10 Mai, 14

Sete dias, cerca de 100 atrações e uma programação que se pauta na diversidade. Considerado um dos festivais mais importantes de todo o País, o Bananada chega à sua 16ª edição colocando Goiânia como a capital dos festivais de música alternativa. Promovido pela Construtora Música e Cultura com patrocínio do Programa Petrobras Cultural, o evento acontece durante os dias 12 a 18 de maio, com uma verdadeira reunião de música, artes visuais, gastronomia e skate.

A diversificada programação se dá a partir do já consagrado “Quanto Vale o Show?”, no qual o público paga o valor que acha justo pelos shows. O objetivo é promover um contato único entre o público e os artistas, de forma democrática e acessível a todos. Além de levar inúmeros shows para os palcos do Centro Cultural Oscar Niemeyer, o Bananada 2014 ainda movimenta as casas noturnas e bares de toda a Goiânia, durante a semana, através do Bananada nas Casas e Esquentas.

As mais de 60 atrações musicais promovem um intercâmbio entre diversos cenários brasileiros e internacionais, como Canadá, Estados Unidos, França, Portugal e Austrália. O Bananada ainda desenvolve uma série de ações voltadas para quem produz música. O projeto Fábrica do Som, por exemplo, reunirá 12 bandas selecionadas para o festival para gravarem no Estúdio RockLab.

Além disso, para este ano, a 16ª edição do festival ainda promove diversos projetos complementares. Em parceria com a Inker Agência Cultural, o Bananada 2014 realiza o SUB POP FESTIVAL. Trata-se de uma turnê oficinal do legendário selo, que acontece em Santiago, no Chile, 10; Buenos Aires, na Argentina, em 11; e em São Paulo, 15 de maio.

Para compor a programação de peso, a banda americana realizou uma curadoria especial para a edição sul-americana do selo. Os dois nomes de destaque da nova geração do selo foram: o trio canadense Metz e o quarteto The Obits, do Brooklyn, Nova York. Além disso, a banda Mudhoney completa o trio de peso que se apresenta em Goiânia, no dia 16 de maio, na sexta-feira de Bananada.

GASTRONOMIA, ARTES VISUAIS, SKATE E PRODUÇÃO AUDIOVISUAL

Em sua 16ª edição, o 2º Circuito Gastronômico de Goiânia Rock City e a exposição Blackbook, programação que envolve as artes visuais, integram as ações do festival, com patrocínio da PETROBRAS. Um conjunto dos melhores chefes de cozinha de Goiânia ilustra uma semana de gastronomia para agitar ainda mais o Bananada 2014. Durante os dias 07 a 18 de maio, será servido nos restaurantes/bares/lanchonetes/cafés parceiros da Construtora Música e Cultura um cardápio especial, com preços acessíveis ao público, além dos locais se transformarem em palcos, com djs e bandas.

Com curadoria e produção da Chef Emiliana Azambuja, estão confirmados no circuito de restaurantes: Tribo Restaurante, Ateliê do Grão, Velvet Rock n’ Roll Bar, P di Pizza, Poemar Gourmet, Underdog Street Food, Tiobákinas, Bar do Piry, Sapparo Japonese Food, Retro Foods And Drinks, Vai Tomar no Kuka Bar, Brown – Muffins and Brownies, Edelweiss Café e Bar, Victoria Gourmet, Gloria Bar e Restaurante, Bar Viracopos, Gelateria Venezia, Café Coreto, Empatada do Alberto e Empório Conceição. Além do circuito de gastronomia, bares e restaurantes também promovem “esquentas” com drinks, petiscos especiais, DJs sets e shows para começar as noites em grande estilo.

De acordo com Emiliana, a intenção é pegar referências de diversos itens dos restaurantes que participam do circuito gastronômico e aproximar à proposta do festival. “No ano passado, na primeira edição, não achei que iria repercutir tamanho. Mas foi um verdadeiro sucesso. As pessoas conheceram as cozinhas dos bares e restaurantes, com preços acessíveis e ingredientes legais. O mais legal são os próprios donos dos estabelecimentos, que exercem uma gastronomia alternativa, criativa, saborosa e inusitada.”

Além do 2º Circuito Gastronômico de Goiânia Rock City, há uma programação especial de artes visuais que agitam o Bananada 2014. Contemplando uma vasta gama de artistas e designers parceiros, tais como Galvão Bertazzi, o trio do Bicicleta sem Freio, Mateus Dutra, Dani Hasse, Luciano Drehmer, Danilo Itty, Kboco, Nitrocorpz, Laura Morgado e Pedro Kastelinjs, a mostra se desenvolve em duas etapas: A Blackbook Exposter e a Bananada Exposter.

Como uma espécie de pocket galeria, a Blackbook dá sequência a um projeto desenvolvido com grande sucesso em 2012 pela Construtora Música e Cultura. De acordo com o produtor da exposição, Mateus Dutra, durante o Bananada serão expostos alguns dos principais exemplares dos pôsteres dos eventos produzidos pela Construtora. Também será montado junto com a exposição um bureau de impressão em parceira com a Galeria Ponto de Brasília. O visitante poderá imprimir na hora e adquirir cópias em print fine art de todos os pôsteres exibidos no local.

A Blackbook Exposter, acontece no Centro Cultural Oscar Niemeyer durante os dias 16, 17 e 18. Antes disso, haverá o Bananada Exposter, com inauguração para dia 23 de abril, no Ateliê do Grão, onde será mostrado toda a trajetória dos pôsteres do festival. “Nessa ação destaca-se a parceria com o designer Maurício Mota, que foi responsável pela identidade visual do evento durante seus primeiros anos”, reitera Dutra.

E para completar a programação de peso do Bananada 2014, a Construtora Música e Cultura ainda abre espaço para a produção audiovisual e o skate. Realizado pela Panaceia Filmes, o SAPPI – Seminário Audiovisual de Produtores e Produtoras Independentes também faz parte do festival. Com o objetivo de discutir o mercado audiovisual brasileiro a partir da perspectiva das empresas e produtores independentes do setor, o encontro acontece entre 14 e 17 de maio, no Instituto Rizzo.

Além disso, o campeonato interativo e dinâmico do Goiânia Crew Attack celebra o skate com os amigos. A dinâmica é simples: os skatistas tem que montar suas “crews”, uma espécie de equipe de amigos para batalhar pela premiação. O evento acontece nos dias 17 e 18 de Maio, no Centro Cultural Oscar Niemeyer.

Uma pista será a maior e mais completa já vista para abrigar alguns dos melhores skatistas amadores do País em busca da premiação que desta vez será em dinheiro. E para ficar ainda melhor, a edição 2014 do Goiânia Crew Attack traz alguns dos mais conhecidos nomes do skate mundial: os americanos Mike Mo Capaldi, Brandon Biebel, David Loy e os brasileiros Rodrigo Petersen e Danilo Cerezini prestigiam o evento no domingo dia 18 com uma demonstração de skate.

A CONSTRUTORA MÚSICA E CULTURA

Criada em 2011, A Construtora Música e Cultura dialoga com projetos que reiteram a importância de se discutir música e cultura no Brasil, como uma janela para dar visibilidade ao cenário independente. Com uma parceria entre os produtores culturais Fabrício Nobre, Daianne Dias, Eline Ferreira, Edimar Filho e Naya Dsousa, a Construtora é uma empresa que atua com booking, agenciamento de shows, gestão de carreira, produção musical e cultural.

Com o objetivo de construir um cenário cada vez mais forte para as bandas independentes, a produtora se distribui em projetos de produção, formação e reflexão da área musical, por meio da realização de festivais, formação de público e produção de apresentações. Atualmente, A Construtora Música e Cultura promove o Festival Bananada, a Fábrica do Som, SUB POP FESTIVAL, Música Consciente e o Skate Rock Sessions.

Além disso, assina a produção das bandas Black Drawing Chalks, Bonde do Rolê, Boogarins, Forgotten Boys, Macaco Bong, Cambriana, Bruna Mendes, Fusile e Hellbenders. Nas artes visuais, a casa de cultura ainda desenvolve parcerias com a exposição BlackBook, o coletivo Bicicleta Sem Freio e com o artista plástico Mateus Dutra.

ANOTE

16ª BANANADA

Data: 12 a 18 de maio

Local: Goiânia, Goiás, Brasil

FAN PAGE

https://www.facebook.com/festivalbananada2014