19 Jan, 22

Na hora de comprar um apartamento, seja na planta ou pronto para morar, é muito comum se encontrar pensando na possibilidade de adquirir um imóvel com varanda. Apesar das diversas tipologias, é possível comprar uma unidade com varanda ou com sacadas e, vamos combinar, isso enche bastante os olhos dos futuros morados, não é verdade? Mesmo assim, é importante entender se esta tipologia de imóveis é interessante pra você e quais os benefícios de ter uma varanda em seu apartamento.

Muito além das possibilidades de tornar o lugar útil, as varandas atualmente chegam com diversas funcionalidades, podendo ser divididas entre varandas balcão, varanda gourmet e até varandas simplificadas. Você já se perguntou quais os benefícios de ter uma varanda? Já pensou se o seu estilo de vida pede por uma varanda maior, uma varanda com funcionalidades mais reduzidas ou mais estilosa?

Continue acompanhando e entenda.

O que é uma varanda?

Considerada uma extensão do apartamento, normalmente as varandas ficam na parte da frente das unidades residenciais, ligadas ao living, as cozinhas e, em alguns casos, também posicionadas nos quartos principais, como o de casal ou a suíte master, por exemplo. São espaços abertos que permitem uma ampla visualização da rua, das conveniências ao redor do empreendimento e até um espaço para contemplação, hortas em apartamentos ou para tomar um ar fresco.

É legal entender que, durante a pandemia de covid-19, muitas construtoras e incorporadoras desenvolveram tecnologias pensadas em criar amplitude, conforto e mais bem-estar dentro de casa, ampliando os benefícios desse ambiente tão amado por quem quer comprar um apartamento. E isso é bem possível com as varandas presentes nos apartamentos.

A gente sabe que todo mundo gosta de pegar um sol, ler um livro em um espaço gostoso e até tomar um café observando o movimento da cidade, por isso, uma varanda, por menor que seja, tem diversas funcionalidades e benefícios, acredite.

O que são as varandas balcão?

Uma nova tendência, adotada principalmente nos países com construções mais tecnológicas e pensadas no conforto do morador, são as varandas balcões. Apesar de serem menores e menos amplas do que os apartamentos com varandas extensas, as varandas balcão oferecem os mesmos benefícios das varandas gourmet e trazem sofisticação, amplitude de espaços e muitos benefícios aos moradores do apartamento. Entre eles:

  • - Maior amplitude dos espaços do apartamento: as varandas propiciam uma ampliação do imóvel, já que estendem a área útil da unidade residencial, possibilitando uma melhor decoração e até a interligação entre espaços como living / cozinha, living / área de serviço e living / quartos.
  • - Maior iluminação e ventilação natural: isso não é novidade, mas é muito importante de se reforçar. As varandas permitem a entrada livre da iluminação solar e da ventilação cruzada natural, o que permite a redução eficiente das contas de iluminação, já que ampliam a possibilidade de utilizar por menos horas seguidas as luzes e os refrigeradores de ar dentro da sua unidade, bacana né?
  • - Design inovador: as varandas de empreendimentos modernos, como o World Trade Center Goiânia, foram pensadas em amplificar todo o bem-estar que sua família pode ganhar. Por isso, algumas soluções, como a instalação de brises deslizantes que diminuem a incidência solar foram adotadas, o que torna o design externo do empreendimento exclusivo e dinâmico e amplia todas as possibilidades de personalização dos ambientes internos, deixando ainda mais requintado, exclusivo e versátil.

O que são varandas integradas?

As varandas integradas, presentes no WTC Goiânia, por exemplo, tornaram-se bastante requisitadas nos novos empreendimentos, principalmente por sua capacidade de deixar o apartamento ainda mais amplo, ventilado, iluminado e com oportunidade de receber ainda melhor a sua família e seus convidados. Além disso, os arquitetos e decoradores gostam bastante desse padrão de planta, visto que pode ajudar a melhorar a alocação dos móveis, criar novos espaços dentro do apartamento e ainda potencializar a sensação de amplitude e de “casa”. Legal, né?

Para que isso seja possível diversas técnicas podem ser utilizadas na ampliação das varandas, entre elas

  • - Integração da varanda com a sala: esta técnica é clássica. A sala é nivelada com a varanda, condensando os ambientes em um só e crescendo a área percebida do apartamento. Com isso, é possível fazer a aplicação de cortinas de vidro, criar um espaço de contemplação, integrar móveis e ambientes, tornando um ambiente gostoso e fluido.
  • - Integração sala, varanda e cozinha: também muito conhecida, a integração sala, varanda e cozinha transforma o living do apartamento em um verdadeiro espaço de convivência. Essa integração permite que todos os espaços conversem entre si, priorizando o fluxo entre eles.

É importante deixar claro que, em alguns casos, é necessário solicitar a integração da varanda balcão à sala ou living ainda na planta, já que a maioria dos projetos priorizam a separação desses espaços através das portas de vidro, que também são pensadas em conforto, exclusividade e muito estilo.

Como visto, as varandas balcão não são vilãs do espaço amplo e nem espaços que desvalorizam a sua unidade. Com um pouco esforço, você consegue deixar a sua unidade ainda mais dinâmica e extremamente sofisticada, aproveitando-se dessa tendência que veio para ficar. Por isso, quando for comprar um apartamento na planta, pense bem em todas as possibilidades de adquirir um apartamento com varanda balcão e aproveite desse diferencial para tornar o seu espaço ainda mais exclusivo, inovador e dinâmico.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com quem pode gostar dessa idéia e continue acompanhando o nosso blog semanalmente!



Categorias: Investimento

Assuntos relacionados

Ver todos
Canal

Investimento

Investimento em imóveis – Custo de oportunidade

O investimento em imóvel é relativamente mais seguro que de outros setores. Confira as vantagens de investir em imóveis.

Canal

Investimento

O que preciso saber na hora de comprar um apartamento?

Se você pretende comprar um apartamento para ampliar o estilo de vida, então fique atento a alguns detalhes importantes para a sua escolha.

Canal

Investimento

Financiamento de Imóveis bate recorde em 2021

O comprador pode ganhar muitas facilidades ao escolher o mesmo banco financiador das obras para financiar seu apartamento na planta.