21 Jul, 22

Você sabia que as plantas além de aumentar a qualidade do ar elas podem ajudam a melhorar o humor e reduzir a ansiedade e o estresse do dia a dia? Por isso, motivos não faltam para ter aquela plantinha dentro de casa, não é mesmo?


Pois, além de dar aquele toque de sofisticação e elegância no ambiente, elas funcionam como verdadeiras peneiras da poluição de lugares fechados e de quebra ainda trazem vários benefícios mentais e físicos para você e sua família. 
Se você mora em apartamento com certeza já deve ter se perguntado se deve ou não deve cultivar plantas dentro do apartamento, quais tipos e espécies mais adequados para o ambiente, quais cuidados serão necessários para mate-las vivas e saudáveis, principalmente se você não for “mãe ou pai de planta” e não tiver costume em cultivar as plantinhas.


Se esse for seu caso fique tranquilo, preparamos um conteúdo especial para você aprender a cultivar prantas dentro do apartamento, e para começar com o pé direito separamos 6 plantas que acalmam e diminuem a ansiedade pra você arrasar na escolha da plantinha e criar um jardim interno incrível dentro do seu apartamento.
Continue acompanhando e saiba mais!


Como cultivar plantas no apartamento?


Você sabia que cultivar plantas dentro do apartamento é uma ótima maneira de cuidar da autoestima e da saúde mental?  Por isso, para começar bem esse processo é muito importante que você tenha em mente alguns pensamentos como: é preciso reservar um lugar com acesso a luz do sol para a planta, é necessário alimentar a planta regulamente com água e claro, é preciso reserva um tempinho para realizar os devidos cuidados para que suas plantas cresçam fortes e saudáveis.


Tendo em mente esses pensamentos o resto é detalhe. 
 Mas são aqueles detalhes prazerosos de lidar que temos a certeza que vamos colher o fruto, como por exemplo, o tipo de vaso mais adequado para cada uma delas, qual adubo usar e por aí vai. O bacana de quando se começa a cultivar plantas no apartamento é que o hábito se torna um vício, só que muito positivo.


Com isso, quando você menos esperar, seu apartamento já vai ter se tornado uma floresta urbana, o que não é negativo, afinal esse é um dos estilos que estão mais em alta nos últimos tempos por inspirar a criatividade, acalmar os olhos e ajudam na concentração.
Vamos agora para o que você deve estar curioso para saber. Já pega o papel e a caneta para colocar na lista que vem dica boa por aí.


Quais plantas acalmam e diminuem a ansiedade?


A gente selecionou abaixo as espécies de plantas mais indicadas para você ter dentro do apartamento, elas ajudam a aliviar os sintomas de estresse e diminuem a ansiedade.
Ah, você ainda pode usa-las onde desejar: na sala, no escritório, na cozinha e ainda pode usar algumas delas para fazer óleos e chás.
Acompanhe abaixo


1.   Lavanda


A lavanda é uma excelente opção, tanto por sua linda tonalidade lilás quanto por seu perfume calmante. Ela é muito usada principalmente pelas mamães quando o bebê está agitado e inquieto. Seu óleo é indicado para ajudar no tratamento de ansiedade e de depressão.
Como cuidar da lavanda: A Lavanda é uma planta que gosta de sol, solos calcários e terra bem drenada. Suas mudas precisam ser regadas diariamente, mas cuidado, não deixe encharcar. Quando a planta crescer, basta regar a cada dois dias ou até uma vez por semana em períodos com muita umidade no ar.


2. Aloe Vera (Babosa)


Você sabia que a Babosa possui propriedades anti-inflamatórias? Ela é uma excelente planta para se ter dentro do apartamento pois ajuda a remover substâncias químicas prejudiciais ao ar e pode ajudar a reduzir a ansiedade, ela pode ser facilmente comprada em mercados e floriculturas locais.
Como cuidar da Aloe Vera: A babosa é uma planta suculenta, ou seja, não precisa rega até encharcá-la, por que se não ela apodrece, o ideal é rega-la uma vez por semana e deixa-la em local ensolarado.


3. Hortelã


Quem nunca ouviu falar das qualidades que a hortelã tem não é mesmo? O mentol, encontrado na planta, é utilizado em muitos produtos de banho, pois ajuda no relaxamento dos músculos. Então, se você teve um dia estressante? A dica é: pique um pouco de hortelã fresca em água morna e desfrute de um longo banho relaxante para aliviar a tensão muscular. 
Como cuidar da hortelã: A hortelã é uma planta que gosta de muita água, principalmente em dias quentes, mas atenção! Evite deixar que a terra fique encharcada, o ideal é deixar os vasos em sacadas ou perto de janelas


4. Camomila


A Camomila é muito usada antes de dormir, a planta é muito conhecida por seu chá com efeitos antiansiedade, antiflamatório, digestivo e tranquilizantes. Além de ser uma delicia tomado como chá ela também suaviza a pele e embeleza os cabelos. Maravilhoso, não é mesmo?
Como cuidar da Camomila: A camomila precisa receber luz solar direta por pelo menos 5 horas diárias. Recomenda-se a adubação orgânica. Mantenha o solo úmido, sem encharcar e diminua as regas no inverno.


5. Jasmim


A Jasmim é uma planta maravilhosa para se ter no quarto e ter uma noite tranquila de sono,  pois,  ela ajuda aliviar a ansiedade do corpo e também é uma fonte de compostos antioxidantes, o chá de jasmim contém substâncias que possuem ações antisséptica, analgésica e antimicrobiana. Ou seja, essa bebida ajuda bastante a fortalecer o sistema imunológico, combate possíveis doenças e possíveis focos de inflamação. Tá vendo aí como vale a pena?
Como cuidar da Jasmim: A Jasmim precisa ser regada todos os dias no verão e uma vez por semana no inverno. A planta deve ficar em um local com semi sombra.


6. Crisântemo


A Crisântemo é a planta ideal para diminuir os sintomas de preocupação e estresse. Essas lindas flores coloridas quando tomadas no chá, também podem ajudar a relaxar o corpo e aumentar o metabolismo.
Como cuidar da Crisântemo: O Crisântemo precisa ser regado de 2 a 3 vezes por semana, preferencialmente pela manhã e sem alagar. É importante adubar uma vez por mês, com adubo especial para plantas e manter em solo fértil e arenoso. 


Apartamentos com áreas verdes são mais saudáveis?


Sabia que além de desfrutar dos benefícios das plantas dentro do apartamento você pode optar por um empreendimento com áreas mais verdes?


Sim! Empreendimentos com áreas de conveniência e lazer mais verdes tem sido cada vez mais procurado pelos consumidores que buscam condomínios com espaço ao ar livre para proporcionar maior contato com a natureza, com os amigos e também com os animais de estimação, os interessados em comprar apartamentos com diferenciais exclusivos estão cada vez mais dedicados a priorizar a qualidade de vida, conforto e segurança que esses locais oferecem.

  
As áreas verdes nos empreendimentos, como praças, bosques privativos e até terraços sustentáveis, acabam se tornando uma pausa na rotina para contemplar o melhor que o lifestyle das grandes cidades pode oferecer quando conectado à naturalidade da flora da região, contribuindo para a saúde física e mental e para a sociedade como um todo.  
 
Agora, você já sabe que ter plantas em apartamento é sinônimo de qualidade de vida e bem-estar. Além disso, que morar ou investir em um imóvel que esteja localizado num condomínio com projetos de jardinagem e botânica exclusivos, permite o contato dos moradores e visitantes à diversos benefícios de uma vida mais próxima da naturalidade, afinal, nós sabemos que incluir a natureza em nosso cotidiano nos reconecta com o melhor da sustentabilidade e nos permite aproveitar dos benefícios desse contato próximo.
 
Gostou desse conteúdo? Compartilhe e continue acompanhando o nosso blog semanalmente! 



Categorias: Sustentabilidade

Assuntos relacionados

Ver todos
Canal

Sustentabilidade

Consciente promove manhã de alerta ao público feminino em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

Segundo dados do INCA, número de mulheres afetadas pelo câncer deve aumentar em 2014. A Consciente Construtora realizou evento alertando sobre a incidência.

Canal

Sustentabilidade

Apresentação e Validação do Jardim Sensorial da Praça Conceito Consciente

A ADVEG (Associação dos Deficientes Visuais do Estado de Goiás) visitou a Praça Conceito Consciente para validar o Jardim Sensorial.