20 Mar, 17

O projeto da Lei das Calçadas, em discussão na Câmara Municipal para tornar obrigatória a inclusão dos padrões de acessibilidade em todas os passeios públicos da cidade, foi precedida por diversas iniciativas promovidas por organizações e empresas. Uma delas partiu do Projeto Calçada Consciente, implantado pela primeira vez em 2009, quando a empresa construiu a primeira calçada com estes atributos, em dois quarteirões do Setor Bueno. Desde então, a empresa sistematizou o Projeto e vem replicando o modelo nas calçadas de todos seus empreendimentos.


A iniciativa foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas, já na época. A experiência acabou contribuindo para a elaboração de um Manual da Calçada Sustentável, por parte do Conselho Regional de Engenharia (Crea-GO) em parceria com a Associação das Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi-GO).

“Para fazer a calçada, buscamos a experiência de um profissional que é cadeirante, o engenheiro Augusto Fernandes. O objetivo era que ele trouxesse, além das questões técnicas, a sua vivência e dificuldades do cotidiano. Ser Consciente não é algo que carregamos apenas no nome, mas no nosso DNA” considera Ilézio Inácio Ferreira, diretor-presidente da Consciente Construtora e Incorporadora.


A Calçada Consciente é mais larga, dando mais espaço ao pedestre; conta com rampas de acesso e não possui nenhum desnível ao longo do perímetro, o que facilita a mobilidade de cadeirantes e outras pessoas que tenham alguma necessidade especial de locomoção. Além de atributos sustentáveis, esse modelo de calçada também adota o plantio de espécies mais adequadas ao meio urbano como árvores de pequeno ou médio porte e cujas raízes não estraguem os passeios, tornando-se mais um obstáculo para a mobilidade das pessoas.

Além dos empreendimentos, a empresa implantou a Calçada Consciente durante a revitalização da Praça Conceito Consciente, em 2012. O espaço público, que fica na Rua 27 com T-50 do Setor Marista, conta com rampa de acesso para cadeirantes e piso tátil. Ao longo de todo perímetro, a Praça não tem degraus e nenhum desnível.

Outro exemplo é o Nexus Shopping & Business que, mesmo ainda em obras, já conta com a calçada acessível. Além de fazer parte da conduta socialmente responsável da Consciente com a comunidade, a medida também atende a quesitos para a certificação ambiental da obra. O Nexus está sendo construído para obter a selo verde internacional da Green Building Council Brasil.