Ligue agora
(62) 3086-5000A quadrilha Raízes de Goiás vai fazer bonito neste sábado, 14, na Praça Consciente. O grupo de 16 casais da Associação Cultural Cia de Danças Folclóricas fará uma apresentação para alegrar famílias inteiras. Além de dança haverá muita contação de histórias populares interpretadas pelo Teatro Destinatário. E para alegrar ainda mais a alma da criançada: pipoca, algodão doce e pula pula. Tudo de graça!
A programação faz parte do 2º Circuito Arte Consciente, projeto cultural da Consciente Construtora para provocar maior interação das pessoas com a cultura em ambiente ao ar livre. As apresentações são realizadas na Praça Consciente, das 16h às 20h - Rua 27 c/ Rua T-50, Setor Marista.
Segundo Ludmyla Marques, integrante do Teatro Destinatário, a expectativa para esse sábado, especialmente, é de que ocorra uma troca bem gostosa com o público. “Levar o público para as praças públicas ajuda ainda mais no fortalecimento do teatro em Goiânia”, complementa. O grupo irá apresentar o espetáculo: “Encanto de conto”. A peça é composta por várias histórias bem representativas da cultura popular de Goiás. O grupo é formado majoritariamente por estudantes de Artes Cênicas da UFG, são 3 anos e meio de muitas apresentações pelo interior de Goiás e festivais por vários estados brasileiros.
Já o grupo de quadrilha Raízes de Goiás iniciará com músicas mais tradicionais e a apresentação terá a duração de aproximadamente 20 minutos. O grande diferencial do grupo, formado por jovens, será a personificação de uma rainha, que irá simbolizar a colheita e a fartura. “Os dançarinos estão com grande expectativa para conhecer a praça, que tem o conceito sustentável. Para eles será uma satisfação mostrar a dança, que demoraram cerca de cinco meses ensaiando”, explica a coordenadora Maria Ozana da Trindade.
Praça Consciente
O projeto Circuito Arte Consciente, que chega em sua segunda edição, foi desenvolvido para acontecer na Praça Consciente, revitalizada em 2012 pela Consciente Construtora em parceria com o poder público. No espaço, que outrora estava subutilizado, foi desenvolvido um projeto com premissas de sustentabilidade e acessibilidade. Iluminação por energia solar, telhado verde, reuso de água, utilização de pets, fossa biosséptica, uso de espécies do bioma cerrado são alguns dos recursos ambientalmente corretos utilizados. Sinalização para pessoas com deficiência visual e rampas para pessoas com deficiência física também são contemplados no espaço.
Para essa segunda edição do projeto, a assistente de responsabilidade social da Consciente Construtora, Flávia Felipe de Oliveira espera proporcionar uma democratização do acesso à cultura e estimular a boa convivência. “É a partir de ações como essas, de arte na praça, que as pessoas vão valorizar mais ainda a cultura. Sem falar que é uma forma fantástica de entretenimento para as famílias”, destaca.
A primeira edição do projeto aconteceu em maio deste ano. Em cada nova edição, o Circuito Arte Consciente irá contemplar novas formas de manifestações culturais. Apresentações essas que visam atingir o maior número de pessoas, na formação de plateias. Grandes adoradores da arte e da cultura popular hoje, amanhã e sempre.