27 Fev, 20

Adquirir um imóvel é uma possibilidade de investimento e retorno futuro e, além disso, é também uma maneira de garantir uma vida tranquila e sem preocupações geradas por despesas com aluguel e pela burocracia que ronda esse processo. Em geral, quando pensamos em comprar um lugar para morar, avaliamos diversas variáveis, entre elas a possibilidade de comprar um apartamento na planta. Essa opção gera diversas dúvidas e questionamentos antes e durante o processo.

 

Mas calma, esses questionamentos são mais comuns do que você imagina e, por incrível que pareça, também podem ser esclarecidos de forma bem tranquila. Na compra de um apartamento na planta, existem pontos que precisam ser avaliados como, por exemplo, o tempo de espera pela entrega das chaves, a instantaneidade da aquisição e o fluxo de pagamento e das parcelas.


A aquisição de um apartamento na planta é uma opção interessante para quem não tem tanta pressa na mudança, mas quer garantir um espaço para chamar de seu. Com o fluxo de pagamento planejado, você pode adequar às parcelas ao seu planejamento de gastos mensais e aproveitar um valor diferenciado. Ao comprar um apartamento na planta você ganha, também, com a valorização futura do imóvel como um todo e a possibilidade de personalização, o que deixará tudo com sua cara e com aquele toque especial. Mas não para por ai! Confira mais vantagens de comprar um apartamento na planta.


TUDO NOVO E PERSONALIZADO


Tudo novinho em folha. Sim, com a aquisição de um imóvel na planta você tem a possibilidade de ter um apartamento que ninguém morou e que será entregue assim que pronto, primeiramente pra você. O local não terá problemas estruturais por tempo de uso nem defeitos aparentes devido ao cuidado do morador anterior. Além disso, as grandes construtoras possibilitam que o cliente personalize o apartamento, para que fique ainda mais adequado para o proprietário. Trocar bancadas, integrar ou dividir espaços, revestimentos refinados e muito mais, você consegue deixar o seu imóvel exatamente com a sua cara!


FACILIDADE DE PLANEJAR O PAGAMENTO


O apartamento na planta possui um fluxo de pagamento bem diferente do imóvel pronto. Ele se divide em sinal, intermediárias e financiamento. Mas como funcionam as etapas? Vamos explicar cada uma delas.


Inicialmente, ao assinar contrato, o cliente estuda junto à construtora como ele fará para pagar o sinal e as intermediárias do imóvel até a entrega das chaves. A soma dessas duas etapas fica entre 20 e 35% do valor do imóvel. O sinal é o percentual sob o valor do imóvel que deve ser pago à construtora no ato para garantir a compra. Normalmente, essa quantia gira em torno de 5 a 10% do preço de venda do apartamento e algumas empresas oferecem a opção de dividir em até 3 vezes.


Já as intermediárias, somam o valor a ser diluído até a entrega das chaves. Algumas construtoras oferecem um fluxo de pagamento personalizado, no qual o cliente escolhe como pagará o percentual inicial restante, até a entrega das chaves. É importante ressaltar que, durante esse fluxo de pagamento, o cliente precisa estar atento não só às parcelas mensais, mas também, às semestrais e anuais, para que ele consiga desenhar a forma de pagamento ideal, de acordo com seu planejamento financeiro.


E por fim, o cliente escolhe se o restante do valor do imóvel (entre 65 e 70%) ele pagará com recursos próprios, via financiamento bancário e/ou utilizando o FGTS. Após esses passos e, enfim a quitação do imóvel, ele receberá as chaves do seu novo apartamento, sem nenhuma complicação.


PRAZO NA ORGANIZAÇÃO DO FINANCIAMENTO


Em muitos casos, o cliente opta por utilizar o financiamento bancário, como normalmente imóveis na planta são entregues em um prazo médio de 3 anos, o cliente consegue se organizar durante esse tempo para conseguir as melhores condições.


Atualmente, com a “guerra” por juros baixos, os bancos tem oferecido cada vez mais facilidades para financiar um imóvel. No final de 2019 e início de 2020, a Caixa Econômica anunciou mudanças favorecendo os clientes que desejam comprar um apartamento, além de outros bancos como o Santander. Isso tem ajudado e animado bastante os clientes que desejam adquirir o imóvel próprio.


Em geral, o saldo devedor é parcelado pelas instituições financeiras que, através da tabela de juros pré-determinada, concedem o financiamento que será quitado com as devidas correções. O banco realiza o pagamento do valor devedor para a construtora e assume a dívida. Ou seja, o comprador agora deverá quitar com o banco e não mais a construtora.


O grande diferencial da compra de um apartamento na planta é que, apesar de parecer muitas etapas de pagamento, o imóvel acaba saindo bem mais barato se comparado com um imóvel pronto para morar, já que está em período de constante valorização.


VALORIZAÇÃO DO IMÓVEL


Tanto o bairro quanto o empreendimento valorizam ao longo do tempo, principalmente pela evolução das regiões. Com um imóvel em bom estado de manutenção, em um empreendimento que garanta qualidade e tenha diferenciais importantes para manter a qualidade de vida, facilmente a valorização ocorrerá em pouco mais de 1 ano após a entrega das chaves do apartamento, em alguns casos, até mesmo na entrega do empreendimento.


Por isso, aproveitar as facilidades de pagamento e os valores diferenciados para comprar um apartamento na planta é uma excelente alternativa. Além de conseguir um grande retorno sob o seu investimento, você usufrui de vantagens e benefícios exclusivos para essa modalidade de compra de imóvel.


SEGURANÇA AO COMPRAR UM APARTAMENTO NA PLANTA


Alguns percalços que clientes enfrentam ao comprar um imóvel é a sua situação, inclusive, de documentos e impeditivos. Há casos de imóveis usados que possuem algumas restrições que podem tornar o processo de compra bastante moroso e, até mesmo, trazer problemas futuros.


Já os imóveis na planta oferecem menos riscos, restrições e, consequentemente, menos burocracia. É a construtora transferindo a propriedade do imóvel para o primeiro comprador.


DICA BÔNUS


Lembre-se sempre, antes de realizar a compra de um imóvel, pesquise bem e avalie a construtora responsável pelo empreendimento. É de extrema importância que você saiba com quem está negociando, como foram as entregas das obras anteriores como prazos e qualidade construtiva. Por isso, seja curioso, investigue, avalie as redes sociais e procure depoimentos de clientes de outros empreendimentos.


Quanto mais segurança você tiver na construtora, maior a certeza de que seu investimento dará certo e que você terá menos dores de cabeça. Isso vale muito, não é mesmo?


Com tantos diferenciais em uma única compra, é possível agora entender que a compra de um apartamento na planta traz muitos benefícios. Avalie bem suas necessidades e desejos, encontre uma opção que case com seus ideais e, caso queira uma pitada a mais do seu toque no ambiente, verifique com a construtora a possibilidade de fazer ajustes e modificações exclusivas em sua unidade. 


Gostou das dicas?

Compartilhe e continue acompanhando nosso blog!


Categorias: Investimento

Assuntos relacionados

Ver todos
Canal

Investimento

Praças dentro dos edifícios ajudam a enfrentar o distanciamento social

Durante a pandemia, moradores de edifícios que contam com amplas áreas verdes estão encarando o distanciamento com mais tranquilidade

Canal

Investimento

Empreendimento de uso misto conquista espaço entre goianos

Comodidade de fazer tudo em um só lugar é peça-chave para melhorar mobilidade urbana e se torna ainda mais atrativa no contexto da pandemia.