09 Dez, 21

Quando compramos um apartamento temos a possibilidade de deixa-lo da forma que imaginamos, pois ao contrário de quem adquire um apartamento pronto para morar, nos empreendimentos ainda em construção existem possibilidades de mudanças que proporcionam um lar com mais personalidade. Mas você sabe quais são as possibilidades de modificação mais comuns em um apartamento na planta?

Na planta você consegue personalizar a sua unidade de diversas formas como trocando revestimento, redefinindo a quantidade de quartos e suítes, optando ou não por churrasqueira na varanda gourmet, integrando os ambientes, nivelando os pisos e mais. Por falar em tudo que você pode mudar ainda nessa fase de obra, você sabe quais as vantagens de adquirir um imóvel na planta? E quais as modificações que você pode fazer?

Continue acompanhando para saber mais

Quais as vantagens de adquirir um imóvel na planta?

Algumas pessoas ainda se encontram em dúvida se devem comprar um
apartamento na planta ou pronto para morar e isso é mais comum do que você imagina. O importante é sempre colocar na balança suas expectativas e a realidade.

Ao optar por um imóvel ainda em construção, você tem muitos benefícios a curto e longo prazo, como a valorização do bem adquirido e isso acontece porque as unidades tendem a valorizar ainda quando estão em construção e também após a entrega. Quando bem localizados, em regiões de alta atratividade comercial e imobiliária como nos setores Bueno, Marista e Oeste, essa valorização é, geralmente, ainda mais perceptível.


Um outro fator positivo na compra de um imóvel na planta é o aquecimento do mercado, o que facilita as transações financeiras, a aquisição de crédito imobiliário e deixa os juros de negociação ainda mais atrativos.  Um bem casado interessante tanto para o cliente quanto para a construtora, não acha?

A exclusividade dos detalhes e dos empreendimentos também é uma vantagem dos imóveis na planta, aqueles pequenos luxos que fazem total diferença no cotidiano dos moradores e que geralmente só está presente nos lançamentos, sabe do que estamos falando?

São empreendimentos
que possuem os mais modernos conceitos e tecnologias, como áreas de lazer diferenciadas, opções de conveniências integradas ao empreendimento e localizações estratégicas. Sem falar em todas as possibilidades de personalização da unidade que o comprador possui, uma baita mão na roda para quem deseja o seu apartamento com um design exclusivo e inédito.

Quais as modificações eu posso fazer em um apartamento na planta?

Nada melhor do ter o poder de escolha no projeto do seu próprio apartamento, não é mesmo? Acredite, isso é bem possível com a possibilidade de modificações quando você adquire um
apartamento na planta.

Comprando um apartamento ainda em construção, é possível realizar adaptações diretamente com a construtora, alterando os formatos de alguns ambientes, nivelando os pisos e ampliando os espaços de convivência privados, chegando o mais perto do imóvel ideal para o seu estilo de vida.


Algumas das modificações são bem requisitadas e podem estar dentro do que você está pensando em fazer no seu apartamento. Entre elas estão:

Integração de espaços do apartamento;


Seja no intuito de receber amigos e família ou para criar uma sensação de amplitude a integração dos ambientes são fortes aliados para lugares mais fluidos e aconchegantes. Essas integrações podem ser feitas entre sala de estar e jantar/ sala de estar e cozinha / sala de jantar e cozinha, varanda e sala de estar ou até mesmo, três ambientes juntos.  


Essa junção dos espaços realizadas através da retirada de uma parede ou nivelação dos pisos, tornam as famílias mais próximas, isso porque quem está na cozinha pode conversar tranquilamente com alguém na sala de estar e vice-versa. Além disso, outro benefício é a circulação, deixa o espaço mais amplo, melhora a circulação do ar e o deslocamento entre os moradores.

Substituição de pisos, revestimento, cubas, metais

Para quem deseja espaços exclusivos e pensados para combinar com a sua decoração, essas sem dúvidas são modificações perfeitas e possíveis num apartamento ainda na planta. Desde o piso até paredes, os metais, louças e revestimentos da sua unidade podem ser alterados, e acredite, a própria incorporadora tem as opções disponíveis para essas trocas e que podem te ajudar na economia de dinheiro, já que evita reforças e modificações antes mesmo de mudar para o apartamento.

Ampliação de suítes e do número de quartos   

É normal quando pensamos em comprar um imóvel, procurar por uma quantidade de quartos que atenda toda a família e de forma confortável e a verdade é que uns demandam mais espaços do que outros e é possível aumentar esses espaços através de modificações na planta.

Já pensou em ampliar o closet? Ou mesmo diminuir a quantidade de quartos para fazer um home office, justamente para aqueles dias que é necessário trabalhar de casa? Em quanto o apartamento ainda está em construção é possível realizar essas alterações nos ambientes que com toda certeza vai fazer a diferença para você no resultado final.

Nivelamento de pisos

Sala e varanda niveladas em um apartamento é um sonho né? Principalmente quando se tem crianças e idosos transitando pelo espaço, é uma segurança a mais, para evitar acidentes e futuros transtornos.

Além do quesito segurança também traz mais amplitude e até harmonia entre os espaços, isso porque pode ser usada a mesma paginação nos dois ambientes, melhorando o acabamento da unidade, ampliando as possibilidades de design do ambiente e deixando ainda mais perfeita a experiência de morar no lugar.

Para quem gosta de casa cheia e de ambientes harmonizados, é uma modificação para fazer os olhos brilharem.

O que eu não posso modificar em um apartamento na planta?

Assim como existem partes da planta de um apartamento que podem ser modificadas, como paredes não estruturais, revestimentos, louças ou metais, existem outras que não podem ser alteradas por conta de questões estruturais, segurança ou regras do condomínio.

Veja só algumas alterações que podem ser proibidas – vale lembrar que isso pode variar dependendo do condomínio onde o apartamento está localizado - de acontecer:

Posso fazer alteração na fachada do meu apartamento?

Não pode ser realizada nenhuma modificação que altere a fachada do empreendimento, mesmo quando realizadas no interior do apartamento. Essa geralmente é uma regra geral, afinal, o projeto de fachada feito pela construtora deve ser mantido intacto, preservando os estudos e toda a viabilidade prevista.

Além disso, é importante consultar a administração de condomínio pois qualquer mudança após a unidade entregue só poderá ser executada com aprovação de engenharia ou do síndico responsável.

Posso retirar pilares do meu apartamento?

Os pilares como o próprio nome já diz sustentam a estrutura da laje e também do empreendimento. Em um sistema de vigas e pilares, as paredes servem apenas para fechamento, por isso não são estruturais e, em alguns casos, podem ser retiradas a qualquer momento. 

Ou seja, se estiver pensando em retirar aquele pilar que te incomoda, as vezes é melhor pensar em uma nova decoração ou em um projeto de interiores. 
Nada de tentar tirar vigas e pilares do apartamento, ein?


Posso demolir paredes de um apartamento? 

Essa é uma regra que cabe exceções, pois se a parede não fizer parte da estrutura sustentadora do apartamento, ela pode ser removida, como explicamos no parágrafo anterior.

Agora, em situações em que ela faz parte da estrutura de sustentação da laje, precisa ser mantida.

Dica: mesmo em caso de demolição aprovada, você precisará estar atento aos pontos elétricos e hidráulicos da sua unidade. Tenho certeza que você não quer ter que refazer o projeto de iluminação ou hidráulico só por causa de uma parede quebrada errada, né?

Por que é melhor fazer modificações de um apartamento na planta?

Optar pelas alterações no apartamento direto com a construtora, enquanto o empreendimento ainda está em construção, garante vantagens tanto para o comprador quanto para os futuros vizinhos. Segurança, conforto e menor gasto de materiais de reforma são alguns exemplos de benefícios conquistados com a modificação de um apartamento na planta.

Além disso, quando você compra e modifica o apartamento enquanto ele ainda está sendo construído, pode tomar decisões e escolher as alterações que irão valorizar os seus móveis, seu design de interiores e até o espaço de receber visitas e familiares. Sem falar que quando o empreendimento for entregue, a sua unidade também já estará prontinha para você entrar e morar.  


Você percebeu que consegue e pode escolher ter exclusividade no seu novo lar, aumentando ou diminuindo espaços, tendo mais quantidade de quartos ou menos e até mesmo nivelando áreas, todos as alterações realizadas, ainda na sua construção do apartamento e com o acompanhamento da construtora e toda equipe de engenharia. Isso facilita todos os processos para que você e sua família entrem em um imóvel que é a cara de vocês desde o primeiro momento. Por isso, quando for comprar um apartamento, pense bem nas possibilidades de modificar o imóvel ainda na planta e adiante-se nos benefícios dessas escolhas. 

Uma boa modificação garante tranquilidade, exclusividade, conforto e menor gasto de dinheiro.

Gostou do Conteúdo? Continue acompanhando o nosso blog semanalmente e compartilhe com os amigos e familiares!   

 


Categorias: Investimento

Assuntos relacionados

Ver todos
Canal

Investimento

Goiânia lidera valorização de imóveis

Imóveis na capital goiana tiveram valorização de 12,95%, em média, entre janeiro e junho de 2022.

Canal

Investimento

Guia rápido para montagem do seu apartamento

Pontuamos as principais dúvidas, afim de esclarecer quais acessórios devem ser instalados no seu apartamento novo e quais cuidados devem ser tomados na montagem do mesmo.

Canal

Investimento

Quais os benefícios de comprar um apartamento personalizado na planta?

A experiência de comprar um apartamento pensado no estilo de vida da sua família imprime o melhor do seu cotidiano em plantas inteligentes.