01 Set, 22

Todo mundo que pensa em comprar um apartamento, sabe que, após esse processo burocrático e mais sério, chega o feliz momento de decorar o apartamento. Seja integrando os ambientes, ampliando os espaços do imóvel e até criando sensações diferentes para o seu lar, decorar o apartamento é realmente uma coisa que muita gente ama. Mas você já se pegou perguntando sobre quais móveis utilizar na decoração da sua casa? Como ampliar e aproveitar melhor os espaços do seu apartamento? Calma! Essas perguntas são bem normais e, acredite, nós decidimos te ajudar a escolher perfeitamente a decoração para o seu apartamento!

Seguindo todas as dicas, o seu apartamento vai estar bastante alinhado as novas tendências de decoração e ainda vai chamar bastante atenção dos seus amigos e familiares na hora que eles forem te visitar. Ótimas soluções de decoração e design e ambientes organizados, otimizados e confortáveis chama atenção de todo mundo, não concorda?

Vamos ao que interessa, confira as dicas abaixo e saiba como deixar o seu apartamento ainda mais bonito!

Quais são as tendências de decoração para os apartamentos em 2022?

Desde o uso de plantas dentro de casa, espelhos para ampliar os ambientes e até tapetes para demarcar melhor os espaços, as tendências de decoração de imóveis seguem diversas linhas de design e, assim como cada pessoa é única, também podem ou não chamar a sua atenção.

É por isso que é muito comum em mostras de decoração, como as que acontecem em Goiânia, por exemplo, encontrar ambientes com diversas inspirações e, vamos combinar, algumas delas você se atrai bastante enquanto outras apenas acha bonito.

Por essas e outras, antes de começar a decorar o seu apartamento, entenda que você precisa descobrir o que te agrada e seguir esse caminho criativo. Assim, o resultado vai ficar a sua cara e você não corre o risco de se arrepender rapidamente.

Então, vamos as dicas?

1-      Aposte em cores claras nos ambientes do apartamento

Você sabia que as cores podem criar sensações que ampliam ou diminuem os espaços do seu apartamento? Isso mesmo! O uso de cores para otimizar o espaço é algo muito importante e pode influenciar diretamente sobre a percepção de grandeza do ambiente, por mais que o espaço seja o mesmo.

Isso quer dizer que um apartamento de 100m², por exemplo, através do uso das cores, pode aparentar ser maior ou menor. Tudo depende do gosto do morador.

Então, para você que quer ampliar seu espaço o segredo é usar cores mais claras e neutras, principalmente nas paredes, no teto, nos carpetes e no piso, nada de cores fortes e vibrantes. Se sua ideia seja usar papéis de parede, evite grandes estampas, o indicado é sempre algo neutro e simples, pois isso deixa o ambiente mais amplo.

Mas, caso queria dar uma corzinha, que tal optar em cores mais fortes embaixo e as mais suaves em cima? Esse mix de posicionamento das cores causa sensações de amplitude em nosso cérebro, quase como uma pequena trapaça, nos fazendo acreditar que os espaços são ainda maiores.

2-      Use e abuse de espelhos dentro do apartamento

Você já deve ter percebido que usar espelhos é um recurso muito utilizado por arquitetos e decoradores. Isso por que os espelhos, além de dar mais suavidade e leveza ao apartamento, também passam uma sensação de bem-estar para os moradores e visitantes.

Ah, e não são apenas os espelhos que causam esse tipo de sensação. Você já entrou em um apartamento e percebeu o uso de grandes quadros espalhados? Pois é, eles fazem quase que o mesmo papel dos espelhos, com a grande diferença que compõem melhor a decoração, finalizam as ideias criativas dos moradores e capricham no toque final da decoração.

O que não podemos discordar é que espelhos e quadros são peças curingas, sejam eles grandes ou pequenos.

Porém, não exagere!

Tudo em excesso faz mal, inclusive abusar de espelhos e quadros espelhados. Imagine entrar em um ambiente e não saber onde fica a saída ou não conseguir encontrar um senso lógico de direção: é isso o que pode acontecer se você não dosar no uso dessas peças.

Ah, e não se esqueça de que esses grandes e orgulhosos curingas precisam de atenção na hora da limpeza: marcas de dedos, sujeiras grudadas e falta de cuidado podem deixar o ambiente pior que o inicial. Deixe tudo bem limpinho e sua casa sempre terá um aspecto vivo, leve e vibrante!

     3-  Invista em apartamento com ambientes integrados

Os ambientes integrados já vêm provando que são fortes aliados para apartamentos de todos os tamanhos – tanto aqueles que possuem metragens reduzidas quanto para os que possuem ampla metragem e precisam de conectividade entre os cômodos. Trata-se da ideia de unir dois ou mais ambientes, sem que haja a necessidade de paredes ou grandes divisórias, priorizando uma visão mais horizontal do apartamento e caracterizando-se pela possibilidade de conectividade com diversos espaços ao mesmo tempo: o melhor dos dois mundos.

 

Esse tipo de construção ganhou o coração de construtoras e incorporadoras com foco em clientes de alto padrão, seja pela beleza dos projetos, pela economia de materiais ou pela a ascensão de pedidos dos futuros moradores por esse tipo de personalização de ambientes, sendo hoje uma das formas mais adotadas para a criação de tipologias de apartamentos com 1, 2, 3 ou mais suítes e quartos. Interessante, não é?

 

Já imaginou ter uma varanda gourmet interligada com o living ou com a cozinha? Muuuito mais praticidade na hora de fazer aquele churrasco de domingo, né?


       4-  Móveis planejados para otimizar os espaços


Os móveis planejados são perfeitos para quem quer aproveitar todos os ambientes dentro do apartamento e organizar tudo sem perder nenhum espaço. Afinal, os planejados são extremamente eficientes e não saem de moda nunca. Não adianta, para ambientes organizados, usar móveis planejados é a melhor opção.

Pensa só um quarto com um guarda roupa todo planejado do jeito que você sempre sonhou, ou a sala com aquele painel todo ripado ou em tons nudes, até mesmo a cozinha toda planejada e embutida dando aquela sensação de fluidez e aconchego. É um verdadeiro sonho, não é mesmo? Ver cada cantinho sendo bem aproveitado e personalizado.

Essa liberdade não ocorre com móveis prontos, pois o grande desafio é encaixar eles nos ambientes. De um modo geral, na maioria das vezes sobram cantos que ficam inutilizados, ou seja, deixa o ambiente mais limitado.

     5-  Use eletrodomésticos e eletroeletrônicos embutidos

Ao começar a decorar seu apartamento você irá perceber que cada cantinho é importante e deve ser aproveitado. Pensando nisso, que tal embutir alguns objetos dentro da marcenaria? Essa pode ser uma ótima opção para quem busca por espaços mais aconchegantes.

Na sala, o uso de televisão embutida pode dar um toque super sofisticado no ambiente. Na cozinha não é diferente, o uso de eletrodomésticos embutidos é uma jogada de mestre para ganhar flexibilidade e deixar o espaço mais aconchegante. Isso inclui desde o forno micro-ondas, o cooktop e até mesmo a geladeira, dependendo do desenho da sua cozinha e do projeto de marcenaria estipulado pelo arquiteto.

Novamente, ganhar espaço é a regra de ouro em qualquer metragem de apartamento, mesmo aqueles apartamentos acima de 120m². Quanto mais espaço útil, melhor!

Viu ai, com essas dicas será ainda mais fácil deixar seu apartamento do seu jeitinho. Acredite, com todas essas opções de decoração, seu imóvel pode ficar ainda mais valorizado, bonito e elegante. E você, já sabia dessas dicas para quem quer decorar um imóvel com ambientes integrados?

Continue acompanhando o nosso blog e compartilhe esse incrível conteúdo!

Categorias: Sustentabilidade

Assuntos relacionados

Ver todos
Canal

Sustentabilidade

Calçada Consciente será apresentada no TEDx Goiânia, 1ª edição.

O Diretor Presidente da Consciente apresenta o projeto e fala sobre acessibilidade e sustentabilidade. Saiba Mais.

Canal

Sustentabilidade

Estudantes aproveitam primeiro trimestre para entrar no mercado de trabalho

vagas de estágio abertas pela Consciente no começo do ano são oportunidade para diminuir déficit de oportunidades.

Canal

Sustentabilidade

Consciente Construtora recebe homenagem na Câmara Municipal de Goiânia

Solenidade reconheceu as ações de Responsabilidade Social praticadas pela empresa.