14 Jun, 14

Os jovens do grupo Raízes de Goiás coloriram a Praça Consciente e deram um show de quadrilha, no último dia 14. Além do tradicional forró de Luís Gonzaga, os visitantes tiveram a oportunidade de ouvir contos populares da cultura goiana, interpretados pelo Teatro Destinatário. Mostra de artesanatos, pipoca, pula pula e algodão doce para alegrar ainda mais a festa junina.

“Eu gostei de tudo. Achei bonita a quadrilha. Mas, o melhor é que a praça é tranquila, sem tumultos”, disse a artesã Dalva Makishi. O Circuito Arte Consciente é um projeto cultural da Consciente Construtora, que tem por objetivo integrar pessoas e difundir a cultura goiana. A Praça Consciente fica na Rua 27 c/ Rua T-50, Setor Marista.

Segundo o coordenador de responsabilidade social da construtora, Felipe Inácio Alvarenga, as pessoas precisam utilizar mais as praças públicas como ponto de lazer. “Estou realizado. Esse foi o segundo evento e ainda terão mais duas edições”, diz entusiasmado.

A coordenadora do Raízes de Goiás, Maria Ozana da Trindade, disse que a cada apresentação a alegria é única. “Eu já conhecia a praça, mas a maioria dos jovens que se apresentaram aqui, não. Eles ficaram encantados e tiraram muitas fotos”.

Maria Ozana explica que o encantamento dos dançarinos da quadrilha pela praça foi pelo fato deles descobrirem que ela tinha sido “adotada” pela construtora. “A partir do momento que todos tiverem essa atitude o mundo ficará bem melhor para se viver”, complementa.

O Teatro Destinatário interagiu bastante com o público durante a apresentação da peça: “Encanto de conto”. Histórias como a da “boiúna” - uma cobra gigante e a do “diabo e a sogra” divertiram os presentes. Para a atriz Ludmyla Marques “eventos como esses em praças públicas são importantes para o fortalecimento do teatro em Goiânia”, enfatiza.

Além de mostra teatral também teve exposição de artesanatos, tapetes, bijuterias, entre outros. Uma variedade de delicadezas feitas por muitas mãos habilidosas. A coordenadora do Núcleo de Proteção aos Queimados, Rosa Serafim, disse que talvez nem venda muito, mas o mais importante é a interação com a sociedade. “Sinceramente eu acho que essa praça ainda vai ser um ponto muito legal de encontro”, complementa.

Praça Consciente

O projeto Circuito Arte Consciente foi desenvolvido para acontecer na Praça Consciente, revitalizada em 2012 pela Consciente Construtora em parceria com o poder público. No espaço, que outrora estava subutilizado, foi desenvolvido um projeto com premissas de sustentabilidade e acessibilidade. Iluminação por energia solar, telhado verde, reuso de água, utilização de pets, fossa biosséptica, uso de espécies do bioma cerrado são alguns dos recursos ambientalmente corretos utilizados. Sinalização para pessoas com deficiência visual e rampas para pessoas com deficiência física também são contemplados no espaço.

Confira as fotos aqui.