20 Ago, 21

A pandemia da Covid-19 ainda se coloca como um grande obstáculo à retomada da economia brasileira, mas alguns segmentos vivenciam uma forte tendência de crescimento. Mesmo diante do turbulento contexto da pandemia, 2020 conseguiu gerar um resultado positivo para o setor da construção civil, e o ritmo de crescimento não dá sinais de cansaço. Pelo contrário: o saldo do primeiro semestre de 2021 supera em muito os resultados do mesmo período do ano anterior.


Conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a construção civil gerou, no primeiro semestre de 2021, 156.693 novos postos de trabalho formal nos canteiros de obras. É o melhor resultado para o segmento desde 2012. Para se ter uma ideia da expressividade desta marca, ao longo de todo o ano de 2020 foram criadas 157.881 mil novas vagas na construção civil - número praticamente igualado na metade do tempo em 2021.


Somente em junho, o setor registrou 22.460 novos empregos formais no Brasil, tendo Goiás entre os cinco estados que mais geraram vagas no mês, com 1.572 contratações. Uma das principais empresas do segmento em Goiânia exemplifica perfeitamente o bom momento de contratações no mercado. De janeiro a junho de 2021, a Consciente Construtora e Incorporadora preencheu 267 vagas, entre departamentos operacionais e administrativos. No mesmo período de 2020, foram 100 contratações, o que representa um crescimento de 167%. Segundo a supervisora de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Consciente, Lenyta Barbosa, o cenário econômico durante a pandemia tem sido positivo para o setor, como reflexo de taxas de juro atrativas e novas demandas provocadas pelo isolamento social. 


"Com taxas de juros favoráveis e o interesse maior dos compradores, o setor da construção civil é um dos que apresentam altas significativas nos investimentos internos e externos no Brasil desde 2020. Este ano, o mercado goiano continua bastante aquecido, e essa confiança permite que novos empregos sejam gerados, tanto nos canteiros de obras quanto nos centros administrativos", explica Lenyta Barbosa.


Atualmente, a empresa está com 17 vagas em aberto, e já tem a previsão de abrir mais 10 nos próximos meses. As oportunidades em aberto contemplam cargos como Jovem Aprendiz (, analista de sistemas, recepcionista, marketing, auxiliar de higiene e limpeza, estagiário de obra e assistente de projetos. Os interessados podem consultar os requisitos nos perfis da Consciente nas redes sociais e devem enviar o currículo para o e-mail dho@consciente.com.br. A Consciente é responsável por algumas das principais obras em execução na capital goiana atualmente, incluindo o Gaia Consciente Home, no Setor Bueno, que está na reta final e deve ser entregue ainda este ano, e o ambicioso complexo do World Trade Center (WTC Goiânia), no Setor Marista. 


Este último é o segundo empreendimento da rede internacional de negócios no Brasil, depois de São Paulo, e seguirá a tendência do uso misto, abrigando uma torre residencial e outra comercial, além de shopping center, hotel, centro de convenções e áreas de convivência. O valor geral de vendas (VGV) do WTC Goiânia é estimado em R$ 300 milhões, e a finalização das obras está prevista para 2023. 

Setor foi incluído nos grupos prioritários do Ministério da Saúde

No início do ano, o Ministério da Saúde anunciou a inclusão dos trabalhadores da indústria e construção civil na lista de grupos prioritários para a vacinação contra a Covid-19. Em Goiânia, as primeiras doses destinadas aos trabalhadores do segmento foram aplicadas em junho. De lá para cá, o setor vive um clima de mais tranquilidade nos canteiros de obras. Mesmo assim, todos os protocolos de distanciamento e segurança continuam sendo seguidos à risca.


Em Goiânia, a Consciente  é uma das empresas do segmento que procurou dar todo o apoio a seus colaboradores para que conseguissem se vacinar. A empresa promoveu campanhas de conscientização sobre a importância da imunização e liberou os funcionários durante o horário de expediente para que pudessem ir aos postos de vacinação. Como resultado, a grande maioria dos funcionários das obras e do setor administrativo já recebeu a primeira dose e deve estar completamente imunizada até setembro. Dos 190 operários, apenas quatro optaram por não tomar a vacina.


A empresa ressaltou a seus funcionários que a vacinação é um ato voluntário, mas destacou a importância de aderir à campanha. Segundo Erly Marques Cândido, engenheiro de Segurança no Trabalho e responsável pela fiscalização do cumprimento das medidas de enfrentamento de emergência à Covid 19 na Consciente, o clima entre os trabalhadores já é de mais confiança e tranquilidade.


“A vacinação traz um alívio muito grande. Tivemos uma boa adesão à campanha de imunização e estamos vivenciando um ambiente mais seguro e controlado. O clima no trabalho já está mais tranquilo e estamos com a esperança renovada, principalmente depois de tudo o que já aconteceu nos últimos tempos”, analisa Erly.


O servente José Cícero Pinto de Oliveira, funcionário da Consciente Construtora há sete anos, é um dos trabalhadores com esperança renovada no canteiro de obras. Ele já tomou a primeira dose da vacina e está ansioso pela próxima dose, que será aplicada em agosto. Para José Cícero, a imunização já está contribuindo para deixar o clima de trabalho mais tranquilo, mas ele reforça que ainda é importante continuar seguindo todos os protocolos de segurança e prevenção.


"Desde o início da pandemia, a Consciente tem nos repassado muitas informações e orientações em relação à pandemia. Isso foi importante para nos conscientizar e também nos acalmar. A empresa nos deu a liberdade para ir vacinar no melhor horário para cada funcionário, mesmo que fosse durante o expediente. A prioridade realmente foi a nossa saúde. Agora, vacinado, estou me sentindo mais confiante e mais tranquilo. No início de agosto já vou tomar a segunda dose. E aqui na empresa continuamos usando a máscara, o álcool em gel e tomando todas as precauções", conta José Cícero.


Apesar do clima de mais tranquilidade, as obras do Gaia Consciente Home continuam seguindo rigorosos protocolos adotados pela Consciente desde o início da pandemia. A empresa faz a aferição diária de temperatura na entrada do canteiro de obras e registra os dados em um formulário. Os funcionários que demonstram qualquer tipo de sintoma são imediatamente afastados para a realização de exames e acompanhamento. Além disso, a empresa distribuiu frascos de álcool em gel em todos os pavimentos e na laje do empreendimento, assim como lavatórios em pontos estratégicos do prédio. 


O refeitório para os trabalhadores conta com um espaço maior entre as mesas, que também ganharam divisões para isolar os assentos. No piso, os trabalhadores encontram marcações que delimitam as distâncias mínimas, e as paredes estão cobertas com cartazes informativos com orientações sobre a prevenção ao novo coronavírus. Tanto cuidado fez com que a empresa registrasse apenas 35 casos isolados de contaminação em meio a um total de 190 operários, desde o início da pandemia até agora. Nenhum funcionário apresentou complicações decorrentes da doença.


Os mesmos protocolos foram adotados na sede administrativa da empresa, que já teve 66 pessoas vacinadas com a primeira dose. Mesmo com o expressivo índice de vacinação, as campanhas internas e os protocolos sobre a importância de higienização frequente das mãos, do uso da máscara e do distanciamento social continuarão sendo adotados enquanto o Ministério da Saúde mantiver a recomendação.  

Categorias: Sustentabilidade

Assuntos relacionados

Ver todos
Canal

Sustentabilidade

Trabalhadores do World Trade Center Goiânia ganham academia de ginástica

Iniciativa busca garantir a prática de exercícios a 50 trabalhadores que não têm dinheiro e tempo para frequentar academia.

Canal

Sustentabilidade

Diretor presidente da Consciente recebe homenagem na Câmara Municipal de Goiânia

A sessão especial prestou homenagem a 39 pessoas com a medalha Sulivan Silvestre.

Canal

Sustentabilidade

Consciente e Bambuí capacitam funcionários e sorteiam motos

Colaboradores receberam certificados profissionalizantes durante a Sipat.