13 Jun, 17


Equipado com rampas, tambores e obstáculos, área de 414m² foi montada para receber cães e gatos. O projeto é da Consciente Construtora e Incorporadora, que resolveu ocupar o terreno de um futuro lançamento de uma forma diferente e útil para a vizinhança. O espaço é aberto ao público e será inaugurado com concurso de fantasias, música, oficinas e food trucks.

A Consciente Construtora e Incorporadora inaugura neste sábado (10/6), às 16h, um Pet Place no encontro entre as ruas T-29 com a T-44, no Setor Bueno. A área 414m² pertencente à construtora e já está equipada com rampas, tubos, obstáculos e outros brinquedos. A entrega do espaço é um bom exemplo dessa crescente tendência junto à atual sociedade, de dar mais direitos aos animais domésticos, que têm sido cada vez mais integrados às famílias, reforçando assim a necessidade de se criar locais adequados para que os pets e seus donos possam se socializar.

Dados do Censo de 2010 dão conta que são mais de 52 milhões de cães domésticos, uma média de quase dois animais (1,8) por residência. Em Goiânia, por exemplo, recentemente um cartório lançou um serviço de registro de animais. Isso demonstra que a importância e o carinho que se dá a esses seres é mesma dada a um ente familiar.

Na inauguração deste próximo sábado haverá concurso de fantasias para cães, oficinas pet, noções de adestramento, música ao vivo e food trucks. Para participar do concurso de fantasias pet, os interessados deverão se inscrever pelo valor de R$10,00. Todo o dinheiro será convertido em doações para a Associação de Proteção aos Animais (Aspan). Haverá ainda sorteio de brindes para os amigos de quatro patas.

Circuito de treinamento

De acordo com a designer de interiores Jacqueline Adorno da Consciente, o Pet Place é um circuito de treinamento formado por diversos equipamentos que estimulam a convivência dos proprietários e dos animais, propiciando atividades recreativas para cães e gatos. “Espaços como esse são uma tendência não somente em praças públicas, mas também em empreendimentos imobiliários mais modernos, que já identificaram essa nova demanda das famílias”.

Segundo ela, o objetivo da criação do espaço, é atender à demanda da região, formada por diversas famílias que possuem animais de estimação. “Aproveitamos o terreno que futuramente receberá um empreendimento para oferecer algo inédito, acessível e divertido aos moradores da região, bem como a toda a sociedade”. A previsão é que o Pet Place fique disponível para uso até o fim do primeiro semestre de 2018.

De acordo com Jacqueline, a intenção do espaço construído pela Consciente é servir também como um local para sediar eventos destinados ao público amante dos pets. “Apresentações musicais, feiras de food trucks, treinamentos para pets e oficinas para proprietários de cães e gatos estão entre as atrações cotadas para compor, em breve, a programação do espaço”, informa.

Saúde e integração

Segundo o médico veterinário Rafael Pinheiro, o passeio e outras atividades recreativas são benéficos à saúde dos animais. “Animais têm uma reserva de energia muito grande, uma vez que na natureza teriam que percorrer longas distâncias e também caçar. Como a vida deles com a gente é muito fácil, eles ficam entediados, o que pode gerar problemas de comportamento como agressividade, medo de outros cães e destruição de itens da casa, entre outras coisas. Num espaço como o Pet Place podemos prevenir tudo isso”, explica o veterinário.

Morador da região e parceiro no desenvolvimento Pet Place da T-29, ele também utiliza o espaço que ajudou a criar. Ao lado da cadela Magrela, da raça whippet, ele afirma que os bichos não são os únicos a sentir os benefícios. “Enquanto os animais gastam energia e ficam mais tranquilos para o convívio dentro de casa, os proprietários se socializam, fazendo boas amizades. Já temos inclusive grupo de WhatsApp para combinarmos os horários de encontro”, observa.

Medo é passado

Um dos usuários que ficou “curado” do medo de outros cachorros foi o yorkshire Thor, da servidora pública Polyanna Ribeiro Guerreiro, que também mora nas imediações do espaço pet. “Antes de passarmos a frequentar o ambiente, ele tinha muito medo de outros cachorros. Agora que ele passou a conviver com outros no equipamento da construtora, isso acabou. Ele tem mais liberdade para brincar”, comenta.

Ela lembra que o terreno, agora ocupado pelo Pet Place, abrigava uma casa abandonada. “Hoje estamos satisfeitos, pois tiraram um imóvel que não tinha serventia para ninguém e implantaram um espaço útil para a vizinhança”, diz.