10 Out, 13

Toda criança e adolescente têm direito ao resguardo da vida e da saúde, mediante a efetivação de políticas públicas que permitam seu nascimento e desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência. Essa premissa está expressa no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), mas muitas vezes passa longe de ser cumprida. Algumas instituições buscam resguardar os direitos dos menores diante da realidade de abusos e agressões, ao oferecerem abrigo a essas vítimas da ignorância humana. Esse é o caso do Centro de Valorização da Mulher (Cevam), que recebe diariamente crianças, adolescentes e mulheres adultas que sofreram algum tipo de violência, seja física ou sexual.

Ao se deparar com as histórias de sofrimento presentes no Cevam, o coordenador do Comitê de Responsabilidade Social da Consciente Construtora, Felipe Inácio, idealizou uma ação que envolveu diretamente toda a empresa. Ele propôs a transformação de dois quartos e um banheiro, em uma ala infantil voltada para abrigar oito pessoas, entre bebês e suas mães, com objetivo de trazer mais cores e alegria na tentativa contribuir para que a memória de histórias cinzas fique para trás. Dessa forma, a decoradora e design da Consciente Construtora, Jacqueline Adorno, transformou os 30 metros quadrados de área construída em um ambiente aconchegante, semelhante a uma suíte americana, onde o banheiro é compartilhado e serve para interligar outros dois ambientes.

Para conferir novos ares ao local, a design mesclou itens de espaços decorados da Construtora com outros já presentes na instituição, mas que ganharam novos ares, como as camas das mães que continuam sendo as mesmas mas receberam nova pintura. O trabalho foi realizado sempre tendo o cuidado de manter a unidade com o restante da Instituição. “Nossa intenção era criar um ambiente lúdico para esses bebês e suas mães, mas sem destoar bruscamente do restante das outras alas”, pontuou Jacqueline.

A designer também se envolveu em uma atividade bastante artesanal ao aproveitar papéis de parede dos decorados da Consciente para fazer um trabalho de patchwork que deu vida à nova ala. “Nossa intenção com este trabalho social é resgatar um pouco da magia e dos sonhos que essas jovens mães perderam diante dos abusos sofridos”, declarou Jacqueline.

A inauguração do novo espaço será promovida na terça-feira, dia 4, em café da manhã envolvendo todas as moradoras do centro. Na ocasião, será feita a entrega de kits de higiene e de materiais escolares arrecadados junto aos colaboradores da Consciente como forma de contribuir com o desenvolvimento das crianças assistidas e com os cuidados básicos que elas necessitam. O evento está marcado para as 9 da manhã.

Social consciente

Ao longo de 32 anos de sua existência, a Consciente Construtora e Incorporadora sempre empreendeu iniciativas de carácter social, ajudando os seu colaborares e a comunidade em geral. Dentre elas, pode ser citada, a arrecadação de alimentos realizada durante as edições da Mostra Ambientar e as participações em fóruns relacionados ao tema, como o Objetivo de Desenvolvimento do Milênio de Goiás (ODM/Goiás) e o Conselho Temático de Responsabilidade Social da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg). Com a finalidade de estruturar as ações sociais foi instituído na empresa a área de Responsabilidade Social, com a criação do Comitê de Responsabilidade Social. Fazem parte do comitê colaboradores voluntários de vários setores da empresa.

Categorias: Sustentabilidade

Assuntos relacionados

Ver todos
Canal

Sustentabilidade

8 coisas pra fazer em casa durante a quarentena

Confira o que fazer no seu apartamento para entreter toda a família durante todo esse período de isolamento.

Canal

Sustentabilidade

6 plantas que acalmam e diminuem a ansiedade

Cultivar plantas dentro do apartamento é uma ótima maneira de cuidar da autoestima e da saúde mental.

Canal

Sustentabilidade

Consciente promove campanha de arrecadação de brinquedos

A ação visa arrecadar 200 brinquedos para a Associação de Apoio às Crianças Vítimas de Câncer de Goiás.