05 Out, 11

O SINDUSCON e SENAI realizaram, entre os dias 5 de julho e 8 de agosto de 2011, um levantamento sobre a mão de obra na construção. Na pesquisa foram entrevistados 444 trabalhadores em 36 obras de 23 construtoras. O objetivo dessa pesquisa foi traçar o perfil dos trabalhadores da construção civil. Confira os principais resultados:

Predominância Masculina
De acordo com os resultados da pesquisa 96% dos entrevistados é do sexo masculino, o que mostra a predominância de homens nessa profissão. Quando questionados sobre a presença feminina nos canteiros de obra, a maioria aceita a presença delas no mesmo ambiente, mas confessam que ainda há preconceito.

Baixo nível de escolaridade
A maioria dos entrevistados possuem escolaridade até a 2ª fase do ensino fundamental, e ao serem questionados sobre cursos de capacitação, a maioria (67%) não fez curso, alegando falta de tempo, cerca de 64% tem interesse em se qualificar.

Busca por melhores condições de vida
Dos entrevistados pela pesquisa, somente a metade possui casa própria e apenas 30% tem o hábito de acessar a internet.
Sobre o local onde nasceram, a maioria dos entrevistados confirmam que vieram do norte e nordeste do país, à procura de melhores condições de emprego.
A influência de parentes e a falta de opção em ter escolaridade são apontadas como principal motivo para ingressarem nessa carreira. Para eles a vida melhorou após começarem a trabalhar na construção civil, os fatores apontados para isso são: melhores salários, conquista da casa própria, compraram carro ou moto, elevaram a qualidade de vida.

Perspectivas na profissão
A maioria dos entrevistados pela pesquisa são pedreiros e serventes com mais de 10 anos na profissão, porém foi detectada uma grande parcela de recém chegados no mercado com menos de 1 ano na profissão. No total, 57% pretende desenvolver outra atividade na construção, sendo mestre de obras o cargo mais desejado.

Hábitos e Costumes
Os entrevistados afirmam usar o tempo do final de semana para descansar em casa, (54%) ou visitar parentes. Apesar da grande variedade de rádios apontadas, quando questionados sobre as que mais ouvem, a resposta que mais apareceu foi Rádio Terra (27%). Quanto aos programas de televisão, o Jornal Nacional foi a preferência entre os trabalhadores dos canteiros de obras com 50% da preferência. O jogo de futebol está na preferência dos entrevistados em questão de esportes (68%) e a maioria afirmou que não faz uso de bebidas alcoólicas (52%).

Atividades no canteiro de obras
Apenas 11% informaram que não existe nenhuma atividade de lazer e educação no canteiro de obras, e apontaram as palestras como as mais frequentes (87%). Cerca de 17% informou já ter sofrido algum acidente de trabalho, mas afirmaram estar com os materiais de proteção.
Para melhorar as condições na profissão e atrair mais trabalhadores, os principais fatores apontados pelos pesquisados são: terem um salário melhor e aumento da oferta de cursos na área.

Imagem dos trabalhadores
Para os trabalhadores a maioria das pessoas os vêem como pessoas batalhadoras, porém muitos apontam que ainda há preconceito.
A maioria não recomenda seus filhos ou amigos trabalharem na área por considerar o serviço pesado (48%) e o salário baixo (22%).

Veja abaixo o resultado individual da Consciente Construtora e Incorporadora:

Categorias: Institucional

Assuntos relacionados

Ver todos
Canal

Institucional

Retrospectiva 2011 - Eventos

Confira os eventos apoiados e realizados pela Consciente Construtora em 2011.

Canal

Institucional

Colaboradores fazem consulta odontológica gratuita

Iniciativa da Consciente Construtora e Incorporadora e do Seconci Goiás seguirá novos protocolos de biossegurança.