente, o mercado de luxo.
Em paralelo, tanto a conhecida Hermès quanto a Consciente
entendem o poder da exclusividade nesse mercado específico. A qualidade
inerente, o apreço pelos detalhes e o toque de autenticidade em cada produto
são fatores decisivos na hora da escolha. O design brasileiro se encaixou nesse
setor como uma luva e se revela como o mais novo diferencial entre os
concorrentes.