Ligue agora
(62) 3086-5000Recurso tecnológico que já é
usado em várias áreas como educação, medicina e engenharia, possibilita visualização
de mais detalhes sobre empreendimento imobiliário por meio de vídeos, animações
e interação com objetos virtuais
Com as
novas tecnologias, definitivamente, a realidade não é mais a mesma. Hoje, ela
pode ser virtual ou aumentada. Seja na medicina, educação, entretenimento ou na
engenharia, ferramentas como a augmented reality, ou realidade
aumentada, têm ganhado cada vez mais aplicabilidade no dia a dia e em diversas
áreas. A tecnologia, que alia computação gráfica ao uso de smartphones,
popularizou-se bastante no ano passado com o game Pokémon GO, mas essa
inovação, além de divertir, tem facilitado a vida de muita gente.
Em Goiânia,
por exemplo, a Consciente Construtora e Incorporadora tem usado a realidade
aumentada para ajudar corretores a comercializar um de seus novos
empreendimentos, o Gaia Consciente Home, além de melhorar a experiência do
cliente com o material de divulgação. A novidade, que permite a visualização de
vídeos do produto, está sendo utilizada para dar vida a imagens estáticas em
catálogos, folders e outros materiais de divulgação do recente lançamento da
construtora.
O uso da
ferramenta possibilita que o potencial cliente visualize melhor muitos detalhes
e tenha uma experiência mais próxima da realidade do que será o empreendimento.
A mídia que antes estava apenas no papel, passa para o smartphone do cliente em
apenas um clique e de onde ele estiver.
De acordo
com o gerente comercial da Consciente, Rafael Rabelo, por meio do aplicativo de
Realidade Aumentada Brasil, as pessoas terão acesso a vídeos informativos sobre
o empreendimento (ver imagem abaixo). “Se a pessoa estiver na rua e
receber o panfleto, poderá, a partir dele e com ajuda do celular, ter acesso a
uma quantidade de informação muito superior à que a mídia impressa pode
apresentar. Entre outras coisas, poderão fazer um tour virtual pela maquete
digital do prédio”.
Vídeo
acessado por meio de realidade aumentada a partir do book do empreendimento Gaia
Consciente Home
A
usabilidade do recurso, de acordo com Rafael, permite ainda animar maquetes e
plantas. “Assim como o óculos de realidade virtual, que já usamos também, a
realidade aumentada é uma ferramenta interativa que possibilita o
aproveitamento de tempo, tanto do profissional que vende, como de quem busca
por um imóvel”, destaca o gerente comercial.
Como
funciona
Essa
interação entre o que é real e o que é virtual é possível por meio de
marcadores, espécie de códigos que ficam nas imagens impressas e que com o uso
das câmeras dos smartphones são captados, então um software disponibiliza um
objeto virtual, que é a realidade aumentada.
Com intuito
de conscientizar pessoas sobre a necessidade de proteger espécies de animais em
extinção, o aplicativo Safari Central (ver imagem acima) promove interações de
pessoas com animais virtuais.
De acordo com Betinho Baccette, diretor da Realidade Aumentada Brasil, empresa
especializada em desenvolvimento de aplicativos de realidade aumentada,
softwares aptos a realizar a leitura dessas referências, com ajuda das câmeras
digitais dos celulares, expõem em tempo real manifestações visuais e até
auditivas do que foi preparado, como animações 3D, vídeos, projeções entre
outros recursos. “Esses marcadores são imagens de alto contraste que podem ser
desde fotografias até publicidades convencionais. A leitura se dá, tanto a
partir de materiais impressos no papel, como diretamente na tela do computador,
basta ter um aplicativo que possibilite essa interação”, explica o diretor da
Realidade Aumentada Brasil.
A
tecnologia, segundo Betinho, existe desde a década de 1970, quando tinha
aplicação militar. “O recurso era utilizado nas cabines de aviões-caça para
facilitar a visualização de mapas entre outras possibilidades”. A realidade
aumentada passou a ser acessível aos civis na década de 1990, quando surgiram
as primeiras webcams. “Agora, com celulares potentes e equipados com câmeras,
além da popularização da internet, as possibilidades de uso desse recurso no
nosso dia a dia tem aumentado”, afirma.
Mercado
imobiliário
A novidade
foi aprovada por profissionais do mercado imobiliário em Goiânia. Segundo
muitos que já usaram a ferramenta, a realidade aumentada facilita o trabalho de
prospecção e vendas. “Se ele [o corretor] está atendendo um cliente fora do
decorado e tem apenas um panfleto em mãos, esse profissional irá conseguir
fazer uma apresentação completa sobre o empreendimento. Portanto, esse recurso
traz celeridade, porque hoje o tempo está cada vez mais escasso; e mobilidade,
para que as pessoas tenham tudo o que precisam onde quer que estejam”, reforça
a Coordenadora de Comunicação e Marketing da Consciente, Carla Brasil.
Para o
coordenador de vendas da URBS Paulo Amaral, com ajuda da ferramenta, o
atendimento do corretor irá melhorar. “Ele vai ter capacidade de interagir com
o cliente de outra forma, mais dinâmica. Facilita o trabalho porque traz uma
inovação, que, por si só, já chama atenção. É uma ferramenta que potencializa a
ação do profissional e ainda confere mais mobilidade - e qualidade - ao
atendimento, já que os vídeos poderão ser acessados de qualquer lugar, desde
que se tenha acesso a um celular, internet e ao link de referência para o
aplicativo”.
O
Gaia Consciente Home é um projeto da Consciente Construtora e Incorporadora,
que em 2014 foi uma das pioneiras a disponibilizar visitas virtuais a empreendimentos
cujas obras nem tinham iniciado por meio de óculos de realidade virtual.
“Possibilitamos que consumidores tivessem uma visão realística do
empreendimento, por dentro e por fora, por meio de óculos de realidade virtual.
Basta que o corretor leve o óculos para seu cliente. Com a realidade virtual,
temos a opção de interagir com outros aspectos dos empreendimentos, como vídeos
que expõem o conceito de moradia que queremos promover, a vista que o cliente
terá do andar escolhido entre outras informações”, observa.