10 Fev, 22

A Covid-19 mudou a rotina e o comportamento de milhões de brasileiros. Segundo pesquisa da Universidade Estadual Paulista (Unesp), houve um aumento de 28% nos comportamentos sedentários durante os primeiros meses da pandemia, resultado do processo de fechamento de academias e espaços públicos para a prática de atividades como alternativa para conter a disseminação da doença. O dado é preocupante em um contexto em que as atividades são essenciais para manter a saúde física e mental.

Mesmo com as diminuições das restrições, alguns fatores dificultam a prática de atividades físicas, como a falta de tempo, principalmente de pessoas que cumprem uma rotina com carga horária de 8 horas de trabalho por dia. Para proporcionar mais condições de manter a saúde em dia, a Consciente Construtora e Incorporadora e o Sesi firmaram uma parceria para implantar uma academia de ginástica no canteiro de obras do World Trade Center (WTC) Goiânia.

Segundo o coordenador de Responsabilidade Socioambiental da Consciente, Felipe Inácio Alvarenga, a ação deve beneficiar cerca de 50 colaboradores, que poderão desempenhar as atividades de segunda a quinta-feira, das 17h às 19 horas, sob a supervisão de um profissional de educação física. “A ideia iniciou quando um dos colaboradores improvisou um peso com material da obra e percebemos que muitos não tinham condições de pagar ou tempo para frequentar esse espaço. Então, resolvemos fazer essa ação e os trabalhadores terão 41 aparelhos à disposição”, destaca Felipe.

A entrega do espaço foi realizada na segunda-feira (31). Segundo Alvarenga, cerca de 50 trabalhadores da obra já demonstraram interesse em participar da ação e todos passarão por exames médicos antes de iniciar as atividades físicas.

Benefícios para a saúde

O coordenador de esporte e lazer do Sesi Clube Antônio Ferreira Pacheco, André Mendes, destaca que, mesmo os colaboradores desenvolvendo algumas atividades físicas durante a rotina do trabalho, os “exercícios” acabam não sendo sistematizados e não contam com a orientação de um profissional de educação física que direciona a forma correta de fazer o movimento, a postura para evitar lesões e adaptar movimentos para suprir as necessidades do colaborador que já possui alguma lesão.

“Por essa razão, cada colaborador que participar das atividades na academia passará por uma anamnese [entrevista em que o paciente relata o histórico de todos os sintomas sobre determinado caso clínico], onde o professor de educação física irá realizar uma triagem com algumas perguntas para que se possa montar o treino adequadamente, respeitando as necessidades e limitações de cada trabalhador”, detalha André Mendes.

Ele ainda destaca que os exercícios têm por finalidade fortalecer; melhorar a resistência, o condicionamento físico e a consciência corporal; e garantir a disposição do colaborador, diminuindo impactos e sobrecargas sobre as articulações, como coluna, joelhos e quadris. “Além disso, a atividade favorece a melhora do fluxo sanguíneo oxigenando-o com mais fluidez sobre os órgãos, fazendo com que os mesmos também se tornem mais fortes e resistentes, aumentando a imunidade e diminuindo o surgimento de possíveis doenças como obesidade, pressão alta, diabetes, ansiedade e depressão”, completa.

Academia na obra

A instalação de academia em obras não é novidade para a Consciente Construtora e Incorporadora. Desde 2012, a empresa possui o projeto Academia na Obra, com o objetivo de proporcionar aos trabalhadores um espaço gratuito para as práticas de exercícios físicos, garantindo mais saúde, bem-estar e qualidade de vida para quem atua nas obras da construtora. Em 2016, a iniciativa foi premiada durante o 11º Prêmio Top Imobiliário pelo Sindicato das Imobiliárias e Condomínios do Estado de Goiás (Secovi Goiás).

Após o projeto ficar suspenso por quase cinco anos, a iniciativa será retomada com um espaço preparado na obra do WTC Goiânia. Entre os equipamentos que estarão disponíveis aos trabalhadores estão esteiras, leg press, cadeiras extensoras, polias, extensores e halteres.

Segundo André, a parceria do Sesi com a Consciente foi firmada por um prazo de dois anos, com possibilidade de ser prorrogada. Ele ainda destaca que o acordo também pode ser solicitado por outras empresas. “É importante ressaltar que a parceria contará com profissionais adequados e capacitados para a finalidade. Com isso, a empresa só terá bônus no futuro por conta da qualidade de vida dos colaboradores e a redução do absenteísmo ao trabalho”, detalha.

Categorias: Sustentabilidade

Assuntos relacionados

Ver todos
Canal

Sustentabilidade

5 motivos para morar em um empreendimento sustentável

O contato com a natureza faz bem não só para o bolso, mas também para o bem-estar e qualidade de vida da sua família

Canal

Sustentabilidade

Consciente promove manhã de alerta ao público feminino em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

Segundo dados do INCA, número de mulheres afetadas pelo câncer deve aumentar em 2014. A Consciente Construtora realizou evento alertando sobre a incidência.

Canal

Sustentabilidade

Responsabilidade Social é destaque no Conselho Temático da FIEG

Felipe Alvarenga apresentou os projetos da Consciente para a área.