08 Fev, 14

O câncer de mama, um dos grandes vilões do século XXI, tem se tornado cada dia mais presente na vida da mulher. Atualmente, é considerado o segundo tipo de caso mais frequente no mundo. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que a doença é mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Com o pensamento nas estatísticas, a Consciente Construtora promoveu uma manhã de alerta ao público feminino, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

O ponto de encontro foi no decorado do Botanic Consciente Life, no último sábado (8), e trouxe às mulheres informações necessárias para o combate ao câncer de mama. O evento, que foi aberto ao público, iniciou às 9h, com um delicioso café da manhã. Logo mais, profissionais da saúde da mulher se reuniram no espaço tirando dúvidas e alertando as convidadas sobre uma das doenças que mais mata no mundo.

Segundo a gerente de marketing da Consciente, Sabrina Cunha, todas as mulheres de Goiânia, que têm interesse em saber mais sobre a doença, devem marcar presença no evento. “Vai ser uma manhã voltada inteiramente às mulheres. Nosso objetivo é, junto com os parceiros, levar informações ao público feminino de como se prevenir do câncer de mama. A população merece um dia voltado inteiramente à saúde da mulher.”

Com o câncer não se brinca

Um estudo realizado pelo INCA aponta que no Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.

O presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional Goiás, Antônio Eduardo Rezende de Carvalho, frisa que o câncer de mama deve ser um dos pontos centrais da preocupação da saúde feminina, já que é uma doença grave que, se descoberta tardiamente, pode levar à morte. “Como estamos próximos ao Dia Internacional da Mulher, que é uma data que marca a luta das mulheres por emancipação e por melhores condições de vida, é importante lembrar que o diagnóstico precoce do câncer de mama deve fazer parte dessa batalha cotidiana”, ressalta.

No Brasil, estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca), indicam que o câncer de mama será responsável por cerca de 57 mil novos casos até o fim do ano. “A incidência vem aumentando nos últimos anos e, entre as razões, está o fato das mulheres engravidarem mais tarde e amamentarem menos. Além disso, tendem a ter maior índice de obesidade, ingerem mais bebida alcoólica e consomem mais alimentos industrializados”, aponta o mastologista. Ele explica que para Goiás os dados ainda não foram divulgados.

Segundo Antônio Eduardo, é preciso se atentar ainda para aspectos hormonais, genéticos e idade, já que alguns fatores são determinantes para o surgimento da doença. “Correm mais risco de desenvolver câncer de mama, mulheres que tiveram a primeira menstruação antes dos 10 anos, aquelas que entraram na menopausa após os 55 anos e quem teve a primeira gravidez após os 35 anos. Vale lembrar que histórico familiar positivo para câncer de mama, principalmente em parentes de primeiro grau antes dos 50 anos, pode indicar predisposição genética”, detalha.


Categorias: Sustentabilidade

Assuntos relacionados

Ver todos
Canal

Sustentabilidade

Circuito Bem-Estar para Estar Bem!

A Consciente em parceira com o Sesi, lançou em março o Circuito Bem-Estar para seus colaboradores administrativos.

Canal

Sustentabilidade

Semana da Mobilidade da Região Metropolitana de Goiânia

Fórum faz 2 anos ouvindo experiência de especialista.