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(62) 3086-5000Em caráter global, marcas de grande reconhecimento como
Lamborghini, Rolex e Hermès sempre foram autoridades no mercado de luxo e
sinônimos de qualidade, exclusividade e status.
A Birkin, bolsa exclusiva da marca de luxo Hermès, por
exemplo, completa 40 anos em 2024. E a cada ano, sua procura e também o seu
preço aumenta. A justificativa se escora na escassez, na qualidade e na
autenticidade do produto.
A Hermès intencionalmente limita a produção do acessório
para dar prioridade à produção com qualidade imperativa, que vai do tratamento
ao animal do qual será retirado o couro que produzirá a bolsa até o serviço de
reparo vitalício que a marca de luxo oferece. Toda essa demanda e esse apreço pela
exclusividade e pela qualidade fez com que a empresa, em 2023, crescesse 21%.
Também no ano passado, a Lamborghini viu sua receita
aumentar em 12,1%. Pode se dizer que a força e a inovação ajudaram a alavancar
esse valor, visto que a Urus, primeiro SUV da marca, se destacou enormemente
com os ávidos compradores da marca. A conhecida excelência se modernizou,
aperfeiçoou seus designs, trouxe inovação ao mercado de luxo e a resposta veio
por ainda mais busca por seus produtos.
O mercado de luxo tem angariado cada vez mais espaço no
mercado, obrigando que as marcas se renovem ou encontrem alternativas para dar
vazão à grande procura. Com isso, outras categorias de mercado de luxo também
surgiram e ganharam grande espaço, caso dos relógios assinados como os da marca
Rolex.
Dadas as proporções e o grande avanço nessa área, o consumo
se expandiu ainda mais, atingindo mercados ainda mais nichados. Em voga e muito
em alta hoje em todo o mundo, o design brasileiro no setor imobiliário de alto
padrão.
Nessa fatia, os players também apostam em inovação, na
escassez e na exclusividade. Arquitetos renomados, materiais de qualidade
superior, assinaturas específicas e de casas de design, e grande aposta em
lazer. Todos são fatores que elevam o nível de autenticidade e do valor de um
produto imobiliário, bem como a sua demanda, cada vez em níveis maiores.
Esse mercado pode ser visto nos bairros mais abastados de
São Paulo, que conta com prédios com assinatura de Márcio Kogan e Isay
Weinfield para IdeaZarvos!, grandes nomes da arquitetura moderna nacional, mas
também com Leonardo Zanatta, revelação da arquitetura brasileira com diversos
projetos internacionais.
Mas não é só em São Paulo ou Rio de Janeiro que esse
potencializado mercado vem atuando com força. Goiânia, no Centro-Oeste do
Brasil, vem despontando como um dos maiores mercados de luxo em todo o país,
fato corroborado pela presença de grandes marcas de luxo, como a Dolce &
Gabbana, Gucci, entre outras, que chegaram nos últimos anos na cidade.
E no mercado imobiliário, a busca pela exclusividade extrema
também se agitou. A Consciente Construtora e Incorporadora, por exemplo, trouxe
a assinatura internacional do World Trade Center para um de seus projetos que
une residencial, office, mall gastronômico e hotel numa única unidade. Um
projeto de proporções inéditas para a região, que conta com a assinatura do
renomado Carlos Rossi, arquiteto brasileiro super premiado.
Em sequência, lançou o Auro, um projeto de um apartamento por andar inspirado pelas curvas brasileiras. A Consciente convidou Claudia Albertini, arquiteta especializada em empreendimentos de luxo, residente de São Paulo, para assinar uma curadoria que também fez sua estreia na cidade. A artista apostou na unicidade de mobiliários e peças de design feitos por artistas brasileiros, transformando o Auro em uma galeria de arte habitável. Ele ainda conta com vista verde permanente, paisagismo por Cardim e uma série de exclusividades jamais vista em Goiânia.
Para o seu próximo projeto, convidou Leonardo Zanatta, uma
das maiores revelações da arquitetura nacional. O arquiteto gaúcho será
responsável pela arquitetura e pelo design de interiores do projeto. Localizado
em uma das áreas mais nobres da cidade, o Setor Oeste, a Consciente mais uma
vez se inspirou no design brasileiro para a construção do seu novo
empreendimento, o Fascino Consciente, um projeto inovador de residências
boutique de 76 a 130 m², com apartamentos de 1 a 3 suítes.
Zanatta já assinou projetos em Abu Dhabi, Taiwan e na China,
e recentemente esteve na Feira de Design em Milão. Seu currículo comprova a
busca incessante por esse novo item de luxo, o design brasileiro, marcado pela
inovação e pela originalidade. Ganhador de 3 prêmios Saint-Gobain, o maior
prêmio da arquitetura brasileira, Zanatta marca esse novo momento para o
mercado imobiliário e, principalmente, o mercado de luxo.
Em paralelo, tanto a conhecida Hermès quanto a Consciente
entendem o poder da exclusividade nesse mercado específico. A qualidade
inerente, o apreço pelos detalhes e o toque de autenticidade em cada produto
são fatores decisivos na hora da escolha. O design brasileiro se encaixou nesse
setor como uma luva e se revela como o mais novo diferencial entre os
concorrentes.