22 Dez, 14

Uma das mais tradicionais formas de se celebrar o Natal, a cantata é a soma de várias vozes e timbres em torno de um único propósito: encantar. Nesta segunda-feira (22/12), o palco de uma delas foi a Praça Conceito Consciente, no Setor Marista, que sediou a 2ª edição da Cantata de Natal Consciente. Na oportunidade, cerca de 60 pessoas puderam conferir. Gratuitamente, apresentações do Coral da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) e do Coral Toscanelli, formado por italianos e descendentes. Mais de 60 pessoas prestigiaram o evento, que teve ainda bancas de artesanato e gastronomia.

Os primeiros a assumir o tablado foram os integrantes do Coral da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), que vem emocionando o público desde 2004. Então é Natal foi a primeira das canções entoadas e uniu os transeuntes em frente o palco.

Regente desde os oito anos de idade, o experiente regente Leci José Maria é um dos pioneiros da Capital goiana em termos de cantata, liderando grupos como o do Colégio Lyceu, Universidade Federal de Goiás (UFG) e, atualmente, do Corpo de Bombeiros. Para ele, as apresentações foram “um sucesso”. "A música mexe com a alma. Com ela, nos alegramos ou nos entristecemos. Acho que cumprimos nosso objetivo aqui, o de emocionar e alegrar as pessoas com músicas sacras", observou o maestro.

Durante as apresentações, a professora de música Angela Cristina Coelho também se encantou e afirmou concordar com o maestro. Entre uma música e outra ela resumiu sua avaliação com um simples “belíssimo”, dispensando comentários adicionais.

Anfitrião do evento, o presidente da Conciente, Ilézio Inácio Ferreira, elogiou a apresentação dos músicos e ficou contente com o evento. “Foi uma maneira que encontramos de despertar na população o espírito natalino e de, por meio dele, incentivar a comunhão e a confraternização. Fomos muito felizes e que momentos como esse despertem no poder público a necessidade construir mais espaços de socialização como a Praça Consciente”, ressaltou.

Na sequência, o coral italiano Toscanelli, formado por italianos e descendentes, mostrou a potência de seus 15 anos de história, abrindo seu repertório com canções sacras e folclóricas típicas de seu país de origem. Cantadas em italiano, as músicas tocaram o público com um conceito diferente, levando um pouco cultura italiana para o público goianiense com peculiar sincronismo e belas melodias.

O evento reuniu quatro gerações de uma só família, mulheres reunidas em torno do espírito natalino. Com sua filha Sophia Campos e a avó Dagmar Teixeira, a advogada Paula Souza Campos - que veio do Tocantins para as festas de fim de ano - pode assistir sua mãe, a tenorina Sônia Marise se apresentar no Coral Toscanelli. "Gostei muito, foi uma oportunidade bacana de ver mais pessoas e ter acesso gratuito a uma atividade cultural. A praça é um local bonito e aconchegante e pretendo voltar lá com a família”, completou a advogada.

Confira as fotos do evento.