25 Out, 13

Uma das obras mais verdes da Consciente Construtora, o Botanic Consciente Life, abriu suas portas na noite do dia 30 de janeiro para sediar uma mostra de arte bem alinhada ao seu propósito de sustentabilidade e revalorização da natureza. Cerca de 20 telas da ilustradora botânica Evandra Rocha compuseram o hall de entrada que leva ao protótipo de bosque urbano, valorizado por um lago ornamental.

A escolha pelo trabalho da ilustre artista deu-se por dois motivos; o primeiro deles foi graças à projeção que seu trabalho ganhou perante a comunidade científica, tendo sido reconhecida em premiações nacionais e internacionais, sendo a condecoração mais recente o prêmio Margareth Mee, pela obra que leva suas ilustrações, Cordel de Plantas Medicinais do Cerrado.

O segundo fator foi motivado por Evandra ter sido uma antiga moradora do local onde será edificado o empreendimento. Sua família viveu por 42 anos onde hoje será erguido o Botanic. A artista comenta que a decisão de vender o terreno foi facilitada ao saber que o projeto valorizaria a inteiração com elementos da natureza, tornando-se o primeiro na capital a dispor de um bosque particular. “Isso foi determinante para a minha decisão”, declarou.

A exposição foi prestigiada por clientes da Construtora, amigos, familiares e demais artistas plásticos apreciadores do trabalho da ilustradora. Suas telas reproduzem com fidelidade os mínimos detalhes das plantas do Cerrado, seja pela suavidade com que delineia as flores, ou pelo reforço conferido aos caules mais grossos, característicos de plantas que vivem por um longo período na estiagem. “Eu cresci envolta pelo Cerrado, na Serra da Canastra. Sou neta de raizeiro e muito ligada às maravilhas desse ecossistema. Optei por registrá-lo, mesmo tendo ganhado muito dinheiro anteriormente com pintura em tela, por considerar que é preciso se dedicar à preservação de sua memória”, refletiu.