05 Mai, 14

Presidente da Fieg Pedro Alves de Oliveira, o convidado de Cingapura Raphael ChuaTeck Lee, e o presidente do Conselho Temático de Desenvolvimento Urbano da Fieg (Condur), Ilézio Ferreira
Presidente da Fieg Pedro Alves de Oliveira, o convidado de Cingapura Raphael Chua Teck Lee, e o presidente do Conselho Temático de Desenvolvimento Urbano da Fieg (Condur), Ilézio Ferreira.

A Federação das Indústrias de Goiás (Fieg) iniciou nesta segunda, 5 de maio, as atividades do recém-criado Conselho Temático de Desenvolvimento Urbano (Condur), presidido pelo presidente da Consciente Construtora, Ilézio Inácio Ferreira. Criado para ser um braço do setor produtivo focado no planejamento estratégico e na propositura de estudos e soluções para o adensamento urbano desordenado, o Conselho já nasce com o desafio de contribuir com ideias que possam conter os gargalos infraestruturais da capital Goiânia.

Conforme explica Ilézio Inácio, essa relevante iniciativa oferece a oportunidade estratégica de se discutir, sob a ótica do desenvolvimento econômico, a evolução urbana planejada e bem estruturada. “É uma honra ser convidado a presidir os trabalhos de um conselho que já nasce com tamanha relevância”, declara.

Para marcar o início do Condur, o presidente Ilézio Inácio convidou o consultor asiático, Raphael ChuaTeck Lee, diretor da JuongConsultants, para comandar seminário sobre Novas Visões de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Econômico – O exemplo de Cingapura. Ele mostrará a experiência de seu país, que se tornou exemplo mundial de planejamento economicamente sustentável. A pequena ilha, carente de recursos naturais, conseguiu tornar-se uma das gigantes do continente asiático, consagrando-se um dos principais entrepostos comerciais do mundo, ao aliar o desenvolvimento econômico aos investimentos infraestruturais de suas cidades.

“Vamos trazer para Goiânia uma das maiores referências em planejamento urbano no mundo. Pois através de sua experiência vamos poder entender de que forma o setor produtivo asiático contribui para a melhor definição do planejamento das cidades”, adianta.

Segundo analisa Ilézio Inácio, o crescimento econômico, quando feito por meio de um planejamento estratégico, pode ser salutar para as questões urbanas. “É possível diagnosticar todas as possibilidades de atividades voltadas ao desenvolvimento econômico e executá-las de forma a melhorar o macro ambiente urbano”, reflete.

Um passo futuro do Condur seria trabalhar conjuntamente na elaboração e sugestão de políticas públicas voltadas para a melhor interação entre o homem e o meio onde ele interage, as cidades. “Queremos com esse evento e com a atuação do conselho chamar a atenção de governantes, líderes empresariais e de representantes do setor produtivo para a potencialidade de transformar Goiás em um Estado que pode sim aprender muito com o exemplo asiático e se programar para ser tão desenvolvido quando as outras nações”, finaliza.

Sobre o Seminário

Raphael ChuaTeck Lee lidera um dos principais escritórios do mundo na questão de urbanismo. Sua análise difundida pelos quatro cantos do mundo leva em consideração um planejamento urbanístico atrelado ao desenvolvimento econômico, portanto suas análises levam em conta a vocação das cidades e o potencial de investimentos que ela pode gerar para serem revertidos na melhoria urbana. São projetos de longo prazo e que foram muito bem implantados nos tigres asiáticos.

No Brasil, o consultor já desenvolveu projetos em Minas Gerais, na região localizada aos arredores do aeroporto de Confins e atualmente dedica-se a implantação de um projeto no Distrito Federal, ambos voltados para o desenvolvimento econômico e urbanístico das regiões que compõem.