20 Mai, 21

O sonho de comprar um apartamento na planta sempre está presente na mente de quem deseja mudar sua etapa de vida ou dar um upgrade residencial. Seja através de financiamento bancário ou aproveitando as baixas históricas da baixa Selic, comprar um imóvel se tornou um plano possível no ano de 2021. Mas você conhece as etapas entre comprar um imóvel na planta e a entrega das chaves?

Como sabemos, levantar um prédio residencial não é tarefa fácil. Mesmo assim, em pouco mais de 3 anos, você consegue usufruir do apartamento e das exclusividades presentes no prédio que escolheu. Esse tempo passa bem rápido quando você entende e participa de todos os processos de construção, entrega e manutenção do empreendimento. De qualquer forma, você sabe quais são os processos antes da entrega do seu imóvel? Sabe qual o tempo de garantia do seu apartamento?

Continue lendo e saiba mais! 

Comprando um apartamento na planta em 2021

Comprar um imóvel na planta requer alguns cuidados a longo prazo. E o principal e mais importante deles: você precisa confiar na empresa que está construindo seu apartamento.

É isso mesmo que acabou de ler, o primeiro passo antes de entregar o seu coração de vez para a incorporadora e escolher definitivamente onde deseja morar é visitar o site desta empresa urgentemente! Verifique todos os prêmios, normas técnicas seguidas pela mesma, os últimos prédios entregues e se ela possui histórico de atrasos, e isso vale até para os comentários no google, viu? Dessa forma, acredite, é possível evitar diversas indisposições durante o tempo de espera até a entrega.

Um segundo procedimento que é permitido durante a construção é realizar visitas periódicas em sua unidade. Após a estruturação completa do prédio, etapa que leva cerca de 2,5 anos e ocorre nos últimos meses antes da entrega, você pode visitar a o seu apartamento para conhecer, avaliar o desenvolvimento da obra e até tirar fotos para planejamento de arquitetura e decoração. Legal, não é?

Algumas empresas podem oferecer para os futuros moradores um dia “D” para visitação guiada e conhecimento geral das estruturas internas das unidades e áreas comuns Esse dia ocorre geralmente 2 meses antes da entrega e te ajuda a agilizar o processo de medição, orçamentos, desenvolvimento e aprovação do seu plano de decoração. Aí, quando você receber as chaves, só precisa se preocupar em entregar aos fornecedores e aguardar a instalação dos móveis até que consiga mudar de vez.

A hora do financiamento do imóvel

Todo mundo que compra um apartamento na planta sabe que, até a entrega das chaves, precisa ter realizado o pagamento do saldo devedor. Esse valor é a entrada, entre 10% e 40% do imóvel, e é utilizado no desenvolvimento da sua unidade, do prédio e também no pagamento dos funcionários que trabalham ali. Somente quando você termina de pagar esta primeira parte do seu imóvel é que você poderá pegar as chaves do seu apartamento e dar entrada no processo de financiamento imobiliário. Portanto, se está pensando em adquirir um apartamento na planta, mantenha o seu orçamento em dia e separe um valor que abrace a sinalização de, aproximadamente, 30% do valor do imóvel.

Pois é, financiar 100% do imóvel não é possível, mas com a ajuda de alguns representantes das instituições financeiras e também do seu gerente você com certeza consegue uma boa força para conseguir a aprovação do crédito imobiliário após o pagamento da entrada e a finalização do empreendimento. E até nesta etapa a construtora pode te ajudar, sabia disso?

Em alguns casos o banco responsável pelo financiamento do empreendimento que abre a possibilidade de perguntas e respostas sobre todo o processo de aprovação de crédito imobiliário. Os clientes são estimulados a levar seus questionamentos e conseguem ser ouvidos e aconselhados diretamente com o representante da Caixa Econômica Federal.

Por isso, fique atento, se informe se a construtora onde você adquiriu seu apartamento realiza este tipo de evento e participe dele, caso a resposta seja positiva, pois o processo da aprovação do parcelamento imobiliário pode ser facilmente entendido e resolvido nesta reunião!

Dica importante, viu!!

Quando o apartamento comprado na planta será entregue?

Após o processo de quitação do saldo devedor e o prazo estipulado para a finalização da obra, tecnicamente o apartamento já está pronto para ser entregue. Porém, existe fatores importantes que precisam ser considerados.

Os empreendimentos, em sua maioria, não são entregues sem a finalização das áreas comuns – piscinas, parques, academias, áreas de lazer e conforto – pois essas áreas necessitam de uma vistoria final que é realizada pelo corpo de bombeiros. A vistoria, que avalia se o empreendimento seguiu, de fato, o projeto apresentado para a prefeitura, é responsável pela liberação do Habite-se e, somente após esse consentimento dos órgãos públicos que as unidades podem ser entregues. É importante deixar claro que sem a averbação do habite-se, nenhuma unidade pode ser registrada em cartório e nem ter o seu IPTU definido. Ou seja, sem o habite-se, sem autorização para mudanças.

Além disso, empresas de saneamento e de energia também fazem uma última vistoria no empreendimento, afim também de garantir segurança nas tubulações e nas conexões elétricas, além de realizar uma vistoria com o cliente para que ele perceba que tudo está sendo entregue em perfeito estado e sem vícios aparentes.

Somente depois destas etapas, que são inteiramente acompanhadas e supervisionadas pela construtora ou incorporadora responsável, que acontecerá a reunião de instalação de condomínio, com a estipulação das regras e normativas para os moradores e pegar, finalmente, as chaves de sua unidade.

Ah, em questão de prazo de entrega: geralmente os empreendimentos demoram de 3 a 4 anos para serem construídos e possuem, por lei, mais 18 meses após a data de entrega acordada, caso algum problema aconteça durante a construção do empreendimento. Quer evitar ter que esperar mais do que o estipulado? Siga nossa primeira dica e compre apartamentos de quem possui tradição e sempre entregou dentro do prazo!

Apartamentos comprados na planta possuem garantia?

A resposta é que sim, os apartamentos comprados na planta possuem garantias legais quanto a vícios, aparentes ou não, e também a problemas que envolvem a construção e o desenvolvimento da torre. 

Esta garantia, que é de até 5 anos garante uma ótima relação entre os compradores e a incorporadora, já que eles estarão assegurados em relação de problemas estruturais, não se sentindo “abandonados” após a compra. Além disso, algumas pesquisas de opinião pós compra podem ser realizadas e este espaço deve ser utilizado para relatar suas facilidades, dificuldades e até transtornos que teve antes, durante e após a entrega da sua unidade. Porém, se tiver elogios, capriche bastante nas respostas, combinado?

Entre outros processos, é desta forma que funciona desde a aquisição até a entrega no caso de uma compra de apartamento na planta. É importante reforçar, sempre, que algumas coisas podem e vão mudar dependendo da construtora e da incorporadora. Por isso, esteja sempre em contato com a empresa e tire suas dúvidas no momento em que elas aparecerem. Assim, sua experiência de comprar uma unidade em um empreendimento ainda na planta será positiva e muito tranquila.

Gostou do conteúdo? Compartilhe e continue acompanhando o nosso blog semanalmente. 


Categorias: Investimento

Assuntos relacionados

Ver todos
Canal

Investimento

WTC Goiânia usa tecnologia como estratégia de vendas

O aplicativo foi instalado em mil tablets para disponibilizar o material do complexo para a equipe de vendas.

Canal

Investimento

Por que investir em um apartamento de 3 suítes em 2021?

Engana-se quem acredita que essa metragem é exclusiva de famílias grandes, afinal, praticidade é o forte dessa planta.

Canal

Investimento

World Trade Center coloca Goiânia no business internacional

Proposta da rede presente em 323 cidades de 90 países é conectar a capital goiana a investidores e empresários de todo o mundo