18 Mar, 17

O reitor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Wolmir Amado, dará o nome à turma de formandos do Ensino Médio e Ensino Fundamental II do Projeto Ensino Consciente, que funciona nos canteiros da Consciente Construtora e Incorporadora para os trabalhadores de suas obras, e também participará da solenidade de entrega de diplomas agendada para 30 de março.

O convite foi formalizado pelo diretor-presidente da Consciente Construtora e Incorporadora , Ilézio Inácio Ferreira, pelo coordenador de Responsabilidade Socioambiental da empresa, Felipe Inácio, e pelo diretor escolar do Sesi Planalto, Rogério Viana, em reunião realizada na semana passada no gabinete da reitoria. Eles apresentaram o projeto de escolarização nas obras, do qual o Projeto Ensino Consciente faz parte, desenvolvido pelo Sistema Fieg em parceria com as construtoras desde 2000 para diminuir o analfabetismo funcional frequente entre os trabalhadores da construção civil.

“São pessoas que tiveram de ingressar ao mercado de trabalho muito cedo, muitos nem tiveram a oportunidade de serem alfabetizados na infância ou juventude. Essa formatura soava como uma utopia há algum tempo, mas agora tornou-se realidade e eles estão na porta da universidade”, disse Ilézio.

“São guerreiros”, arrematou o reitor que imediatamente aceitou o convite e confirmou presença na solenidade de entrega dos diplomas, que acontecerá no próprio canteiro de obras do Botanic Consciente Life. Wolmir destacou a importância de toda a sociedade se comprometer em estimular a escolarização de quem não teve as mesmas oportunidades e compartilhou que a PUC-GO também mantém uma turma para seus funcionários administrativos que ainda não completaram seus estudos.

No Projeto Ensino Consciente, o professor ministra as aulas no próprio canteiro, onde a empresa mantém uma sala. Após o turno de trabalho, eles tomam banho, recebem lanche e partem para os estudos, de segunda à quinta, de 17 às 20h. “E nós acompanhamos de perto os alunos para que não desistam quando o cansaço da rotina pesada de trabalho bate”, completou o coordenador de Responsabilidade Socioambiental da Consciente, Felipe Inácio.

Além da cidadania, a escolarização permite que os trabalhadores participem dos treinamentos oferecidos pela construtora para formação de equipes especializadas e, assim, possam galgar novas funções com melhor remuneração. A Consciente Construtora e Incorporadora mantém a Escola nas Obras desde 2009, por onde já passaram mais de 50 trabalhadores cursando desde a alfabetização. Esta será a primeira turma de Ensino Médio. A formatura também será integrada por formandos no Ensino Fundamental II.

Relatório de Sustentabilidade
Durante a visita, Ilézio Inácio Ferreira também entregou o Relatório de Sustentabilidade da Consciente Construtora e Incorporadora com todos investimentos sociais voltados aos trabalhadores, à comunidade e ao meio ambiente. Wolmir manifestou seu apreço pelo histórico de boas práticas da empresa. “Inclusive, nos inspiramos no projeto das calçadas sustentáveis lançadas por vocês [a Calçada Consciente com medidas de acessibilidade e sustentabilidade], para adequar nossas calçadas aqui no Campus 1”, disse.

Fonte: Comunicação Sem Fronteiras
Fotos: Wesley Cruz