10 Mai, 17

Construtora em Goiânia, com apoio de colaboradoras que já são mães, desenvolve projeto que ajuda funcionárias grávidas. Além de um kit com produtos para higienização do bebê, elas recebem cartilhas com orientações para as mães e os pais.

Há quatro meses e meio, a assistente administrativo Letícia Ferreira da Silva Reis, 23 anos, recebeu uma notícia inesperada: durante um exame para um tratamento de saúde, descobriu que estava grávida de três meses. Embora não tenha planejado, a novidade foi muito bem recebida por ela, que esperava engravidar futuramente. A notícia da vinda de Miguel chegou num período em que ela tentava administrar a conclusão do curso de tecnólogo em construção de edifícios e os preparativos do casamento, de modo que o entusiasmo e a ansiedade ajudaram a tornar a experiência da maternidade um processo ainda mais intenso.

Toda essa ansiedade vinda da gravidez poderia ser ainda mais complicada se Letícia não tivesse encontrado apoio na família, nos amigos e na empresa onde trabalha há quase cinco anos, a Consciente Construtora e Incorporadora. O departamento de Responsabilidade Socioambiental da empresa criou O Projeto Mamãe Consciente, que entrega kits compostos por fraldas, banheira, sabonete entre outros itens de higiene para o bebê, além de cartilhas com orientações para a mãe e o pai. O projeto teve o envolvimento de funcionárias que já são mães, as quais deram dicas valiosas para o período gestacional e os primeiros dias de vida do bebê.

“São dicas que vão desde os cuidados na hora da amamentação até a higienização da criança. Também são dadas dicas para os pais, sobre como eles podem ajudar a gestante durante todo o processo, sempre ressaltando seu papel diante da família em formação”, explica Letícia que já recebeu o seu kit e na próxima segunda-feira (15/5) mais dois serão entregues às outras duas gestantes da empresa em celebração ao Dia das Mães.

Envolvimento
Letícia ressalta que uma das coisas mais positivas do kit foi o envolvimento dos funcionários. “Criamos um e-mail para compartilhar dicas, aprendizados e conteúdos relacionados à gravidez e muita gente tem ajudado. Outro ponto positivo é o chá de fraldas que a empresa organiza e que recebe doações de funcionários de todos os departamentos. Acaba que esse processo da gravidez une pessoas para além da família da gente”, ressalta a colaboradora da Consciente.

De acordo com o Coordenador de Responsabilidade Socioambiental da empresa, Felipe Inácio Alvarenga, a intenção com o projeto foi aproximar as pessoas e criar um clima de bem-estar. “É um gesto de que a empresa entende essa fase especial da vida da mulher, que traz mudanças em vários aspectos e traz novos desafios. Por isso o kit é uma ajuda para trazer um pouco mais de tranquilidade para elas e suas famílias”.

Apoio fundamental

Além de ter ajuda da mãe e do marido, Letícia afirma que tem recebido um enorme apoio dos colegas de trabalho. “Meus colegas cuidam de mim direitinho. Não me deixam comer demais – tem hora que é quase incontrolável – e também entendem que estou em uma fase emotiva, qualquer coisa é motivo para choro”, afirma sorrindo.

Embora esteja mais calma e preparada do que quando soube da gravidez, Letícia admite que tinha uma visão “romântica demais” sobre a maternidade. “A gente tem uma ideia de que é mil maravilhas. Mas a coisa vai muito além. Nosso humor muda porque os hormônios passam a funcionar de uma forma diferente, as roupas não servem mais, a alimentação muda completamente e tudo deixa a gente mais emotiva, por isso precisamos da compreensão das pessoas que nos cercam. Fico feliz de ter encontrado isso aqui na Consciente e na minha família”, diz.

Benefícios e direitos

De acordo com a supervisora da administração de pessoal da Consciente, Ana Léa Barroso, a colaboradora gestante cadastrada no Projeto Mamãe Consciente, a partir do 4º mês de gestação, recebe 1 cartilha para a mamãe, 1 cartilha para o papai e 1 Kit Banho com produtos de higiene e itens diversos, além disso tem acesso a uma desta básica.

“Ainda, por meio da convenção coletiva da categoria de trabalhadores da construção civil, elas têm direito a um bônus por nascimento, referente ao pagamento das despesas diretamente vinculadas ao nascimento da criança, disponibilizados para gastos com fraldas, vacinas, exames e consultas médicas devidamente comprovadas com atestados e notas fiscais”.

Segundo Ana Léa, a empresa tem também o projeto Escola Mirim, que é fruto de uma parceria da Consciente com a ONG Ministério Terra Fértil. “O projeto nasceu em 2015, com o objetivo de oferecer vagas em creches para filhos de colaboradores. Isso inclui alfabetização, aulas de artes, matemática, artesanato entre outras atividades para as crianças com idade entre dois e cinco anos de idade”, informa.

Ela observa ainda que a mulheres grávidas possuem direitos expressos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), entre eles: a estabilidade no emprego por um período de cinco meses, contados a partir do parto, o que pode ser prorrogado por um mês em consonância com a convenção coletiva da categoria; a licença maternidade de 120 dias, sem prejuízo de salário; e dispensa de horário de trabalho pelo tempo necessário para realização de, no mínimo, seis consultas médicas e exames complementares.

Dentro da jornada de trabalho, lembra Ana Léa, a colaboradora tem direito a dois descansos especiais de 30 minutos cada para amamentar o filho, até que este complete seis meses de idade. “Esse período poderá ser ampliado, a critério do médico, dependendo das condições de saúde da criança”, acrescenta supervisora da administração de pessoal da Consciente.