06 Ago, 20

Nos últimos anos, a construção civil tem se atentado ainda mais para as necessidades, bem-estar e qualidade de vida dos clientes, entendendo que esses são pontos que são ainda mais valorizados a cada dia que passa. A grande procura por empreendimentos que ofereçam itens que melhorem a vida das pessoas, foi uma das principais causas para a mudança do estilo das moradias. Mas quais são, de fato, os motivos para morar em um empreendimento sustentável?

A sustentabilidade tem sido bastante evidenciada, a todo momento, por especialistas da área de saúde e, também, os profissionais focados no desenvolvimento das grandes metrópoles. Apartamentos sustentáveis já não são vistos exclusivamente como um diferencial, mas principalmente, como uma necessidade para qualidade de vida das pessoas, estando no meio da cidade.

Hoje, em Goiânia, você consegue encontrar, por exemplo, empreendimentos completos pensados não só na reciclagem de resíduos, mas em toda a experiência de vida, cercada pela natureza, oferecendo e despertando sensações de bem-estar e naturalidade.

Já pensou em morar em um imóvel sustentável? Conheça os principais motivos para morar em um empreendimento sustentável!

Energia renovável e reaproveitamento de água

Um dos principais benefícios para quem pensa em morar em um empreendimento sustentável é a economia. A utilização de energias renováveis como a luz do sol e, também, o reaproveitamento de água da chuva traz diversos benefícios ao condomínio, além de gerar um impacto infinitamente menor ao meio ambiente.

Muitos empreendimentos sustentáveis são equipados com sistemas de captação de águas pluviais que, posteriormente, podem ser utilizadas nas áreas comum do condomínio, por exemplo, para regar as áreas verdes, higienização dos espaços e no abastecimento de redes de esgoto.

Um outro sistema que pode ser visto nesses empreendimentos é o de captação de energia solar. Com os painéis solares instalados, normalmente, nas superfícies mais altas dos condomínios, é possível absorver a energia solar e transforma-la em energia elétrica para alimentar, por exemplo, elevadores e toda a iluminação da área comum.

A partir desses sistemas de captação de água e energia, é possível diminuir consideravelmente o custo mensal do empreendimento. Já imaginou economizar no valor do condomínio e, o mais importante, contribuir para a preservação do meio ambiente?

Explore a iluminação e ventilação natural

Não só o empreendimento, mas você também pode ter um apartamento com características que o possibilitem ser sustentável como por exemplo tamanhos das janelas para incidência de luz solar e exploração de ventilação natural.

Isso mesmo! Apartamentos com janelas maiores, uso e adaptação de espelhos e o posicionamento do terreno e do empreendimento em relação ao sol, podem gerar economia de energia devido à exploração maior da iluminação natural. Isso possibilita que a luz do dia, em muitos casos, seja suficiente para manter a casa iluminada durante até o anoitecer e dispense a necessidade de acender as luzes.

Já apartamentos que tem capacidade de grande auto ventilação devido ao tamanho das janelas, por exemplo, oferecem o benefício de correntes de ar naturais. Isso minimiza, muitas vezes, o uso de ar-condicionado durante todo o dia, o que também gera uma economia e reduz seu consumo de energia. Uma boa ventilação natural é suficiente para manter o ambiente arejado, em equilíbrio termodinâmico e com todo o conforto necessário para os seus moradores passarem dias e noites tranquilas.

Empreendimentos com ampla área verde

Dois dos principais fatores que algumas construtoras levam em consideração ao pensar em um empreendimento são a necessidade das pessoas de ter maior contato com a natureza e a possibilidade de melhoria na qualidade de vida. Hoje, com o aumento da poluição nos grandes centros urbanos e a diminuição de espaços arborizados, as pessoas buscavam o contato com a natureza ao sair da cidade. Mas com os empreendimentos sustentáveis, isso tende a ser reduzido.

Atualmente, você consegue encontrar condomínios que possuem área completa de lazer, e além disso, possuem praças, bosques e amplos espaços verdes. As áreas arborizadas dos empreendimentos contam com paisagismo inteligente, utilizando-se da fauna e da flora brasileira, com a possibilidade de convivência com animais, como encontrar bosques com peixes, borboletas e todo um ecossistema próprio do prédio.

Isso possibilita que adultos convivam e as crianças cresçam conhecendo e se atentando para a real necessidade da sustentabilidade e de todos os benefícios que o contato com a natureza oferecem. Além disso, os espaços trazem liberdade e leveza, e o ar puro intensifica ainda mais as sensações de bem-estar para todos que exploram esses ambientes

Já imaginou morar em um local com bosque, árvores frutíferas e, até mesmo, com uma horta coletiva? Isso já é uma realidade explorada nos empreendimentos sustentáveis.

Apartamento pensado para a terceira idade

Engana-se quem imagina que empreendimentos sustentáveis são aqueles que, apenas se preocupam em inovar nas áreas verdes do prédio. Ser sustentável é pensar no bem-estar coletivo e que seja funcional para crianças, adultos e também para a terceira idade.

Um grande diferencial que esses apartamentos podem oferecer é a planta humanizada e pensada no conforto de idosos. Os apartamentos sustentáveis são elaborados para ter portas maiores, o que permite a movimentação com cadeira de rodas e andadores, evitam degraus e diferenças no nivelamento dos pisos, para entregar a melhor área de passeio.

Além disso, os elevadores possuem velocidades especiais, proporcionando que pessoas com limitações ou idade avançada não sofram com a rápida subida ou descida dos mesmos.

Pensar em todos, sem distinção de idade, é levar a sustentabilidade a sério e ser consciente quanto às necessidades e diferenças que cada um possui.

Empatia e bom relacionamento com os vizinhos

Desde a escolha do local do empreendimento até a sua entrega dos moradores, deve-se ter a preocupação também com os arredores do local escolhido e, principalmente, todo um cuidado com a vizinhança.

As alterações no terreno, calçada, os ruídos, o escoamento de água e diversos outros detalhes devem ser criteriosamente analisados para que não haja problemas futuros, seja de estrutura dos imóveis vizinhos e até mesmo de relacionamento. A forma como um novo empreendimento é construído também diz muito sobre a sustentabilidade.

Um outro ponto a ser observado é quanto a futura vizinhança: sustentabilidade tem ligação direta com a comunhão de vizinhos, fornecedores e trabalhadores. Obras sustentáveis se esforçam na diminuição de ruídos que podem causar grande poluição sonora.

Algumas empresas já adotam algumas políticas como a criação de um canal para receber reclamações, críticas e elogios de seus vizinhos. Dessa forma é possível ponderar e buscar minimizar todo o impacto que aquela construção pode causar no ambiente ao redor, se esforçando para gerar conforto para toda a vizinhança. Desde a economia a partir do uso de energias renováveis e a reutilização da água da chuva, passando pela disponibilização de grandes áreas verdes, até a preocupação com a acessibilidade e o bem-estar da vizinha, são alguns dos benefícios que empreendimentos sustentáveis podem oferecer.

A preocupação com o bem-estar e a qualidade de vida através da experiência do contato com a natureza, já está mais que presente na realidade da construção civil e tem sido cada vez mais demandada pelas pessoas.

E para você, quais são os principais benefícios de morar em um empreendimento sustentável?

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos. Curta e acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro! 




Categorias: Sustentabilidade

Assuntos relacionados

Ver todos
Canal

Sustentabilidade

Consciente implementa certificados de qualidade em seus empreendimentos

A presença dos selos de qualidade traz mais segurança e confiança para o cliente na hora da compra.

Canal

Sustentabilidade

Conheça nossas ações de responsabilidade social

Ao longo de nossa existência sempre empreendemos iniciativas de caráter social, ajudando nossos colaboradores e a comunidade.

Canal

Sustentabilidade

Calçada Consciente será apresentada no TEDx Goiânia, 1ª edição.

O Diretor Presidente da Consciente apresenta o projeto e fala sobre acessibilidade e sustentabilidade. Saiba Mais.