27 Nov, 16

Embora o país tenha amargado um período de incertezas econômicas que culminou com retração do Produto Interno Bruto em 3,8% e recuo do segmento da construção civil na ordem de outros 7,6% em 2015, algumas companhias adotaram medidas preventivas e reativas de adaptação à crise e conseguiram continuar crescendo. A Consciente Construtora e Incorporadora foi uma das empresas demonstraram resiliência, registrando crescimento de R$ 17,14% no biênio 2014 e 2015.

Nestes dois anos, a empresa entregou, rigorosamente em dia, quatro residenciais e lançou um mixed use comercial. Mas o crescimento econômico não está vinculado somente ao resultado comercial de vendas, mostra o documento, mas também nos investimentos no seu público interno, nas ações ambientais e de relacionamento com a comunidade. O desempenho é resultado também aos investimentos sociais da empresa.

É o que indica o Relatório de Sustentabilidade da empresa, que foi divulgado nesta quinta-feira (24/11), em café da manhã na sede da empresa, às 8h. O documento sintetiza desde as ações de governança, de gestão econômico-financeira, social, ambiental, de vendas, e de relacionamento com clientes e colaboradores, apresentando os indicadores de cada área. A elaboração foi feita conforme parâmetros da Global Reporting Initiative (GRI), a mais respeitada organização internacional que normatiza os padrões para redação de relatórios de sustentabilidade.

“O relacionamento com nossos stakeholders foram fundamentais para, em período de economia retraída, fortalecermos nossas parcerias, conquistarmos a preferência do consumidor e engajarmos a equipe. O relatório de sustentabilidademensura justamente o retorno dos investimentos que, apesar de não estarem diretamente ligados à nossa atividade principal, impactam em seus resultados”, considerou o presidente da Consciente Construtora, Ilézio Inácio Ferreira.

Para o público interno, fora os salários, a empresa investiu em outros benefícios para os colaboradores, o que incluiu ações de qualificação, saúde e segurança no trabalho, entre outras. Só de treinamento foram quase 4 mil horas, o que gerou uma média de 2,99 por ano para cada funcionário. No biênio, a empresa implantou o Plano de Cargos, Salários e Carreira, que associado à avaliação de desempenho anual pode resultar em aumento progressivo de salário.