08 Abr, 12

 Attilio Corrêa Lima

Capital do verde e da beleza, Goiânia é muito mais do que os parques e os monumentos que embelezam o urbanismo da cidade. Permeada de história e de descobertas, é um palco construído ao longo das décadas por milhares de cidadãos. Muitos são os nomes que se encontram marcados, de forma sutil, nas esquinas e nas linhas de Goiânia. Muitos merecem destaque. Um deles é Attilio Corrêa Lima.

Primeiro urbanista brasileiro com formação acadêmica, pela Escola Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, em 1925, e pós graduado em Urbanismo na Sourbone, Attilio é o autor do plano da cidade de Goiânia. Natural de Roma, na Itália, o arquiteto assinou o projeto da capital em 1933, levando em conta quesitos importantes e até então minimamente discutidos, como sustentabilidade e responsabilidade urbana.

Ainda que o projeto final tenha sido alterado em 1935 pelo engenheiro carioca Armando de Godói, devido à morte prematura de Attilio, aos 42 anos, em um acidente de avião, a cidade conserva os traços mais importantes da concepção original.

Attilio tinha consigo concepções extremamente avançadas para a década de 30. Primou pela modernidade, pelo planejamento urbano, pela preservação do meio ambiente e pela sustentabilidade da cidade, num momento em que esse tipo de assunto malgrado era concebido da forma como conhecemos hoje.

Um dos grandes presentes do urbanista para nós, goianos, foi o estilo Art Decó. Valendo-se disso e outros recursos, transformou Goiânia, à época, em uma das principais referências arquitetônicas de todo o País. E tudo isso é apenas a parte física de seu legado.

Muito mais do que a base dessa cidade que se consolidaria com uma das mais bonitas e aconchegantes capitais do país, Attilio nos proporcionou a construção de uma identidade regional forte e adaptada à modernidade vigente em seu tempo. Nos deu as bases para o desenvolvimento de nossa cultura, para o aprimoramento de nossos costumes e para a construção de milhares de vidas e histórias que tem por Goiânia seu palco.

Particularmente, tenho em Attilio uma inspiração. Ao longo dos 30 anos em que construí e solidifiquei minha empresa, a Consciente Construtora, busquei implementar alguns de seus traços mais importantes: a preocupação ambiental, a responsabilidade com o bem estar das pessoas, a busca pela modernidade e o respeito.

Assim como Attilio, desenvolvi um carinho enorme por essa cidade. É pensando nela e em seus cidadãos que minha empresa se desenvolve e se supera a cada dia. É por eles que buscamos acima de tudo o compromisso com a excelência e com a qualidade de vida, como fazia o mestre.

A cada dia, novas marcas são deixadas na constituição dessa capital maravilhosa. A cada nova história, a cada novo conto, a cada nova descoberta e a cada redescoberta do que já existe e espera por nós; a cada experiência e a cada memória constituída, Goiânia se torna ainda mais parte de nós. O museu que será criado com o seu nome, é o mínimo que poderíamos fazer em sua homenagem.

Por tudo isso, só me resta uma coisa a dizer: obrigado, Attilio.

*No dia 8 de abril Attilio Corrêa comemoraria 111 anos.