09 Jul, 20

Com a pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) que se instalou em grande parte do mundo, muitas pessoas ficam preocupadas e querem evitar ao máximo atrair ou transmitir esse vírus. Porém, surgem diversas dúvidas sobre a prevenção e, uma delas, é como proteger seu apartamento do coronavírus. Por isso, preparamos um conteúdo especial para ajudar você nesses cuidados com seu lar e sua família.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a orientação no caso dessa pandemia é a quarentena. As pessoas devem permanecer ao máximo em casa, evitando lugares de grande concentração e circulação de pessoas devido à alta possibilidade de propagação do vírus. Até mesmo as empresas já estão adotando a modalidade home office, na qual os colaboradores trabalham normalmente, mas em casa.

Por isso, seu espaço precisa de todos os cuidados. Quando volta da rua, traz consigo bactérias nas solas dos calçados, nas mãos, roupas e, ao ter contato com objetos e demais superfícies dos móveis da sua casa, essa sujeita é repassada e multiplicada para outras pessoas que vivem com você. E isso acontece também com o vírus.

Então, é fundamental que você mantenha seu apartamento longe do risco de contaminação e garanta que todos estejam em segurança. Quer saber como proteger sua casa do Coronavírus? Acompanhe essas dicas!

Como higienizar seu apartamento? 

- Procure tirar os calçados antes de entrar em casa ou invista em tapetes higienizadores. Você renova o liquido sanitário diariamente e, todos que precisarem entrar em casa calçados, podem fazer a limpeza dos solados na entrada.

- Ao entrar, higienize as suas mãos com álcool gel antes de tocar em algum objeto;

 - Higienize bem as mãos após ter contato com corrimões, botões do elevador, barras e maçanetas;

- Limpe todas as superfícies de grande contato como maçanetas, controles remotos, celulares, telefones, mesas, computadores e objetos compartilhados com álcool em gel ou solução de hipoclorito de sódio;

- Limpe os azulejos, o chão e os móveis com álcool ou desinfetante;

- Evite compartilhar utensílios domésticos como garfos, colheres e copos com alguém que esteja apresentando sintomas de gripe;

- Evite aperto de mãos, abraços ou beijos no rosto e mãos dos familiares, caso alguém da família apresente algum sintoma ou esteja necessitando sair diariamente da quarentena;

- Limpe o seu banheiro com álcool 70%, principalmente, assento do vaso sanitário e pias/lavatórios. Estudos comprovam que uma das formas mais fáceis de se contrair o novo COVID-19 é através da utilização de sanitários por pessoas que estavam infectadas.

Higienização dos alimentos contra o covid

Os centros comerciais, como supermercados e feiras, possuem grande volume de movimentação de pessoas. Com isso, é impossível que não haja um contato com a embalagem dos alimentos por terceiros, antes que a mesma chegue até a sua casa. Todos estamos expostos a esse risco mas não é preciso entrar em grande preocupação.

Você pode higienizar os alimentos com medidas simples, sendo elas:

- Ao chegar em casa, leve os produtos comprados diretamente para a cozinha e evite contato delas com qualquer outro tipo de superfície.

- As embalagens fechadas e plastificadas devem ser higienizadas com uma solução de hipoclorito de sódio e água ou, tradicionalmente, com água e sabão.

- Os alimentos como frutas, verduras e legumes devem ser mergulhados em uma solução à 3% de água e hipoclorito de sódio e deixados de molho por 10 minutos. Após esse período, é necessário apenas enxaguar o alimento e guardar normalmente.

- Preste bastante atenção na limpeza de latas e embalagens plásticas que possuam ranhuras. É necessário que a solução higienizante alcance essas microrregiões.

Como higienizar roupas e máscaras?

A higienização de roupas e máscaras também deve ser amplamente verificada, tanto em adultos quanto em crianças. É importante saber que as roupas e mascaras servem como barreiras protetivas contra o vírus, e por isso, devem ser criteriosamente limpas para prevenir e garantir segurança.

Para uma limpeza correta destes itens, fique atento nos seguintes procedimentos:

-Quando chegar em casa, retire as roupas e coloque, imediatamente, dentro da máquina de lavar ou em um saco, separando-as das demais roupas.

-As máscaras devem ser isoladas dentro de um saquinho plástico e devem ser retiradas deste ambiente somente no momento da limpeza.

-Para a limpeza das roupas, o recomendado é preparar uma solução de sabão, água e hipoclorito de sódio. Essas roupas devem ficar de molho, pelo menos, durante 15 minutos. Após isso, prossiga a limpeza como de costume.

-Para a limpeza das máscaras, prepare uma solução de água e hipoclorito de sódio pelo menos a 10%. Deixe de molho por 20 minutos e lave separadamente das roupas.

-Sapatos e sandálias também devem ter seus solados higienizados. Hoje já são oferecidos até lenços umedecidos, que possuem solução para desinfecção.

Como se proteger do coronavirus em ambientes coletivos?

Caso você ainda esteja indo ao trabalho e precisa ter contato com diversas pessoas durante o dia, algumas medidas são recomendadas para evitar atrair e transmitir o vírus. Confira:

- Desinfete a mão com álcool gel 70% com frequência durante o dia;

- Não é momento de contato, por isso, não dê abraços, beijos ou aperto de mãos;

- Não toque seu rosto, boca, nariz e olhos sem ter feito uma desinfecção nas mãos. É importante frisar que, após ter feito contato com suas mucosas, você deve proteger as pessoas ao redor, sendo assim, higienize as suas mãos após tocar seu rosto.

- Evite frequentar espaços de grande circulação e aglomeração de pessoas;

- Em transportes públicos e também nos transportes alternativos como o Uber, por exemplo, se atente a não tocar o rosto após ter contato com nenhuma superfície. Abra as janelas para aumentar a circulação de ar e priorize esta forma de ventilação;

- Cuidado ao espirrar e tossir. Não toque em sua máscara pois a mesma pode estar infectada, disseminando o vírus para outras pessoas.

Saiba mais sobre o novo coronavírus

O COVID-19 já se espalhou por todos os continentes. O vírus, que tem fácil transmissão através de gotículas de saliva liberadas por tosse, espirro e também por lágrimas, tem deixado diversas pessoas preocupadas.

Porém, é importante alertar que, mesmo em casa, o cuidado com a limpeza e a prevenção contra o Covid-19 é extremamente importante. Ficar em casa para evitar o coronavírus também requer uma rotina de cuidado e novos hábitos para que a quarentena seja realmente efetiva.

Além dos adultos, as crianças também têm sido dispensadas de suas escolas e creches para ficar em casa. Em Goiânia, o estado de alerta para o Coronavírus foi dado no último dia 15 de março, pela própria prefeitura e, por esse motivo, faculdades e escolas estão com aulas suspensas e empresas liberaram seus funcionários para a modalidade de trabalho home office.

Por ser algo totalmente novo, o COVID-19 ainda gera muitas dúvidas, inclusive nos especialistas. Por isso, para não ser contaminado e correr riscos, procure estar sempre atento às informações que são compartilhadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pelos órgãos competentes da sua cidade ou Estado.

Sabe aquela notícia que você recebeu sobre o vírus do Codiv-19 mas não tem certeza se é verdade? Você pode pesquisar no site do ministério da saúde. Lá eles verificam todas as informações e desmentem Fake News Caso precise de mais informações, acesse o portal do Ministério da Saúde. 

 

INFORMAÇÃO IMPORTANTE E SEGURA:

O vinagre, seja de álcool ou de qualquer outro material, não mata o vírus. A higiene deve ser feita com sabão e álcool em gel. Esses cuidados são básicos para sua casa e devem ser reforçados diariamente para uma melhor prevenção.

Não tome remédios sem prescrição médica.

 

Gostou deste conteúdo? Compartilhe para que outras pessoas possam ficar informadas e protegidas!


 

Categorias: Sustentabilidade

Assuntos relacionados

Ver todos
Canal

Sustentabilidade

Vídeo: Participação no 1º TEDx Goiânia

Em destaque o projeto da Calçada Consciente.

Canal

Sustentabilidade

8 coisas pra fazer em casa durante a quarentena

Confira o que fazer no seu apartamento para entreter toda a família durante todo esse período de isolamento.

Canal

Sustentabilidade

Treinamento na empresa dá upgrade na carreira

O consenso entre empresas consolidadas no mercado é cada vez maior de que é mais vantajoso capacitar um funcionário do quadro que contratar um novato.