10 Ago, 21

A gestão de condomínios, ainda mais os de alto padrão, realmente não é uma tarefa fácil e por isso algumas construtoras e incorporadoras recomendam aos seus clientes, quando o empreendimento está finalizado, a possibilidade e os benefícios de uma sindicatura profissional. Mas você sabe o que isso significa?

A sindicatura profissional pode ser realizada por alguém que não seja morador do empreendimento e até mesmo por uma empresa qualificada, que tenha referências e experiência para tratativas cotidianas, colaborando para o rápido bem-estar dos moradores e para as melhores escolhas de benfeitorias ao condomínio. Você já pensou como isso funciona na prática?

Continue acompanhando.

O que é uma gestão profissional de condomínios?

Você sempre imaginou que para ser síndico de um condomínio precisa, absolutamente, ser morador do mesmo, certo? Pois é, isso não é uma verdade... O artigo 1.347 do Código Civil Brasileiro estabelece que “a assembleia escolherá um síndico, que poderá não ser condômino, para administrar o condomínio, por prazo não superior a dois anos, o qual poderá renovar-se”. Desta forma, o condomínio pode fazer a opção pela sindicância profissional.

O serviço de sindicância profissional é de extrema importância para as tomadas de decisões, porque os prestadores destes serviços têm maior experiência para agir de forma a gerir corretamente todas as questões do empreendimento, com impessoalidade e profissionalismo. Isso se dá porque a pessoa do síndico, apontada pela sindicatura profissional, já teve contato e atuou em outros empreendimentos, tendo mais experiência com os problemas e necessidades que podem surgir ao longo dos 2 anos de atuação.

Vale salientar também a capacidade que a sindicatura profissional pode oferecer aos moradores do condomínio, reduzindo consideravelmente dos custos operacionais através da gestão financeira especializada, trazendo otimizações para os processos do condomínio e soluções mais simples e com perfeito custo-benefício.

O serviço de sindicância profissional pode ser feito por empresas especializadas e de reconhecimento no mercado, que possuam uma boa estrutura para o atendimento das necessidades do condomínio, assegurando melhores condições para as finanças do empreendimento, para que o mesmo seja gerido com qualidade.

Quais as vantagens de uma gestão profissional de condomínios? 

A sindicatura profissional abre espaço para discussões de suas vantagens. Em Goiânia, por exemplo, alguns empreendimentos que possuem esse modelo de organização e administração apresentam ótimos resultados e muitos elogios de seus moradores devido a:

  • Maior profissionalismo;
  • Menor pessoalidade nas decisões;
  • Melhores contratações;
  • Economia de recursos;
  • Cumprimento de exigências legais;
  • Atuação ciente das responsabilidades cíveis e criminais.

Além da sindicância profissional, algumas empresas prestadoras deste serviço oferecem uma assessoria jurídica inclusa nos serviços prestados, sem honorários adicionais, e ainda possuem sistemas online, que oferecem maior transparência e facilita a comunicação com os condôminos, pois podem acessar, a qualquer momento, os principais dados sobre a gestão condominial, muito interessante, não acha?

O que avaliar antes de contratar uma empresa para administrar o condomínio onde moro? 

O seu apartamento representa o maior patrimônio físico que podemos adquirir por toda vida. Lá estão grandes economias e muitas expectativas que foram criadas durante a construção do empreendimento, caso tenha comprado o apartamento na planta, por exemplo... Dessa forma, é muito importante que esse patrimônio seja administrado por empresas competentes e qualificadas, que garantam a prestação de serviço corretamente e te apoie em qualquer necessidade.

Descubra os benefícios de comprar um empreendimento na planta;

No momento de fazer a contratação de uma equipe profissional para essa sindicatura, é muito importante avaliar todos os itens que estão inclusos no valor cobrado. Por se tratar da contratação de um serviço, é muito comum algumas empresas de síndicos profissionais realizarem propostas com valores muito baixos em busca de ganharem mercado e, dessa forma, não conseguem atender as demandas dos condomínios de acordo com as leis condominiais vigentes.

Vale ressaltar que, como não é do conhecimento de muita gente, o valor cobrado para o serviço de síndico profissional inclui a grande responsabilidade civil e criminal que a empresa assume no condomínio. Assim como um síndico condômino, a empresa administradora do condomínio deve seguir todas as leis e normas condominiais vigentes, podendo ser responsabilizada por qualquer descuido que possa prejudicar os condôminos ou a estrutura do empreendimento.

Por isso, se quer propor ao seu condomínio a contratação de uma sindicatura profissional, atente-se para essas dicas:

  • Analise as propostas:
  • O porte dos empreendimentos que atualmente a empresa administra.
  • A capacitação em áreas como contabilidade, administração, engenharia, direito.
  • Referências atuais e experiência profissional.

  • Verificação da situação da empresa:
  • Verificar se a empresa possui um CNPJ, o que possibilitará identificar o porte da empresa.
  • Verificar a localização do escritório em relação ao condomínio.
  • Verificar se a empresa possui uma equipe qualificada para suporte nas demandas do condomínio.
  • Verificar se a empresa possui alguma ação judicial em curso movida por seus clientes.
  • Verificar se a empresa emite nota fiscal e faz o recolhimento dos tributos.
  • Verificar se a empresa possui plantão de atendimento 24 horas.

Agora, se na reunião de condomínio os moradores decidiram em comunidade realmente contratar uma sindicatura profissional, temos uma dica... que tal questionar à construtora ou incorporadora que entregou o empreendimento? Ela poderá indicar uma empresa responsável, com bons históricos de trabalho e com garantia de bom serviço, evitando até mesmo todo o trabalho dos moradores em realizarem uma escolha em conjunto de uma empresa, como demonstrado anteriormente.

Se você é proprietário de um imóvel e está pensando sobre a possibilidade de sugerir a sindicatura profissional, invista em quem irá administrá-lo com seriedade e responsabilidade. Converse com os outros condôminos e esteja presente em todas as reuniões e assembleias, é importante saber e ter controle de quem irá cuidar do património e do investimento imobiliário que você realizou, afinal, ele foi bastante esperado e com certeza é muito importante para você e sua família, não é?.

Conseguiu ter visão holística sobre como funciona e como a sindicatura profissional? Acredite, uma boa escolha com certeza será benéfica para o empreendimento onde você mora. Tudo isso é importante e impacta na conservação do empreendimento e na qualidade da equipe que atende a sua família e visitantes.

Gostou do conteúdo? Compartilhe e continue acompanhando o nosso blog semanalmente! 



Categorias: Investimento

Assuntos relacionados

Ver todos
Canal

Investimento

4 formas diferentes de realizar investimentos em imóveis

É possível investir no mercado imobiliário de maneiras diferentes, mas com a segurança necessária.

Canal

Investimento

O que é o conceito floresta de bolso do WTC Goiânia?

A prática é referência em inovação, reflorestamento e prática da sustentabilidade nos maiores complexos do Brasil.