Ligue agora
(62) 3086-5000No canteiro de obras, quando o relógio marca 17 horas é sinal do fim do expediente, momento de voltar para casa e descansar. Não para os colaboradores do empreendimento Like Bueno, da Consciente Construtora. Eles aproveitam o fim dos trabalhos braçais para dar início à atividade física, no próprio canteiro de obras. Cerca de 40 trabalhadores se reúnem na academia, de segunda a quinta-feira, para malhar o corpo e relaxar a mente, como define o educador físico, Adriano de Castro, responsável pelas orientações da turma. “O momento se torna uma terapia para eles. Muitos aproveitam os exercícios e conseguem esquecer os problemas fora do canteiro de obra.”, destaca.
Adriano explica que a iniciativa é muito importante, pois facilita o acesso à qualidade de vida. “Se muitos tivessem que sair daqui, ir para casa e depois frequentar uma academia, acabaria se desanimando no meio do caminho. A oportunidade de ter um local para se exercitar no próprio trabalho incentiva os colaboradores.” Para ele, além do fácil acesso, o fato da academia ser gratuita estimula ainda mais os trabalhadores a se exercitar.
Resultados
O técnico de segurança e um dos idealizadores da academia,Eduardo Alves Ferreira, já sente as diferenças no corpo e na vida, após o início dos exercícios físicos. Ele lembra que quando começou estava acima do peso, com 85 kg. “Consegui perder 10 kg de gordura, pesando 75kg e hoje estou com 80kg, porém de massa muscular”, explica. Ele acrescenta que a disposição também aumentou. “Hoje me sinto bem melhor, meu desempenho e vontade para fazer qualquer atividade é outra.”
Para Eduardo, é de extrema importância o que a academia proporciona. “São práticas de atividades focadas, concentradas para o corpo, diferente do esforço físico que fazemos durante o dia de trabalho.” O técnico ainda ressalta a mudança de hábito na vida dos colegas de trabalho. “Sei de histórias de gente que, depois que passou a frequentar a academia, melhorou tanto a qualidade de vida, que até deixaram de tomar remédios, aumentou a autoestima.”
Iniciativa
Reaproveitamento de restos de latas de tinta, canos PVC, barra de ferro e uma dose de criatividade. Foi assim que nasceu a academia na obra, que completa dois anos em 2014. A ideia da academia partiu de um trabalhador que queria aproveitar o fim do expediente para se exercitar. A ‘malhação’ do colaborador chamou a atenção de outros, que passaram a ser exercitar juntos todos os dias. Até então, o espaço físico da academia ainda não existia. Mas, foi só questão de tempo para que a iniciativa fosse levada à presidência e colocada em prática.
A assistente do departamento de Responsabilidade Social, Flávia Oliveira, explica que a criação da academia se deu quando dois técnicos de segurança do trabalho da Consciente entraram em contato com o Serviço Social da Indústria (Sesi), para conseguir equipamentos de ergometria e musculação. “A ação coincidiu com a troca de equipamentos do Sesi, que nos doou toda a aparelhagem necessária. Na ocasião, conseguimos também o acompanhamento de um educador físico.”
A primeira ação foi a confecção dos pesos utilizados na academia com restos de materiais que seriam descartados para o aterro sanitário, como barras de ferro, latas de tinta, carretilhas, cimento, mangueiras e PVC. “Logo após a autorização da implantação da academia, foi necessária a mobilização de diversos colaboradores para estruturar o local onde ela seria montada.” Flávia destaca que, para garantir o bom funcionamento dos aparelhos de ginástica, uma manutenção dos equipamentos é realizada a cada 15 dias.
Os colaboradores contaram com todo o apoio da Consciente Construtora para iniciar o projeto de montagem da estrutura da academia no canteiro de obras. Seu lançamento foi realizado no dia 18 de abril de 2012, no empreendimento La Musique. Mais de 26 pares de alteres e 15 outros equipamentos passaram a fazer parte do espaço.
Com a finalização do empreendimento La Musique, foi necessária a transferência da academia para um nova obra que comportasse a estrutura dos equipamentos. A Consciente escolheu a obra Like Bueno, no Setor Bueno, para ser o novo local.