19 Dez, 19

Muitas pessoas atualmente buscam a melhor forma de investir seu dinheiro e, com certeza, uma delas é o investimento em apartamentos. O mercado imobiliário em Goiânia, especialmente o de locação, está bastante aquecido devido à baixa dos preços dos aluguéis que não têm acompanhado a tendência inflacionária, por isso, é uma forma interessante de aumentar a sua renda mensal.

É desejo de muitas pessoas, ter uma renda fixa partir do seu apartamento. O rendimento é rápido, mensal e continuo. Além disso, garante estabilidade para o locatário em relação às finanças, o que chama atenção de qualquer pessoa que esteja planejando um momento de calmaria orçamentária.

Segundo a pesquisa da FipeZap publicada em julho de 2019, baseada nas informações de anúncios de compra e locação de imóveis pela internet no Brasil, a procura por apartamentos para alugar foi superior à busca por apartamentos para aquisição. Sabendo que essa é uma tendência que só tende a aumentar nos próximos anos, vamos te apresentar um passo a passo de como colocar seu apartamento para alugar de forma segura e rentável, sem que haja problemas futuros.

Bom, mas antes de pensar no rápido retorno financeiro, confira o passo a passo para disponibilizar seu imóvel para alugar e aumentar sua renda mensal sem dor de cabeça!

 

Faça uma vistoria no apartamento:

É o primeiro e principal cuidado que se deve tomar antes de pensar em alugar seu apartamento. Locar seu imóvel com problemas estruturais não é um bom negócio, pois além de desvalorizar seu apartamento, é bem possível que haja problemas com o inquilino. Sem contar que um apartamento que necessita de reparos ou possui problemas estruturais tem menos chances de ser locado do que outro que não possui os mesmos inconvenientes.

Faça vistorias e, caso necessário, o síndico ou responsável pelo empreendimento deve ser acionado para te fornecer apoio na hora de fazer a reforma. É importante também verificar a forma que o empreendimento foi planejado.

Imóveis bem planejados, com garantia de construção e que sejam feitos por construtoras e incorporadoras com histórico de bons resultados, como a Consciente Construtora, te darão 100% de amparo e de segurança no momento de realizar uma reforma, seja por tempo de durabilidade quanto por padrões ou desejos estéticos do dono.

Lembrando que é super importante ter um checklist e/ou um termo de vistoria com todos os itens listados, relatando em quais condições o apartamento está sendo entregue ao locatário.


Cuide da aparência do seu apartamento:

A maioria das pessoas, ao buscar um apartamento para alugar, busca principalmente praticidade. Você pode valorizar e tornar seu imóvel ainda mais atrativo, incrementando-o com móveis planejados. Quartos, banheiros e cozinha com armários, torna o ambiente mais aconchegante, mais prático e todos os gastos com o mobiliário podem ser diluídos nos alugueis.


Destaque os diferenciais que seu apartamento e o empreendimento onde ele está localizado tem!

Caso seu apartamento possua algum diferencial como churrasqueira gourmet, piscina, armários embutidos, procure valorizar ao máximo. É importante destacar diferenciais do próprio empreendimento. Um exemplo seria a locação de um apartamento no Planet Consciente Garden. O locador poderá apresentar, como diferenciais, as 4 praças contemporâneas do empreendimento, varanda gourmet, as áreas comuns do condomínio, além da localização privilegiada no Setor Bueno.


Pense em quem administrará o aluguel:

As principais opções é a administração própria, contar com um corretor autônomo ou uma imobiliária. Pense em qual é mais conveniente para você e qual se encaixa mais nas suas necessidades.

Um corretor autônomo da sua confiança ou uma imobiliária, por exemplo, te isentam do contato com o inquilino. Você não terá que se preocupar com documentação, encargos e com nenhuma parte burocrática do negócio. Além disso, por não tratar diretamente com o inquilino, você poderá evitar muitas situações desgastantes.

Caso opte pela administração própria, tenha tudo preparado e programado: quais documentos reunir do inquilino, modalidade de locação (seguro, caução, fiador, entre outros), contrato, termo de vistoria e demais precauções e documentos necessários para se resguardar da locação segura do seu imóvel.


Formalize um bom contrato:

Como falamos anteriormente, caso escolha administrar a locação do seu imóvel, será necessário que você elabore um contrato de locação bem detalhado. Reúna o máximo de informações relacionadas ao imóvel, tempo de duração da locação, reajustes do aluguel e condições de devolução. Se for o caso, contrate um profissional para elaborar o documento.

Inclua no contrato todas as garantias financeiras necessárias para um negócio com retorno garantido. Você pode solicitar um seguro caução, um fiador, um seguro fiança ou, ainda, uma fiança bancária.


Trace o perfil do inquilino que você deseja: 

Você pode escolher, dentre as pessoas interessadas, aquelas que se enquadram em um determinado perfil como por exemplo, tamanho de família, estado civil, se possui animal de estimação, entre outros.

 

Viu só!? É possível ter segurança e tranquilidade para alugar seu imóvel sem medo de ser feliz e ainda aumentar a sua renda mensal!

Gostou das dicas? Tem outra sugestão? Curta e compartilhe!


Categorias: Investimento

Assuntos relacionados

Ver todos
Canal

Investimento

Quais os benefícios de investir em imóveis na cidade de Goiânia?

Localização privilegiada, clima, cultura e valorização imobiliária chamam a atenção de investidores para a grande Goiânia.

Canal

Investimento

Como é calculado o valor de uma taxa de condomínio?

Saber quais os gastos compõem a taxa de condomínio é importante para que você acompanhe as despesas do seu edifício.

Canal

Investimento

O que fazer antes e depois da mudança de apartamento?

Já sabe o que precisa fazer antes de mudar para seu novo apartamento?