15 Out, 24

Em caráter global, marcas de grande reconhecimento como Lamborghini, Rolex e Hermès sempre foram autoridades no mercado de luxo e sinônimos de qualidade, exclusividade e status.

A Birkin, bolsa exclusiva da marca de luxo Hermès, por exemplo, completa 40 anos em 2024. E a cada ano, sua procura e também o seu preço aumenta. A justificativa se escora na escassez, na qualidade e na autenticidade do produto.

A Hermès intencionalmente limita a produção do acessório para dar prioridade à produção com qualidade imperativa, que vai do tratamento ao animal do qual será retirado o couro que produzirá a bolsa até o serviço de reparo vitalício que a marca de luxo oferece. Toda essa demanda e esse apreço pela exclusividade e pela qualidade fez com que a empresa, em 2023, crescesse 21%.

Também no ano passado, a Lamborghini viu sua receita aumentar em 12,1%. Pode se dizer que a força e a inovação ajudaram a alavancar esse valor, visto que a Urus, primeiro SUV da marca, se destacou enormemente com os ávidos compradores da marca. A conhecida excelência se modernizou, aperfeiçoou seus designs, trouxe inovação ao mercado de luxo e a resposta veio por ainda mais busca por seus produtos.

O mercado de luxo tem angariado cada vez mais espaço no mercado, obrigando que as marcas se renovem ou encontrem alternativas para dar vazão à grande procura. Com isso, outras categorias de mercado de luxo também surgiram e ganharam grande espaço, caso dos relógios assinados como os da marca Rolex.

Dadas as proporções e o grande avanço nessa área, o consumo se expandiu ainda mais, atingindo mercados ainda mais nichados. Em voga e muito em alta hoje em todo o mundo, o design brasileiro no setor imobiliário de alto padrão.

Nessa fatia, os players também apostam em inovação, na escassez e na exclusividade. Arquitetos renomados, materiais de qualidade superior, assinaturas específicas e de casas de design, e grande aposta em lazer. Todos são fatores que elevam o nível de autenticidade e do valor de um produto imobiliário, bem como a sua demanda, cada vez em níveis maiores.

Esse mercado pode ser visto nos bairros mais abastados de São Paulo, que conta com prédios com assinatura de Márcio Kogan e Isay Weinfield para IdeaZarvos!, grandes nomes da arquitetura moderna nacional, mas também com Leonardo Zanatta, revelação da arquitetura brasileira com diversos projetos internacionais.

Mas não é só em São Paulo ou Rio de Janeiro que esse potencializado mercado vem atuando com força. Goiânia, no Centro-Oeste do Brasil, vem despontando como um dos maiores mercados de luxo em todo o país, fato corroborado pela presença de grandes marcas de luxo, como a Dolce & Gabbana, Gucci, entre outras, que chegaram nos últimos anos na cidade.

E no mercado imobiliário, a busca pela exclusividade extrema também se agitou. A Consciente Construtora e Incorporadora, por exemplo, trouxe a assinatura internacional do World Trade Center para um de seus projetos que une residencial, office, mall gastronômico e hotel numa única unidade. Um projeto de proporções inéditas para a região, que conta com a assinatura do renomado Carlos Rossi, arquiteto brasileiro super premiado.

Em sequência, lançou o Auro, um projeto de um apartamento por andar inspirado pelas curvas brasileiras. A Consciente convidou Claudia Albertini, arquiteta especializada em empreendimentos de luxo, residente de São Paulo, para assinar uma curadoria que também fez sua estreia na cidade. A artista apostou na unicidade de mobiliários e peças de design feitos por artistas brasileiros, transformando o Auro em uma galeria de arte habitável. Ele ainda conta com vista verde permanente, paisagismo por Cardim e uma série de exclusividades jamais vista em Goiânia.

Para o seu próximo projeto, convidou Leonardo Zanatta, uma das maiores revelações da arquitetura nacional. O arquiteto gaúcho será responsável pela arquitetura e pelo design de interiores do projeto. Localizado em uma das áreas mais nobres da cidade, o Setor Oeste, a Consciente mais uma vez se inspirou no design brasileiro para a construção do seu novo empreendimento, o Fascino Consciente, um projeto inovador de residências boutique de 76 a 130 m², com apartamentos de 1 a 3 suítes.

Zanatta já assinou projetos em Abu Dhabi, Taiwan e na China, e recentemente esteve na Feira de Design em Milão. Seu currículo comprova a busca incessante por esse novo item de luxo, o design brasileiro, marcado pela inovação e pela originalidade. Ganhador de 3 prêmios Saint-Gobain, o maior prêmio da arquitetura brasileira, Zanatta marca esse novo momento para o mercado imobiliário e, principalmente, o mercado de luxo.

Em paralelo, tanto a conhecida Hermès quanto a Consciente entendem o poder da exclusividade nesse mercado específico. A qualidade inerente, o apreço pelos detalhes e o toque de autenticidade em cada produto são fatores decisivos na hora da escolha. O design brasileiro se encaixou nesse setor como uma luva e se revela como o mais novo diferencial entre os concorrentes.